sexta-feira, 29 de abril de 2016

LIÇÃO 05 - OS DONS DE CURAR

Texto bíblico  1 Co 12.9    At  3.6-8

Objetivos
os alunos devem entender que  a cura divina e uma resposta de Deus a nossa oração, e que seus milagres estão  disponíveis nos dias de hoje.

Introdução
Quem é que não desejaria ser curado de algum tipo de enfermidade ou até mesmo ver  um parente ou  amigo sendo curado por um ato milagroso. Pois então, a Palavra de Deus ensina que Cristo já levou sobre si as nossas dores  e pelas suas pisaduras somos sarados. ( Veja Isaias 53.1-5). Nessa lição vamos estudar sobre o dom de curas e esperamos ao terminar a lição que a sua fé seja edificada ao ponto de buscar com fé a cura para seus males e também de amigos e parentes.
Definindo o dom de curas:  “O dom de Curas é a capacitação divina, que torna o cristão um canal, através do qual Deus restaura pessoas emocional, espiritual  ou fisicamente”. (2CTL p.170).
Um crente com dons de curar tem a habilidade de permitir o poder de Deus fluir através dele para restaurar a saúde sem o uso de métodos naturais. Cura significa fazer o bem.
Este tipo de cura é chamado de “cura divina” porque é feito pelo poder divino de Deus em lugar de ser através dos meios naturais. As curas registradas na Bíblia foram todas recuperações imediatas e completas das funções corporais normais. A cura física é um dos sinais espirituais que devem acompanhar o ministério dos crentes:
“Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16.17-18).
fonte: http://www.escolaparapregadores.com/2012/02/10/o-dom-de-curas-serie-dons-espirituais/#sthash.WY109l07.dpuf

I- Uma resposta de oração
Agora vamos analisar e interpretar alguns versículos que falam a respeito da cura.
O que é preciso para ser curado?
O que tenho que fazer? O que tenho que saber?
(Salmos 103:3) - Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades,
Aqui vemos que (Ele) Deus é quem sara todas as nossas enfermidades.
(Salmos 147:3) - Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.
Vemos neste versículo que Deus sara os quebrantados de coração, logo devemos entender que precisamos ter o coração quebrantado para sermos curados, pois os corações soberbos certamente não alcançam a cura.
(Isaías 53:4) - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
(Isaías 53:5) - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Nestes versículos vemos que Jesus Cristo verdadeiramente levou nossas enfermidades e dores, assim como também traz a Paz e Salvação, ele também já nos traz a cura.
A condição é a mesma da Salvação, fé em Jesus Cristo, o mesmo que salva é o que cura.
(Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
Diz ''firme fundamento'' firme certeza, ainda que não esteja vendo, ainda que não pareça, ainda que digam o contrário, devemos ter a certeza que Jesus Cristo já curou, pois já levou sobre si na Cruz toda enfermidade.
(Mateus 4:23) - E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
Aqui vemos que Jesus cura todas as enfermidades sem exceções, não há nada que ele não possa curar.
Pois a falta de fé é que impede o agir de Deus , a incredulidade impede as maravilhas de Deus assim como podemos ver em : (Mateus 13:58) - E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.
Devemos ter fé, crer realmente que Deus nos cura de todas as doenças, pois a palavra dele nos diz, que se pedirmos crendo sem duvidar, ou seja com fé, com a certeza, ai sim receberemos tudo quanto pedirmos a Deus. Isto de acordo com : (Mateus 21:22) - E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
(Lucas 4:18) - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
Aqui vemos que Deus pode usar um servo dele para curar uma pessoa, e vemos mais uma vez que o coração deve ser quebrantado, esta escrito ''Enviou-me a curar os quebrantados de coração''.
Vemos na historia da mulher do fluxo de sangue como a fé tem muita importância pois após ser curada, Jesus Cristo diz: (Marcos 5:34) - E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.
Outra prova de que é preciso a fé que Deus cura esta em :
(Atos 14:9) - Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
Vemos que Paulo viu que o homem tinha fé '' e vendo que tinha fé para ser curado''
Vejamos agora as questões:
O que é preciso para ser curado?
Resposta: Ter fé, fé = (Hebreus 11:1) - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
Tenha a firme certeza que Jesus Cristo já levou todas as enfermidades, assim como todos os pecados, que Jesus nos traz a cura assim como nos traz salvação.
O que tenho que fazer?
Resposta: Buscar a Deus com coração quebrantado, pedir a Deus com fé pois : (Mateus 21:22) - E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. (Lucas 1:37) - Porque para Deus nada é impossível.
Busque a Deus na igreja, Ore a Deus na igreja, e em sua casa.
(Jeremias 29:13) - E buscar-me-ei, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
(Hebreus 11:6) - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
O que tenho que saber?
Resposta : Conhecer a palavra de Deus, pois é o ouvir a palavra de Deus que nos traz a fé = (Romanos 10:17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Portanto se você tem uma doença saiba que Deus pode te curar, busque a ele peça a Deus com fé crendo realmente que Deus pode curar , pois Jesus Cristo já levou sobre si toda enfermidade toda doença, assim como nos traz a paz e a Salvação.
fonte; http://verdadeslibertam.blogspot.com.br/p/palavra-de-cura.html

II-  A confirmação da Palavra de Deus
A REVELACÃO DA VONTADE DE DEUS SOBRE A CURA.
A vontade de Deus no tocante à cura divina é revelada de quatro maneiras principais nas Escrituras.
(1) A declaração do próprio Deus. Em Êx 15.26 Deus prometeu saúde e cura ao seu povo, se este permanecesse fiel ao seu concerto e aos seus mandamentos (ver Êx 15.26, nota). Sua declaração abrange dois aspectos: (a) “Nenhuma das enfermidade porei sobre ti [como julgamento], que pus sobre o Egito”; e (b) “Eu sou o SENHOR, que te sara [como Redentor]”. Deus continuou sendo o Médico dos médicos do seu povo, no decurso do AT, sempre que os seus sinceramente se dedicavam a buscar a sua face e obedecer à sua Palavra (cf. 2Rs 20.5; Sl 103.3).
(2) O ministério de Jesus. Jesus, como o Filho encarnado de Deus, era a exata manifestação da natureza e do caráter de Deus (Hb 1.3; cf. Cl 1.15; 2.9). Jesus, no seu ministério terreno (4.23,24; 8.14-16; 9.35; 15.28; Mc 1.32-34,40,41; Lc 4.40; At 10.38), revelava a vontade de Deus na prática (Jo 6.38; 14.10), e demonstrou que está no coração, na natureza e no propósito de Deus curar todos os que estão enfermos e oprimidos pelo diabo.
(3) A provisão da expiação de Cristo. (Is 53.4,5; Mt 8.16,17; 1Pe 2.24). A morte expiatória de Cristo foi um ato perfeito e suficiente para a redenção do ser humano total — espírito, alma e corpo. Assim como o pecado e a enfermidade são os gigantes gêmeos, destinados por Satanás para destruir o ser humano, assim também o perdão e a cura divina vêm juntos como bênçãos irmanadas, destinadas por Deus para nos redimir e nos dar saúde (cf. Sl 103.3; Tg 5.14-16). O crente deve prosseguir com humildade e fé e apropriar-se da plena provisão da expiação de Cristo, inclusive a cura do corpo.
(4) O ministério contínuo da igreja. Jesus comissionou seus doze discípulos para curar os enfermos, como parte da sua proclamação do reino de Deus (Lc 9.1,2,6). Posteriormente, Ele comissionou setenta discípulos para fazerem a mesma coisa (Lc 10.1, 8,9, 19). Depois do dia de Pentecoste o ministério de cura divina que Jesus iniciara teve prosseguimento através da igreja primitiva como parte da sua pregação do evangelho (At 3.1-10; 4.30; 5.16; 8.7; 9.34; 14.8-10; 19.11,12; cf. Mc 16.18; 1Co 12.9,28,30; Tg 5.14-16). O NT registra três maneiras como o poder de Deus e a fé se manifestam através da igreja para curar: (a) a imposição de mãos (Mc 16.15-18; At 9.17); (b) a confissão de pecados conhecidos, seguida da unção do enfermo com óleo pelos presbíteros (Tg 5.14-16); e (c) os dons espirituais de curar concedidos à igreja (1Co 12.9). Note que são os presbíteros da igreja que devem cuidar desta “oração da fé”.
fonte: http://www.midiagospel.com.br/doutrinarios/a-cura-divina

III- Um Dom concedido para restaurar
Os dons de curar
Os dons de curar são uma quantidade de dons que se unem em um mesmo propósito: curar o homem por completo. E para que isso seja possível, esta cura precisa penetrar no homem por completo tanto em carne, quanto na alma e também no espírito. Independente da cura que uma pessoa obtém este é um aspecto deste mesmo dom, os dons de curar.
  • A Cura do Espírito
"[...] como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele" Atos 10:38.
Vamos começar a falar destes dons falando sobre a cura do Espírito. Todo homem é um ser espiritual. Por mais que ele não saiba ou não tenha esse conceito claro em sua vida, ele possui um espírito que foi soprado por Deus em Adão:
"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente" Gênesis 2:7.
Este texto nos mostra que somos seres espirituais, dotados de uma alma. Todo homem possui um espírito humano, que é onde o Senhor consegue se comunicar conosco. Não fosse assim não seriamos capazes de falar com Deus, que é Espírito.
Mas por possuir um espírito também estamos sujeitos a muitas coisas espirituais. As castas espirituais do mal, as hostes das trevas estão constantemente tentando nos enganar e dissuadir. Essa realidade é tão comum que causa muitas enfermidades espirituais. É por isso que devemos orar para tantos quantos estiverem sendo oprimidos pelo diabo ou estejam dominados por muitos espíritos malignos.
O versículo de Atos expressa bem essa realidade. Ele diz que Jesus curou a todos os oprimidos pelo diabo. Perceba que em várias passagens a libertação dos espíritos malignos está ligada as curas que Jesus realizava. Isso tem um motivo. A libertação espiritual das pessoas nada mais é do que um aspecto dos dons de curar. Para que o homem seja completamente livre ele precisa também ser curado da opressão e do poder do diabo. Sem essa primeira cura todas as outras serão infrutíferas e desnecessárias.
  • A Cura do Corpo
A cura mais comum e perceptível na palavra de Deus é a cura física ou a cura do corpo. Esta é uma cura milagrosa que possui, por si só, muitas facetas e várias formas conforme nos mostra as escrituras. Entretanto não é necessário estudar cada caso, pois é o Espírito que move e realiza todas as coisas, conforme o seu desejo específico em cada momento. Neste sentido é necessário entender o compreender muito bem a vontade de Deus. Se possível é importante que alguém com o dom da Palavra do Conhecimento tenha o conhecimento da situação e direcione a cura da pessoa, indicando o modo e a forma com a qual o Senhor irá mover através do dom de curar.

Nada é impossível para este dom, quando falamos acerca da cura física, pois não há impossível para Deus. Não duvide que Deus irá curar os coxos, cegos, surdos e mudos de uma forma espetacular e totalmente espiritual. Tumores, febres, toda sorte de vírus, nada pode impedir o agir sobrenatural do dom de curar.

Este dom é importante, pois o diabo aflige muitas pessoas com toda sorte de mal. Livrá-los destas chagas poderá levar algumas pessoas de volta ao conhecimento de Deus. Ainda que entre dez leprosos curados apenas um volte para exaltar o nome do Senhor.
  • A Cura da Alma
Por fim, o homem também necessita da cura da alma. É interessante percebemos que também sofremos de muitas chagas na alma. No estudo da Armadura de Deus percebemos que muitas coisas se passam em nossa mente. Essa é a porta de entrada para as aflições e para as hostes do mal.
Os espíritos malignos atuam, através da nossa mente, para enfraquecer a nossa alma. Hoje vivemos em tempos de depressões, muito stress e todo tipo de sentimentalismo mundano. Tudo isso é o trabalho do diabo para nos tornar infrutíferos.
Mas o dom de curar também nos livrará destes males. Através da palavra da verdade o Senhor cura também tantos quanto estão padecendo as aflições deste mundo tenebroso. Precisamos entender a milagrosa graça e bondade do nosso Senhor para que Ele também possa curar a nossa alma de todas estas chagas.
Vivemos em tempos de chagas da alma. Temos saúde física, mas não percebemos as chagas espirituais e na alma. Se você padece desse mal, ore a Deus. Se conhece alguém que padece desse mal, ore a Deus. Precisamos livrar a tantos quanto estão a nossa volta, para que também eles possam servir ao nosso Deus de forma plena e completa.
fonte: http://www.blogcomcristo.com/2014/10/dons-espirituais-dom-de-cura-1.html

Conclusão
Nem todos são curados.
Quando ministrando com os dons de cura é importante entender que nem todos a quem nós ministramos podem ser curados. Paulo falou de obreiros companheiros que estavam enfermos e parece que não haviam recebido cura através de seu ministério: “Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em
Mileto” (2 Coríntios 4.20). Paulo tinha os dons de cura e de milagres, mas ainda assim, por alguma razão, Trófimo não foi curado através de seu ministério. Paulo também escreveu a Timóteo com respeito a uma enfermidade crônica. (1Timóteo 5.23).
Paulo não deixou de usar seu dom de curar simplesmente porque nem todos pelos quais ele orou foram curados. Isto seria o mesmo que um evangelista deixar de ministrar porque nem todos aos quais ele pregou respondeu ao evangelho. Nem todos a quem Paulo pregou responderam positivamente à mensagem do evangelho. Todos pelos quais ele orou não foram curados. Porém, ele continuou fazendo o que Deus o havia chamado a fazer. Ele pregou o evangelho e orou pelo enfermo e deixou os resultados nas mãos de Deus.
fonte:  http://www.escolaparapregadores.com/2012/02/10/o-dom-de-curas-serie-dons-espirituais/#sthash.WY109l07.dpuf

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário