sexta-feira, 3 de junho de 2016

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - DIREITOS CIVIS, MORAIS E ESPIRITUAIS (JOVENS E ADULTOS)



Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Deveres Civis, Morais e Espirituais.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
- Para introduzir a aula de hoje, utilize a dinâmica “Minha cidadania e seus aspectos”.


Dinâmica: Minha cidadania e seus aspectos

Objetivo:
Conscientizar os alunos sobre os deveres civis, morais e espirituais para com Deus e a sociedade na qual estamos inseridos.
Material didático:
Papel recortado e digitado com os nomes dos três aspectos de nossa cidadania, descritos logo abaixo.
Papel A4 e caneta
Uma pequena sacola
Lição de adulto
Atividade didática:
Antes da aula;
Escreva em uma folha de papel:
- Aspecto civil (O Estado ou governo)
- Aspecto moral (Próximo)
- Aspecto espiritual (Deus)
Recorte, dobre e coloque em uma pequena sacola.
Durante a aula:
Inicie dizendo que a lição de hoje estará mostrando que nós, como cristãos, temos dupla cidadania: celestial e terrena. E como tal, temos deveres civis, morais e espirituais para com Deus e para com a sociedade na qual estamos inseridos. Para introduzir a lição e ter uma compreensão geral dos assuntos em estudo, divida a turma em três grupos. Peça para que cada grupo pegue na sacola um papel recortado, informe que no papel está o nome de um dos três aspectos de nossa cidadania. Entregue a cada grupo uma folha de papel A4 em branco e caneta. Peça para que eles notem no papel as conclusões do grupo. Cada grupo terá aproximadamente sete minutos para escrever os tipos de problemas enfrentados por todo o cristão no aspecto do qual eles escolheram e como melhorar nesse aspecto. Após os sete minutos, organize a sala de forma que os alunos possam ficar em círculo, a fim de facilitar o diálogo. Logo em seguida cada grupo deverá ter a oportunidade de expor a sua conclusão sobre o assunto no qual escolheu falar, enquanto que os outros dois grupos poderão interagir opinando e questionando. Estabeleça um tempo para cada apresentação. Repita a ação com os outro dois grupos. Encerre fazendo as observações que julgar necessárias.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Por Roberto José

0 comentários:

Postar um comentário