sexta-feira, 1 de julho de 2016

DINÂMICA - LIÇÃO 01 - PORQUE ESTUDAR A HISTÓRIA? (ADOLESCENTES)

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Por que estudar História?
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para concluir o estudo aplique a dinâmica “A importância da Igreja” ou “Eu pergunto você responde”, que proporcionará uma melhor compreensão sobre o assunto estudado.


Dinâmica: A importância da Igreja

Neste trimestre, os adolescentes vão estudar a respeito da "História da Igreja". A cada dia cresce em nosso país o número de "desigrejados", pessoas que dizem amar a Jesus Cristo, mas não é membro de nenhuma igreja. Seus alunos precisam saber que a Igreja não é uma instituição criada pelo homem, mas ela foi instituída por Deus.
Objetivo:
Introduzir o trimestre e mostrar a importância da Igreja para os crentes.
Atividade didática:
Vidro, água, pó de café e um prato.
Atividade didática:
 Professor, sente-se com os alunos em círculo ao redor de uma mesa. Encha o vidro com a água e coloque sobre o prato. Enquanto enche o vidro, diga o quanto a água é importante para o nosso corpo. Ela está presente em todos os organismos vivos. Não existe vida sem água. Temos que beber água diariamente. Explique que a igreja é como a água. Sem ela não sobrevivemos espiritualmente. Sem água vamos ficando desidratados e acabamos morrendo. Depois, coloque um pouco de pó de café na água e em seguida pergunte o que o pó de café fez com a água. Diga que o pó de café deixou a água turva e imprópria para beber, mas ela continuou sendo água. Explique que o pecado deixa a Igreja turva, feia. Mas isso não altera o fato de que a Igreja é indispensável para nossas vidas. A igreja é formada de pessoas imperfeitas, mas Cristo é perfeito e seu sangue purifica a Igreja do Senhor. Não temos que olhar para as falhas dos outros, mas para Jesus.



Dinâmica: Eu pergunto você responde

Objetivo:
Mostrar a importância do estudo da história da Igreja
Materiais didáticos:
Pequena caixa
Papeis digitados mostrando a importância do estudo da história
Pequenos brindes
Atividade didática:
Antes da aula:
Copie as frases logo abaixo e imprima. Em seguida recorte cada frase e coloque em uma pequena caixa.
Durante a dinâmica:
Explique que a história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo. Diga que nesta dinâmica nós vamos entender o porquê estudar a historia da igreja.
Apresente a caixa e fale que nela contém alguns porquês de estudarmos a historia da igreja, e para que os alunos entendam é necessário bastante atenção. A dinâmica deve ser feita na seguinte ordem: Um aluno pega um papel faz a sua leitura em seguida escolhe um aluno para que ele diga o que entendeu do texto lido. O aluno que conseguir explicar ganha um brinde. A dinâmica prossegue com outro aluno e a repetição do método usado no início. Ação deve ser repetida tá o termino do último papel.
Textos para serem lidos:
- A história da igreja foi feita e é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde o início do cristianismo.

- A história da igreja está presente no cotidiano e serve de alerta à condição espiritual de todo cristão como agente transformador do mundo.

- Ao estudar a história da Igreja nos deparamos com o que os cristãos foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer.

- A história da Igreja não deve se resumir à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos crentes para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

- Estudar História da Igreja não se resume a decorar datas, fatos  e nomes. Na verdade, isso é só uma pequena parte do conhecimento que essa matéria pode oferecer. Quando vamos ao passado compreendemos muita coisa do tempo presente.

- Sem a História da Igreja o cristianismo não conheceria seus êxitos, fracassos e conquistas.

- A história da Igreja pode nos ajudar a termos consciência de que também possuímos um papel em seu desenrolar, que nossas atitudes, somada a de outras pessoas pode interferir e modificar o rumo dos acontecimentos. Dessa forma nos tornamos agentes históricos e começamos a fazer algo pelo mundo que vivemos.

Encerre a dinâmica dando uma palavra de incentivo aos alunos mostrando para eles que todos os cristãos vivenciam a História da Igreja, todos contribuem para a formação da mesma, mesmo que não saibam. Só depende de você para sua participação na História da Igreja ser lembrada, e ser tomada como importante, como já vimos e vemos diversas pessoas que fizeram parte da nossa história e serão lembradas por muito tempo por seus feitos, testemunhos de vida, participações na vida social e pública, livros que escreveram e assim por diante.



Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José
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