sexta-feira, 1 de abril de 2016

LIÇÃO 01 - A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO NA IGREJA

Texto bíblico 1 Co 12.4-7,12  

Objetivos
Ensine aos seus alunos, que o poder, a sabedoria e a mensagem de Deus, são dados a igreja através do Espírito Santo.

Introdução
Os dons espirituais à luz da Bíblia
Os dons espirituais são dádivas de Deus à igreja para a realização do ministério e a edificação dos santos. Não são dotes naturais, mas capacitação sobrenatural. Não são alcançados por mérito, mas distribuídos pela graça. Não são distribuídos conforme o querer humano, mas segundo a vontade soberana do Espírito Santo. Quatro verdades merecem ser destacadas sobre os dons espirituais.
Em primeiro lugar, a origem dos dons espirituais. Os dons espirituais não procedem do homem, mas de Deus. Não podem ser confundidos com talentos naturais. Não é um pendor humano nem uma habilidade inata que alguém desenvolve. Os dons espirituais são concedidos aos membros do corpo de Cristo, pelo Espírito Santo, quando creem em Cristo, e são desenvolvidos na medida em que os fiéis os utilizam para a glória de Deus e edificação dos salvos. Nenhuma igreja pode conceder os dons. Nenhum concílio eclesiástico tem autoridade para distribuí-los. Os dons espirituais são dádivas de Deus à igreja. São distribuídos segundo a vontade do Espírito e não conforme as preferências humanas. Eles vêm do céu e não da terra; emanam de Deus e não dos homens.
Em segundo lugar, a natureza dos dons espirituais. Os dons espirituais são uma capacitação sobrenatural dada pelo Espírito Santo aos membros do corpo de Cristo para o desempenho do ministério. Nós somos individualmente membros do corpo de Cristo. Cada membro tem sua função no corpo. Nenhum membro pode considerar-se superior nem inferior aos demais. Todos os membros são importantes e interdependentes. Servem uns aos outros. Pelo exercício dos dons espirituais as necessidades dos santos são supridas, de tal forma que, numa humilde interdependência todos os salvos crescem rumo à maturidade, à perfeita estatura do Varão perfeito, Cristo Jesus.
Em terceiro lugar, o propósito dos dons espirituais. Os dons espirituais são recebidos de Deus e exercidos com Deus, por Deus e para Deus para que a igreja de Cristo tenha suas necessidades supridas e possa, assim, cumprir cabalmente sua missão no mundo. Não nos bastamos a nós mesmos. Nenhum membro do corpo de Cristo ficou sem dons e nenhum recebeu todos os dons. Devemos suprir as necessidades uns dos outros. Dependemos uns dos outros. No corpo há unidade, diversidade e mutualidade. Os membros não têm vida independente do corpo. Cada membro do corpo tem sua função. Cada membro precisa exercer o seu papel para que o corpo cresça de forma harmoniosa e saudável. O corpo cresce de forma harmoniosa e saudável quando servimos uns aos outros conforme o dom que recebemos.
Em quarto lugar, o resultado dos dons espirituais. Os dons espirituais têm dois propósitos: a glória de Deus e a edificação da igreja. Deus é mais glorificado em nós quanto mais nós nos deleitamos nele e servimos uns aos outros. O dons espirituais não são dados para autopromoção. Nenhum membro da igreja pode gloriar-se por ter este ou aquele dom, pois os dons são recebidos não por mérito, mas por graça. Usar os dons para exaltação pessoal é dividir o corpo em vez de edificá-lo. A igreja de Deus não é uma feira de vaidades, mas uma plataforma de serviço. No reino de Deus maior é o que serve. No reino de Deus perdemos o que retemos e ganhamos o que distribuímos. Quando investimos nossa vida, recursos e dons para socorrer os aflitos, fortalecer os fracos, instruir os neófitos, ajudar os necessitados e encorajar os santos, o nome de Deus é exaltado, o mundo é impactado e a igreja é edificada. Quando usamos os dons espirituais da forma certa e com a motivação certa, Deus é exaltado no céu e os homens são abençoados na terra.
fonte: http://hernandesdiaslopes.com.br/2013/07/os-dons-espirituais-a-luz-da-biblia/#.Vvhx6-IrKUk

I- O Espírito manifesta o Poder de Deus
Espírito Santo: poder que transforma
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Cor. 3.18 . A transformação só se dá, na vida de uma pessoa, pelo poder do Espírito Santo. Não conseguimos uma real mudança de vida senão pelo poder de Deus que opera na vida das pessoas.
No início da igreja cristã, vemos a transformação de pessoas como Zaqueu, um cobrador de impostos; Pedro pescador, Lucas médico, Paulo a serviço do sinédrio, e muitos outros que tiveram suas vidas totalmente transformadas pelo poder do Espírito Santo.
O próprio apóstolo Paulo diz: “Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo.” (Fp 3.7-8)
Somente através do poder de Deus é que podemos entender essas mudanças de comportamento.
A transformação envolve a mudança da velha vida de pecado para uma nova vida de obediência a Jesus Cristo. “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (II Cor. 5.17).
Aquele que realmente é transformado pelo poder do Espírito Santo está liberto da escravidão do pecado, e passa a ter uma nova vida, desejando obedecer a Deus e seguir a direção do Espírito Santo.
Quem tem sua vida transformada pelo pode do Espírito Santo, tem também sua mente renovada pelo mesmo poder, assim não vive mais uma vida de pecado e sim uma vida de retidão na presença de Deus. A Palavra diz: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Fp 4.8).
Assim podemos dizer que a transformação realizada pelo Espírito Santo, faz nascer uma nova pessoa, não mais com seus desejos carnais, mas sim espirituais, pois é nascida de Deus.
Estamos às portas de mais um Acampamento de carnaval e nosso maior desejo é que a transformação realizada pelo Espírito Santo aconteça em sua vida e você seja totalmente transformado pelo poder de Deus. Pois temos a promessa: “Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões, E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.”
Autor: José Ricardo Ribeiro

II- O Espírito revela a sabedoria divina
- A eficácia na proclamação e no ensino do Evangelho está vinculada à submissão ao Espírito Santo que nos capacita no conhecimento e na vivência da Palavra. Sabedoria humana e erudição são mediadores insuficientes e comprometedores na busca e exposição da verdade. Honestidade paulina no anúncio do Evangelho. Não permitiu que a sabedoria humana substituísse o poder do Espírito Santo em seu ministério. v. 4; v. 1. - A fé evangélica está apoiada na Palavra de Deus e não na palavra dos homens. v. 5. - Paulo se ocupava ministerialmente com a recepção e exposi ção da Sabedoria de Deus, Jesus Cristo, revelada a ele pelo Espírito Santo e a anunciava aos que buscavam maturidade na fé.
 A sabedoria humana e os seus expoentes estavam destinados ao esquecimento e à vergonha porque ela precisa ser continuamente refeita ou atualizada e eles são transitó- rios. A Sabedoria divina, porém, é absoluta e imexível. v. 6. 1 Coríntios 2. 9 - 16. - A Sabedoria de Deus foi revelada progressivamente na história de várias maneiras e inúmeras vezes. Servos e servas de Deus anunciaram a vinda do Messias, Jesus Cristo, autoexistente na eternidade e Deus com Ele. Ao se fazer carne, como Filho de Deus, abriu-nos a glória futura da vida eterna com Deus. v. 7; Lucas 2. 37 – 35; João 1. 1 – 3, 14; 1 Coríntios 1. 24; Hebreus 1. 1 - 4. -
A rejeição da liderança religiosa judaica a Jesus Cristo e que O levou a crucificação, motivou muitos judeus a rejeitá-Lo. Esse fato provou o desconhecimento deles das Escrituras. v. 8; Mateus 23. 13; Lucas 24. 27, 44 – 46; João 5. 39. - Ninguém jamais imaginou, viu e ouviu o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. No Dia de Cristo o insondável no presente será conhecido. Será dia de celebração para os salvos e lamenta- ção irreparável para os perdidos. v. 9; Isaías 64. 4; 2 Coríntios 12. 2 – 4; Apocalipse 10. 4. -
O Espírito Santo sabe o que há no íntimo de Deus e nos faz conhecer Seus propósitos e ações através das Escrituras para honra e glória do Seu Nome e nossa alegria e edificação. Quem sabe por antecipação o que Deus se propõe a fazer se acalma e é feliz. v. 10; Gênesis 18. 17 – 18; Amós 3. 7; 1 Coríntios 15; 1 Tessalonicenses 4. 13 - 18. - Só temos acesso ao interior de uma pessoa se ela abri-lo ao nosso conhecimento. Sem a revelação do Espírito Santo nada podemos saber sobre Deus.
Os salvos recebem Dele, gratuitamente, o que a mente humana é capaz de alcançar sobre Deus e incapaz por si mesma de conhecê-Lo através da sabedoria humana. v. 12; João 16. 12. - O Espírito Santo nos dá discernimento e inteligência espiritual para entendermos o verdadeiro sentido da Palavra de Deus e Sua aplicação. v. 13. -
 As pessoas que não tem o Espírito Santo em sua vida não aceitam e nem entendem o que Ele diz nas Escrituras. Elas consideram absurdo o que vêem ou ouvem. As declarações do Espírito Santo são discernidas espiritualmente e não pela lógica humana. v. 14. -
Pessoas que tem o Espírito Santo em sua vida aceitam e entendem o que Ele diz nas Escrituras porque estão em aliança com Deus em Cristo. Ao exporem as revelações de Deus não são aceitas e muito menos entendidas. Só o Espírito Santo é quem capacita o comunicador e o receptor para que o diálogo seja possível. v. 15; João 14. 26; 15. 26; 16. 8 - 14. -
A mente de Deus é insondável. Pelo fato de sermos filhos de Deus em Cristo, o Espírito Santo nos concede a graça de reproduzir em nossa mente a forma de Cristo pensar, falar e agir. Ele nos torna participantes da natureza divina. v. 16; Gênesis 18. 17 – 18; Amós 3. 7; Mateus 10. 19 – 20; João 3. 34; 14. 12; 15. 23, 26; 16. 13; 2 Pedro 1. 4. Paulo declara aos coríntios que sua argumentação na exposição do Evangelho e de como viver nele tinha como base a revelação de Deus que lhe foi entregue pelo Espírito Santo. Não fez uso da sabedoria humana para conhecer e expor a Sabedoria divina.                                                                                                          fonte: http://www.ibbortolandia.com.br/estudos/corintios/cor_04_sabedoria.pdf

Qualidades da sabedoria divina
A Sabedoria é uns dos atributos de Deus: Dizer que Deus tem sabedoria significa dizer ele sempre escolhe as melhores metas e os melhores meios para alcançar essas metas.
Webster define a sabedoria como “a faculdade de fazer-se uso do conhecimento, uma combinação de discernimento, julgamento, sagacidade (Qualidade de sagaz. 2. Agudeza de espírito. 3. Finura, perspicácia, sutileza) e poderes semelhantes...Nas escrituras, o julgamento justo concernente á verdade moral e espiritual.”
A sabedoria é mais que conhecimento, o qual é simples acumulo de fatos. A sabedoria tem uma conotação pessoal implicando em sagacidade. É mais que percepção humana: é discernimento celestial. É conhecimento com penetração nas coisas como são realmente. Envolve o conhecimento de Deus e dos labirintos do coração humano. É mais que simples conhecimento é aplicação correta do conhecimento em assuntos morais, espirituais ao enfrentar situações confusas; na complexidade das relações humanas.
O conhecimento é obtido pelo estudo, mas quando o Espírito Santo enche um homem, Ele concede sabedoria para usar e aplicar esse conhecimento de maneira correta.
 I Rs 3.5-13; 4.29-30.    Salomão pediu a sabedoria ao invés de riquezas (
 Lc 10.38-42).    Quando Jesus passou o dia na casa de Marta e Maria irmãs de Lázaro, somente Maria desfrutou da sabedoria de Jesus, o Senhor considerou como a melhor parte .
Tiago justifica seu severo veredicto. Inveja e sentimento faccioso é uma reivindicação da falsa sabedoria. Ela tem o poder de trazer a desordem, o tumulto dentro do convívio cristão. Essa sabedoria é taxada como sendo diabólica.
Podemos usar a sabedoria que Deus nos dá, da seguinte maneira:
  • Nos trabalhos manuais (Ex 31.3-7)
  • No aconselhamento
  • No lidar com as dificuldades da vida.
  • Na hora de aplicar as verdades de Deus contida na sua Santa Palavra Escrita na Bíblia.

Existem dois tipos de Sabedoria:
 Ela desagrada a Deus, e leva-nos a praticar as obras da carne. Ela traz divisão, e a ira divina.•    A humana que é diabólica
Ela agrada a Deus e nos faz praticar as boas obras. Ela obedece a Deus. A sabedoria deste mundo leva as pessoas para o inferno. Enquanto a sabedoria divina prepara o homem para o céu. 

A Espiritual que é Divina 
 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.) Apesar de haver pequena semelhança de vocabulário, à ênfase nos dois textos esta sobre a humildade, mansidão e comportamento integro. Tiago vê a sabedoria como uma qualidade que motiva certos tipos de comportamento.10.    Quando Tiago descreve a sabedoria lá do alto, leva-nos a lembrarmos de Paulo e sua descrição do “fruto do Espírito” em Gálatas 25.22-23. (
Como já vimos que a sabedoria divina, ela tem os seus frutos, a pureza, ela é pacifica, é cheia de misericórdia e principalmente imparcial.
Deus dá a sabedoria para aqueles que o pedem como fez para com Salomão.
 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada.).
Quer ter sabedoria então neste momento vamos pedir a Deus sabedoria, por que Ele nos promete nos dar (Tiago 1.5
fonte: http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=2037

III- O Espírito Transmite a mensagem de Deus
O Espírito Santo possui todas as características de uma pessoa e é um dos membros da divindade.  Mal se começa a ler a Bíblia e já se percebe que o Espírito está associado com Deus e é um ser poderoso.  O Pai, o Filho e o Espírito Santo desempenharam, cada um, um papel na criação (Gênesis 1:1-2; João 1:1-3; Colossenses 1:16).
Uma das funções principais do Espírito Santo no projeto divino de redenção é a obra de revelar e confirmar a mensagem de Deus ao homem.  Sem a obra do Espírito, não seria possível que o homem se salvasse.  O que o homem pode aprender com Deus na criação material é importante, mas é muito limitado; jamais alguém poderia saber a vontade de Deus apenas observando a criação (Romanos 1:18-20).  No restante deste artigo resumiremos a obra do Espírito Santo na revelação e na confirmação da Palavra de Deus ao homem.


O Espírito Santo e o Antigo TestamentoPedro informa-nos que a mensagem dos profetas do Antigo Testamento não teve origem nos próprios homens.  Os homens, segundo ele, foram "movidos pelo Espírito Santo" para falar (2 Pedro 1:20-21).  Os profetas do Antigo Testamento foram movidos, orientados ou levados pelo Espírito Santo para dizerem exatamente o que Deus queria que dissessem e no exato momento que ele desejava.  Vários textos no Antigo Testamento declaram que o Espírito Santo participou ativamente na revelação da vontade de Deus naquela época. Davi disse:  "O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua" (2 Samuel 23:2).  Após retornarem do exílio babilônico, os levitas recontaram em oração as bênçãos que o Senhor tinha dado a Israel.  Eles diziam:  "E lhes concedeste o teu bom Espírito para os ensinar . . . e testemunhaste contra eles pelo teu Espírito por intermédio dos teus profetas" (Neemias 9:20, 30).  O profeta Zacarias disse que as pessoas "fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam" (Zacarias 7:12).  Observe que Deus enviou as suas palavras por seu Espírito por meio dos profetas.


O Espírito Santo e o Novo TestamentoNa noite anterior à crucificação, Jesus informou os apóstolos que retornaria ao céu e pediria ao Pai que lhes enviasse o Espírito Santo para servir-lhes de guia (João 14-16).  Ele disse:  "O Espírito da verdade . . . vos guiará a toda a verdade" (João 16:13).  Será que essa promessa foi cumprida?  Os escritores do Novo Testamento afirmaram reiteradas vezes que sim.
Paulo disse que o mistério "em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito".  Ele afirma ter escrito o que foi revelado e podia ser entendido pelos santos (Efésios 3:3-5).  Paulo disse que os dominadores deste século não entendiam a sabedoria de Deus.  Aliás, segundo ele, as coisas que Deus preparou para o homem nem mesmo tinham entrado no coração do homem.  Ele disse que "Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus" (1 Coríntios 2:10).  Paulo ressaltava que as palavras que ele proferia eram "ensinadas pelo Espírito" (1 Coríntios 2:13).
Esses versículos deixam claro que o Espírito Santo havia então revelado a vontade de Deus ao homem.  Outras referências mostram que a revelação está completa.  Leia 2 Timóteo 3:16-17; 2 Pedro 1:3-4; Judas 3.


O Espírito Santo Confirmou a PalavraA palavra falada pelos apóstolos foi confirmada por sinais, maravilhas, milagres e dons espirituais.  Imediatamente antes de Jesus subir ao céu, ele deixou a grande comissão aos apóstolos (Marcos 16:15-16).  O evangelho tinha de ser pregado para que o homem pudesse crer, ser batizado e ser salvo.  Jesus disse:  "Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem:  em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma cousa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados" (Marcos 16:17-18).  O objetivo desses sinais é explicado no versículo 20.  À medida que os apóstolos saíam a pregar, o Senhor cooperou com eles, "confirmando a palavra por meio de sinais que se seguiam".

O Espírito Santo não apenas guiava os apóstolos para toda a verdade, mas confirmava a palavra que proferiam por meio dos milagres.  Esses milagres limitaram-se ao período apostólico.  Quando a revelação da vontade de Deus se completou e a palavra foi escrita (logo antes de 70 d.C.), a palavra já tinha sido confirmada (Hebreus 2:3-4).  Cada sinal ou milagre que é necessário já foi escrito (João 20:30-31).  A palavra está completa e não há necessidade de haver sinais miraculosos hoje.
fonte: http://www.estudosdabiblia.net/a13_22.htm

Conclusão
Uma vida cheia do Espírito Santo faz real diferença neste mundo! Há um mandamento básico para os filhos de Deus: "Enchei-vos do Espírito Santo". (Efésios 5.18). E isto é para nossos dias atuais.
Os discípulos de Jesus foram transformados em homens ousados e provaram do poder de Deus após o batismo no Espírito Santo. Apesar dos discípulos andarem com Jesus, eles tinham suas fraquezas, inseguranças de que falharam muitas vezes com Jesus. Vamos ver algumas dessas falhas:
- Havia competição entre eles (Mateus 9.46 ao 48)
- Quandos desafiados a orar, dormiam (Mateus 26. 38-40)
- Falta de discernimento (Mateus 26.20-23)
- Na prisão de Jesus se esconderam (Lucas 22.54)
- Pedro prometeu seguí-lo, mas o negou (Lucas 22.30-34-56-60)
- Não procuraram resgatar o corpo de Jesus, o que fez José de Arimatéia (Lucas 22.52-53)
Mas após a Ressurreição e Exaltação de Jesus, conforme Deus havia prometido, derramou o Espírito Santo. (João 14.16-17; Atos 1.5 e 8)
O batismo ocorrido mudou a vida daqueles discípulos (Atos 2.4). Suas vidas foram transformadas e tornaram-se ousados para pregar o evangelho, e cheios de poder e autoridade para curar, libertar os cativos e ainda cheios do amor de Deus para servir e abençoar.
Podemos ver isto em toda vida dos apóstolos, como exemplo:
- A intrepidez na pregação de Pedro onde mais de três mil pessoas foram alcançadas
- A cura de coxo por Pedro e João (Atos 3.2-10)
O batismo no Espírito Santo é também para nós. É para os dias atuais. (Atos 2.39)
Devemos com diligência e perseverança pedir ao Senhor que nos batize no Espírito Santo. A mesma ousadia, poder, autoridade e amor virá para nossas vidas e seremos instrumentos úteis nas mãos do Senhor. Certamente como aconteceu com os discípulos, a ação do Espírito Santo em nossas vidas vai ocasionar milagres em nossa família, Igreja, bairro e nação.
Certamente as pessoas dirão ao nosso respeito o mesmo que disseram sobre Paulo e Silas pelos milagres que presenciavam: "aqueles que tem transtornado o mundo chegaram até aqui" (Atos 17.6b).
Nós podemos pelo poder do Espírito Santo ser instrumento para a expansão e edificação do Reino de Deus, pois isto Ele espera de nós.
Por isto nos encoraja sempre: "Enchei-vos do Espírito Santo".
fonte: http://www.intercessoras.com.br/estudos-biblicos/281-o-poder-transformador-do-espirito-santo-.html

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof.  Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário