sexta-feira, 13 de novembro de 2015

LIÇÃO 07 - O USO DAS REDES SOCIAIS

Objetivos      Devemos entender o que é rede social, seus perigos,        
                     e aprender usar sabiamente a internet.
                                                                              
Texto bíblico  Ef  5.11-16 

Introdução
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

Desenvolvimento da Internet
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.
A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/internet

I-Rede social, que espaço e esse
Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade.
As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo), redes profissionais (LinkedIn).
As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.

II-Os riscos da rede social
O modo em que as pessoas começaram a se comunicar e buscar informações mudou muito, principalmente ao que diz respeito a velocidade dessa comunicação. Veja uma lista dos principais golpes praticados na internet.
Hoje em dia temos acesso a notícias praticamente em tempo real, o mesmo acontece com conversas on-line,seja através somente de textos como também com o auxílio da webcam.Na internet temos acesso a praticamente tudo: informação imediata, cultura, entretenimento diversificado, conteúdos destinados ao público adulto, enfim, inúmeros segmentos.
Você tem a liberdade de percorrer caminhos diferenciados na internet; a principio com segurança, realiza pesquisas, explora conteúdos, acessa sites de relacionamentos, trabalha, entre outras tantas atividades que a internet oferece.
Então, com todas essa diversidade de alternativas de uso da internet, você acha que está seguro atrás da tela de um computador?
A resposta é não. A cada acesso estamos expostos a vírus e malware, eles estão espalhados por todos os lugares, onde talvez, menos imaginaríamos. Com apenas um clique você poderá se expor a riscos, como vírus, farsantes e conteúdos impróprios.

Quais os perigos que a internet oferece?
Mesmo com todas as informações que os meios de comunicação passam quase que diariamente, as pessoas parecem ignorar e continuam se expondo aos perigos. O mundo virtual tem o poder de prejudicar a vida de uma pessoa. Há pouco foi mostrado na televisão vídeos de conteúdo impróprio realizados por adolescentes. Em um dos casos,puseram o vídeo a disposição em um grande site.
Não imaginariam que a partir daquele momento suas vidas iriam mudar. Final da história: devido ao grande constrangimento da família da adolescente, mudaram-se de cidade.Outros tantos casos também já foram noticiados e assim, um grande alerta foi dado.
Na internet pode-se também haver inúmeras informações totalmente desnecessárias. É possível publicar comentários sobre uma determinada pessoa, denegrir sua imagem, como também há roubo de identidade, calúnia, enfim, tantas outras coisas. O que não podemos esquecer é que os crimes virtuais ainda são poucos os solucionados, então, o melhor é se precaver.

Sites de relacionamento
Sites de relacionamentos estão entre os grandes vilões da internet. Muitos perfis falsos são criados com uma única finalidade: enganar. Muitas pessoas estão especializadas em aplicar golpes através da internet, e muitos deles ocorrem pela ingenuidade da vítima. Os farsantes acabam criando vínculo com a suposta vítima e assim, conseguem além de roubar, muitas vezes até cometer algum crime sexual e pior, cometer um assassinato.
Os vírus são também prejudicam a internet. Com um computador contaminado, os ladrões virtuais conseguem ter acesso a contas bancárias e assim, realizar diversos desvios de dinheiro. Quando a pessoa vai procurar por seu dinheiro, ele não está mais lá.
Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/artigo/seguranca/quais-os-perigos-que-a-internet-oferece

O perigo nas redes sociais estão:
Na falta de cuidado de muitos de seus membros ao exporem sua intimidade e informações particulares, as quais os tornam  presas fáceis para pessoas mal intencionadas;
Na falta de moderação da grande maioria delas, onde todo tipo de conteúdo é livremente postado, haja vista que a produção de conteúdos ocorre de forma não centralizada, onde não há assim por dizer o chamado controle editorial;
Nos links embutidos em fotos e imagens ou abertos mesmo, que contém códigos maliciosos capazes de contaminarem os computadores com malwares ou que levem os membros das redes sociais a sites perigosos;
Na falta de limite que deveria ser imposta pelo próprio internauta, onde passa horas e horas nas redes sociais, ficando sujeito a tornar-se um viciado ou até mesmo adquirir doenças pelo uso ininterrupto do computador.
Fonte: http://ogestor.eti.br/os-perigos-das-redes-sociais/

III-Relacionando-se sabiamente com a internet
Um teclado, um monitor e o mundo. Literalmente, um mundo pela frente. Assim é a web: incontestavelmente, um veículo altamente influenciador, criado entre as décadas de 1970 e 1980, mas só popularizado nos anos 1990. Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas de todos os cantos do planeta. Estar conectado à rede mundial passou a ser uma necessidade imperiosa. Também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações e notícias do mundo com apenas um clique. Hoje, podemos dizer que é um dos passatempos preferidos de jovens, adultos e crianças.
 Quando nos dispomos a falar sobre a Internet voltada para o mundo jovem, intuitivamente estamos falando de dois elementos fundamentais, sem os quais os jovens já não conseguem viver hoje em dia: Facebook e Google. É evidente que há muitos outros sites frequentadíssimos pelos jovens. Contudo, nenhum dos dois são superados nem em tempo de permanência nem em número de acessos.
Sabemos que, tanto as redes sociais, como qualquer outro site, não têm limites de alcance. Podemos seguramente unir o poder de chegar a todas as nações e povos, de todas as línguas e dialetos, através das ferramentas virtuais e levar a verdadeira e genuína graça de Deus. Mas aí é que está o grande desafio para o jovem cristão!
Segundo informações, hoje em dia, menos de 10% dos jovens cristãos utilizam as redes sociais e a Internet para evangelizar.
Sabemos sim, que ela é uma ferramenta que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, e que muitos aproveitam o anonimato que a virtualidade oferece aos ávidos pelo pecado e pela satisfação carnal, em especial os que buscam a pornografia, pedofilia, sexo ilícito, drogas, dentre muitos outros desvios de conduta.
Mas não podemos deixar de dizer que a Internet é, sim, uma grande aliada hoje na vida de qualquer ser humano e que, através dela, estamos conectados ao mundo: no entretenimento, na política, na cultura, na educação, na saúde, em qualquer fato que esteja acontecendo ou que já tenha ocorrido há milhões de anos.
Então, como você está utilizando essa ferramenta? Certamente você deve fazer parte de alguma rede social. Bom, e como está sua imagem nesses sites?
Muito se vê em jornais, revistas e televisão, que pessoas se passam por outras só para enganar crianças e jovens a fim de ter algum tipo de relação com eles. Vê-se também que, por causa da curiosidade, muitos acessam sites diversos e acabam pervertendo-se através de informações impróprias, e com isso, essas informações geram na mente muitos questionamentos. Isso é um pequeno exemplo do que pode acontecer com quem não está em comunhão com Deus. Por isso, devemos estar sempre vigilantes para não cairmos nas ciladas do Inimigo.
Grande parte dos jovens de hoje não têm mais o hábito de frequentar a Escola Bíblica Dominical. Sendo assim, não sabem nem mesmo por que fazem parte da Igreja de Cristo e qual é a sua principal missão nesta terra. Muitos resumem suas vidas nas suas páginas, mensagens, vídeos e músicas, fatos que prendem a atenção do jovem por um longo período.
Muitos se perguntam: “então é pecado usar a Internet?”
O Apóstolo Paulo dá-nos a resposta a essa pergunta, quando afirma em 1Co 6:12: ” Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. Concluímos, então, que O USO DA INTERNET NÃO É PECADO!
Nós jovens da graça de Deus, verdadeiros cristãos, temos a obrigação de sermos reconhecidos como tal onde quer que estejamos ou no que quer que façamos! Temos que dar bom testemunho, não apenas na igreja, mas para os de fora!
Como jovem cristão, você deve deixar claro que serve a Deus, o criador dos céus e da terra e de tudo que neles há.
A nossa expectativa é ajudar essas pessoas a encontrarem o verdadeiro amor de Deus, a verdadeira palavra da Graça de Deus
Na rede não existem limites. Seu conteúdo é vasto. Use-a e faça a diferença, mostrando para seus amigos e colegas que você tem um compromisso sincero com Deus. Compartilhe essa graça tão maravilhosa. Muita gente está esperando para “curtir”. Seja um instrumento de Deus também no mundo virtual. Nas redes se encontram um dos maiores ajuntamentos de pessoas que você possa imaginar. Use suas redes sociais para, com sabedoria, testemunhar.
Fonte: http://eleito.com.br/juventude/?p=144

Conclusão
Como adolescentes  verdadeiramente cristãos, temos a obrigação de sermos reconhecidos como tal onde quer que estejamos ou no que quer que façamos! Temos que dar bom testemunho, não apenas na igreja, mas para os de fora, tanto pessoal quanto como virtualmente.
Como adolescente cristão, você deve deixar claro que serve a Deus, o criador dos céus e da terra e de tudo que neles há. A nossa expectativa é ajudar essas pessoas a encontrarem o verdadeiro amor de Deus, a verdadeira palavra da Graça de Deus.
Na rede não existem limites. Seu conteúdo é vasto. Use-a e faça a diferença, mostrando para seus amigos e colegas que você tem um compromisso sincero com Deus. Compartilhe essa graça tão maravilhosa. Muita gente está esperando para “curtir”. Seja um instrumento de Deus também no mundo virtual. Nas redes se encontram um dos maiores ajuntamentos de pessoas que você possa imaginar. Use suas redes sociais para, com sabedoria, testemunhar o amor de Deus e que Cristo vive através de você

Colaboração para Portal Escola Dominical- Profº Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário