sexta-feira, 15 de abril de 2016

LIÇÃO 03 - O DOM DA PALAVRA DA CIÊNCIA

Texto bíblico   1 Co 12.8     Ef 3.4,18

Objetivos
Os alunos devem entender que o dom da ciência e nos dado a conhecer os mistérios de Deus, desta forma podemos tanto ensinar a outros, como nos auxiliar no dia a dia.

Introdução
Definição: Que Dom é esse?
Dom da Palavra da Ciência também conhecido como Dom da Palavra do Conhecimento.
O autor do Livro Conhecendo as Doutrinas da Bíblia  define o dom da Palavra da Ciência como sendo um pronunciamento ou declaração de fatos inspirados dum modo sobrenatural e denota o conhecimento das coisas que pertencem a Deus. Por meio deste dom, Deus, que tem todo o conhecimento, traz revelação de fatos que já ocorreram (passado) e/ou de fatos que estão ocorrendo no momento da revelação (presente) e que são totalmente desconhecidos daqueles que o Senhor irá usar com este dom.
Por exemplo: Quando Jesus fez uma pergunta espiritual a Pedro  ele respondeu porque possuía o Dom da Palavra da Ciência. “Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas,porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus” (Mateus 16.17). Leia na sua Bíblia outros exemplos: Jesus: João 1:48; 4:17-18; 11:14; Simão: Lucas 2:25-35; Ananias e Safira: Atos 5:1-11; Paulo: Atos 27:13-44; Pedro: Atos 5:1-10; 8:23; 10:19; Ananias: Atos 9:1-18.
Esse dom trabalha em conjunto com o dom da palavra da Sabedoria.
fonte: http://www.escolaparapregadores.com/2012/01/31/dom-da-palavra-da-ciencia-serie-dons-espirituais/#sthash.LpPCULCz.dpuf

I- Conhecendo para Ensinar
É cada vez mais difícil  pregar este evangelho no Brasil, e não falo do evangelho da prosperidade que está em alta, até está na moda, este evangelho que prega tudo sobre VOCÊ, seja para VOCÊ ser liberto dos encostos e das obras de macumbaria, para VOCÊ prosperar, para VOCÊ arrumar um bom cônjuge,  para VOCÊ, VOCÊ e VOCÊ, e não prega sobre anular seu ego, vencer a carne e sua vontade própria para viver a vontade de Deus, para tê-lo como sendo seu Deus, ou seja, para estar em primeiro lugar em sua vida, Ele deve vir mesmo antes de você, para que seja um verdadeiro adorador.
Como pregar sobre um Deus que ensina que precisamos viver na simplicidade, ajudando aos outros de todas as formas, seja para que eles se encontrem com Deus, seja financeiramente ou através de nossas orações e execuções de milagres. Afinal, se orarmos com fé, Deus curará  pessoas através de nós, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre (Heb.13:8), e seu poder se mantem igual, e Cristo nos diz que tudo o que Ele fez, nós poderemos fazer igual ou até maiores obras, desde que, creiamos - (João 14:12).
Como pregar o evangelho em meio a tantos adoradores de si mesmos? E como se não bastasse, o inimigo incute na mente de muitas pessoas pensamentos totalmente errôneos sobre Deus e tudo o que Ele fez. Ele diz que Deus é mal por castigar aqueles que não o obedecem. Mas, estes não entendem que o que chamamos de "castigos" nada mais é que colher o que se planta (Prov.22:8).
Alguns dizem que Deus foi cruel ao matar o exército do Egito quando estes perseguiam o povo de Israel. Mas, eles não entendem que este era um povo mau, e Deus lhe deu inúmeros avisos para que não sofressem as consequências de seus próprios atos de forma extrema. Pois, o povo do Egito já havia matado vários israelitas, inclusive crianças recém-nascidas, portanto se o que você planta você colhe, eles plantaram assassinatos e colheram o mesmo.
São vários os ensinamentos anticristãos, os discípulos de Satanás semeiam isto na mente de pessoas inocentes, e estes vão passando isto para frente e então várias pessoas possuem suas mentes cauterizadas por estes ensinamentos, ou seja, fortalezas demoníacas . O diabo é astuto e enganador desde o principio. Para parecer verdade, ele usa meias verdades como fez com o próprio Cristo ao o tentar no deserto, ele dizia um versículo misturado com algo totalmente fora da Palavra.
Mas não vou encerrar este artigo com lamentações, quero encerrar com dicas simples para conseguirmos cumprir a ordem do "ide" e são elas:
*Seja um exemplo de vida, seja irrepreensível (Tito 2:8), assim quando pregar e apontarem aos falsos profetas que estão trazendo escândalos para o evangelho, você poderá dizer para que olhem para você e não para estes maus pastores, lobos disfarçados de ovelhas e escandalosos, porque estes já estão nas mãos de Deus que diz: "é mister que venham os escândalos, mas ai daqueles por quem os escândalos vem" (Mateus 18:7).
*Busque conhecer as estratégias do inimigo, o que ele vem inserindo nas mentes curiosas, como os exemplos acima e lhes combata através da própria palavra de Deus, como fez Cristo no deserto e então venceu o tentador (Mateus 4:1-11).
*Estude a palavra para estar preparado para argumentar com aquelas pessoas extremamente inteligentes que acham que crer em um Criador é ignorância, mesmo que você se sinta um ignorante ou seja uma pessoa sem muito estudo, pois Deus capacitou homens assim para serem seus discípulos e estes impressionaram a muitos com a sabedoria adquirida em Cristo (Atos 3:13).
*Ore por você para ter preparo espiritual e conhecimento tanto da palavra, quanto dos acontecimentos gerais e principalmente sobre as estratégias do inimigo para que possa com confiança pregar a este evangelho (Efésios 6:19).
*Ore por todos que quer alcançar para Cristo, e mesmo que fale com uma pessoa em um momento inesperado e talvez não volte mais vê-la, ore para que suas palavras penetrem em seu coração e esta semente possa gerar, ore também para Deus preparar outros para concluir a obra.
*Ore pelos obreiros de Deus e peça para Ele enviar seus ceifeiros (Mateus 9:38).
*Estude sempre a Palavra, lembre-se que ela é sua espada nesta luta espiritual pelas almas e uma espada sem corte não tem o mesmo poder de perfuração que uma bem afiada (Hebreus 4:12).
*E por último, aprenda a ser rejeitado, a ter pessoas que menosprezem o evangelho que você prega, para estes, faça como os discípulos,  tire o pó de seus sapatos e siga em frente (Lucas 10:10,11) e nunca, nunca pense que você não sabe evangelizar porque quem encherá os teus lábios será Deus (Marcos 13:11)
Você deve ser o representante de Cristo, assim como um representante comercial de uma empresa deve ter o domínio sobre seu produto e as vantagens em relação ao produto da concorrência, você deve dominar o conhecimento da Palavra. Aprenda a argumentar, porém nunca desvalorize a Cristo insistindo em sua aceitação e portanto, perceba a hora certa de parar e apenas entregar nas mãos de Deus.Seja sempre simples, educado e amoroso com todos, assim mesmo não aceitando seus argumentos na hora, eles meditarão sobre eles e poderão mudar de ideia, mas se os provocarem, seus corações endurecerão ainda mais e ficará mais difícil de alcançá-los, porque não é a razão que os libertará, mas o Amor.
fonte: http://melhore-se.blogspot.com.br/2013/03/como-pregar-o-evangelho-nos-tempos.html

II- Revelando mistérios de Deus
A Bíblia nos ensina que a verdadeira sabedoria nos é dada pelo Espírito Santo. Então, o apóstolo Paulo, que foi um homem cheio de Espírito, escreveu muitas coisas, todas segundo a sabedoria que o Espírito Santo lhe havia dado.
 Paulo escreveu uma boa parte do Novo Testamento: a autoria de 13 dos 27 livros ou epístolas é dele, de Romanos a Filemom.
Ao lermos com bastante atenção as epístolas de Paulo, perceberemos que o apóstolo fala de mistérios em algumas delas. São os mistérios que o Senhor Jesus revelou ao apóstolo e depois aos seus amados.
 Mistério é uma palavra de origem grega, Mysterion, que significa “lábios fechados” ou “olhos fechados”. Quando as pessoas usam essa palavra, dão a entender que mistérios são coisas impossíveis de serem compreendidas, e que não há resposta. Mas não é isso que ensina a Bíblia. Veja:
1) Pedro não disse que ninguém entenderia as coisas difíceis que o amado irmão Paulo havia escrito, e sim que os ignorantes e instáveis deturpam as cartas do apóstolo e as demais Escrituras. Os sadios na fé devem crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e, estes, como cristãos maduros e experientes, devem compreender os mistérios de Deus. Leia Estudo Bíblico – A Bíblia
2) O profeta Daniel, quando se apresentou diante do rei Nabucodonosor para revelar-lhe o seu sonho, disse: “[…] há um Deus no céu, o qual revela os mistérios […]” (Dn 2:28; confira também os versículos 19 a 22).
3) O Senhor Jesus disse: “[…] Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.” (Mt 13:11), e “Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.” (Mt 13:13).
Certamente, o Senhor Jesus revela os seus mistérios aos seus amados, e nada fará sem antes revelar aos seus profetas (Am 3:7). Os mistérios de Deus existem para serem revelados. Eles são segredos temporariamente ocultos, mas que foram, estão sendo ou serão revelados no tempo oportuno.
 Os mistérios de Deus são muitas vezes desprezados pelos homens comuns, e alguns vêem, ouvem e até tateiam, porém não percebem, nem sentem; no entanto, quando o Senhor nos revela, vibramos e pulamos de alegria, de espanto e de temor. Glória ao nosso Deus!
fonte: http://gloria-aleluia.org.br/os-sete-misterios-revelados-ao-apostolo-paulo/

III- Revelando conhecimento para a vida
Esse é um dom de ver além do véu da esfera material. Quando estamos em um momento de oração de repente alguém que conduz o momento define com detalhes algo que está acontecendo na vida de alguém. Esse é um dom que está ligado ao dom de entendimento, sabedoria e discernimento.
Não é uma adivinhação como muitas pessoas pensam, não é uma sugestão, embora muitas pessoas usem de sugestão, o dom da palavra de ciência. Esse dom não é estudado é adquirido por graça divina e a pessoa não precisa ser formada ou doutorada em nada. Deus usa aquilo que o mundo julga ser um nada. Deus é simples e humilde!
A palavra de ciência, a palavra de conhecimento das coisas, das coisas da vida, das realidades são dons de Deus. Palavra de ciência, ou palavra de conhecimento, dom de revelação tem o mesmo significado. Nós precisamos aprender a verdade. E a revelação da verdade dada por Deus, se chama dom de ciência. Deus dá seu conhecimento para nós, através do Espírito Santo. É a graça que Deus nos concede, para que possamos ver as coisas como Deus as vê. Precisamos estar abertos ao conhecimento de Deus.
Deixemos que Deus nos mostre o Seu diagnóstico, sobre os problemas que nos envolvem. Se pedirmos o dom de ciência, se temos abertura ao dom, a revelação que vier em oração, ao nosso coração, é o diagnóstico de Deus.
Precisamos deixar que Deus nos mostre qual o problema, o que nos impede de sermos felizes, o que atrapalha o nosso crescimento espiritual. Precisamos escutar Jesus, o que Ele tem para nos revelar a respeito das coisas, dos fatos, dos acontecimentos em nossas vidas... O Espírito Santo vem em nosso socorro, nos comunicando através de um pensamento, de uma revelação ao nosso coração. Devemos estar atentos, abertos para que Deus possa nos usar como canal de Sua graça.
Não para proveito próprio, mas, para a comunidade. O dom de ciência é um dom como os demais, Ele é, uma pequena amostra grátis do mistério de Deus, do conhecimento de Deus, revelado ao homem. Deus revela ao homem Seus mistérios, Sua bondade, Seu amor. E também, revela o mistério do homem, revela o problema do homem, o que está no homem. Deus, através da palavra de ciência nos revela os Seus mistérios, Sua vontade.
Deus concede ao homem, a graça de enxergar as coisas como Ele as enxerga, de entender as coisas como Ele as entende. Quem tem o dom de ciência entende mais profundamente as Escrituras Sagradas. Precisamos desejar o dom de ciência, para conhecermos melhor os mistérios de Deus, Sua Palavra, Sua vontade para conosco e para com o próximo. A comunidade que ora unida, que busca, que pede o dom de ciência, que tem palavra de ciência é libertada.
Com a oração de uns pelos outros, cada um vai sendo libertado das amarras, dos problemas pessoais, que impedem o crescimento espiritual, que impede o amor uns pelos outros, que impedem de acolher as ideias do grupo... Jesus, no poder do Espírito Santo, vai revelando, diagosticando, curando e a comunidade vai crescendo... O nome de Jesus, o poder do Senhor Jesus, está acima de todas as coisas... Se você teve uma humilhação que lhe causa lembranças dolorosas, imagine Jesus com você naquele momento, consolando-lhe, amparando-lhe, abraçando-lhe, curando-lhe... É impressionante como acaba tudo, como é poderosa a presença de Jesus. Ele é o Senhor de tudo; busquemos a solução em Jesus ! Quando você está orando, e vem em seu pensamento, em seu coração, uma palavrinha, uma frase, uma imagem, de maneira direta ou indireta, fique atento, pois, Deus tem mil maneiras de revelar Seu diagnóstico. Palavrinha como: sabonete, faca, panela, pato, tiro, medo, tudo isto pode parecer absurdo, mas sempre são termos significativos em situações vividas pela pessoa que está recebendo a oração. Continue orando e a revelação virá. Jesus, com Seu poder, vai curando, vai libertando. Glórias e glórias a Deus! Jesus é a Boa Nova, Jesus é o caminho, Jesus é o Centro.
Ao colocar Jesus ali, no problema, a pessoa certamente será libertada, será curada. É preciso ficar alerta é preciso buscar sabedoria e discernimento, para que não percamos as maravilhas do amor de Deus que nos foram reveladas através do dom da ciência.q48h
fonte: http://doceamadoespiritosanto.blogspot.com.br/2014/03/o-espirito-santo-e-o-dom-da-palavra-de.html

Conclusão
Ciência: é o dom de saber interpretar a Palavra de Deus, de explicar o Evangelho e a doutrina da Igreja, de fazer avançar a teologia, de traduzir em palavras o que se vive na prática.
Por este Dom o Espírito Santo nos revela interiormente o pensamento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espírito Santo" (Veja 1 Cor 2,10-15). Nada tem a ver com a ciência aprendida nas escolas e nos livros.
fonte: http://catequesebarra.blogs.sapo.pt/68658.html

Colaboração  para o Portal Escola Dominical - Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário