sábado, 11 de julho de 2015

LIÇÃO 02 - CRESCENDO EM SABEDORIA

Texto bíblico: Lucas 2.39-52  
E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré.
E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.
Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa;
E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.
E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.
Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;
E, como o não encontraram, voltaram a Jerusalém em busca dele.
E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?
E eles não compreenderam as palavras que lhes dizia.
E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.


Introdução
O que aconteceu durante a infância de Jesus?"

Resposta: Além de Lucas 2:41-52, a Bíblia não nos diz nada sobre a juventude de Jesus. No entanto, esse incidente nos ensina algumas coisas sobre a Sua infância. Primeiro, Ele era filho de pais muito devotos a seus rituais religiosos. Como exigido pela sua fé, José e Maria faziam a sua peregrinação anual a Jerusalém para a festa da Páscoa. Além disso, eles trouxeram seu filho de 12 anos para comemorar a Sua primeira festa em preparação ao Seu bar mitzvá aos 13 anos, quando os meninos judeus comemoravam a sua passagem à idade adulta. Aqui vemos um típico menino de uma família típica daquela época.

Vemos também nessa história que a permanência de Jesus no templo não era nem maliciosa nem desobediente, mas um resultado natural de saber que tinha a tarefa de cuidar dos interesses do Pai. O fato de que Ele estava surpreendendo os professores do templo com a Sua sabedoria e conhecimento fala de Suas habilidades extraordinárias, enquanto que Sua escuta e perguntas aos anciãos mostram que era absolutamente respeitoso, assumindo o papel de um estudante, assim como era apropriado para uma criança da Sua idade.

Desta ocasião ao Seu batismo aos 30 anos, tudo o que sabemos da juventude de Jesus foi que Ele deixou Jerusalém e voltou para Nazaré com Seus pais e "era-lhes obediente" (Lucas 2:51). Ele cumpriu o Seu dever para com os Seus pais terrenos em submissão ao quinto mandamento, uma parte essencial da perfeita obediência à lei de Moisés que Jesus executou em nosso favor. Além disso, sabemos apenas que "Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens" (Lucas 2:52).

Evidentemente, Deus foi quem determinou que isso é tudo o que precisamos saber. Há alguns escritos extra-bíblicos que contêm histórias da juventude de Jesus (Evangelho de Tomé, por exemplo). Entretanto, não temos como saber se essas histórias são verdadeiras e confiáveis. Deus escolheu não nos dizer muito sobre a infância de Jesus, por isso temos de confiar na Sua decisão de nos informar de tudo o que precisamos saber.
Fonte:http://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-infancia.html

I-O menino Jesus crescia em sabedoria
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” Lucas 2:52.
É extraordinário e misterioso imaginar que Jesus sendo Deus onisciente encarnado, Aquele que é absolutamente perfeito e sem pecado teve que aprender. Jesus sendo criança crescia sem desobedecer ou agir de forma pecaminosa, mas em sua humanidade ELE se sujeitou ao aprendizado (teve que se subordinar também “... nascido sob a lei...” Gl 4:4) como nós devemos nos sujeitar (em primeiro lugar a Deus, filhos aos pais, às autoridades, e assim por diante) e ensinar aos nossos filhos.

Jesus crescia em sabedoria. Nascemos ignorantes, sem saber discernir o bom do mal, o certo do errado, aquilo que faz bem e o que não faz. Uma criança nasce sem saber o que pode ou não por na boca, que não pode por o dedo na tomada, não sabe o que é obedecer, não conhece o respeito, entre tantas outras coisas. Mas não há como aprender legitimamente e verdadeiramente sem ser em Deus. Como filhos do Senhor devemos primeiramente aprender Dele: “O temor do Senhor é o princípio do saber (...)” Pv 1:7 e a sua palavra nos revela que em Cristo "todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos" Cl 2:3. Ou seja em Deus podemos aprender a verdadeira sabedoria para passar aos nossos filhos. Desde coisas do nosso dia-a-dia até entendimento do que é espiritual (que falaremos mais adiante). Se alguém disser: "Quero ensinar meu filho, livre de religiões" então esse ensinamento puro, deve ser Cristo, pois Deus é o criador das nossas mentes e coração, e Nele ficamos livres de manipulações humanas no que se refere a religiões e crendices. Ou então, a Bíblia não nos apresenta a verdade, pois o que nela está escrito é extremamente forte e direto, não há meio termo. "Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança." Rm 15:4. Quer aprender sobre a vida, a morte, o céu, os homens, ... ? Aprenda na sua palavra.
Fonte:http://anacarolinasg.blogspot.com.br/2008/03/sabedoria-estatura-e-graa-diante-de.html

II-O menino debatia com os doutores
As crianças são livres do senso de conveniência e dizem tudo o que passa em suas cabecinhas, até parece que a distancia entre a mente e a boca de uma criança não existe. Jesus foi uma criança igualzinha todas as crianças e, ao mesmo tempo, totalmente diferente de todas. A semelhança fica por conta de uma infância tão comum que nem é relatada na Bíblia. A diferença é que Jesus é Deus e como tal, se incumbiu de tarefas que nem de longe se encarregaria uma criança.

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa, como o faziam todos os judeus. A cidade ficava cheia de visitantes e peregrinos que vinham de todas as partes para a comemoração da saída dos hebreus do Egito.

Jesus já tinha doze anos, era um pré-adolescente e seguiu com seus pais para Jerusalém. Até aí tudo bem. Acontece que terminados os dias da festa José e Maria regressaram com seus vizinhos e parentes para Nazaré, mas Jesus ficou em Jerusalém. Os pais do menino só se deram conta que Ele havia ficado em Jerusalém depois de um dia de caminhada, quando começaram a procurar o garoto entre seus parentes e ninguém sabia de Jesus.

José e Maria voltaram imediatamente a Jerusalém, estavam preocupados, angustiados, afinal, o menino só tinha doze anos e eles pensaram que Jesus estava entre seus companheiros de viagem.

A procura por Jesus durou três longos dias, até que seus pais o encontraram num lugar impensável: no templo, sentado entre os doutores da lei, ouvindo-os e fazendo perguntas. Uma cena inusitada. Um garoto de doze anos que não estava brincando nas ruas de Jerusalém, como os outros garotos de Sua idade faziam. Ele estava no Templo e não estava brincando, mas discutindo as Escrituras com os “bambas” da lei.

Todas as pessoas que ouviam Jesus ficavam maravilhadas com Sua inteligência e com as respostas que dava aos doutores, inclusive Seus pais. Maria se aproximou de Jesus e disse: “Filho, por que fizeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.” (Lucas 2:48).  A resposta de Jesus foi de um adulto e não de um menino no auge de seus doze anos, veja: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lucas 2:49). Nem José e nem Maria entenderam a resposta do garoto.

Depois disso Jesus voltou com Seus pais para Nazaré e Maria, apesar de não ter entendido nada, guardava no seu coração todas estas coisas e o texto diz que Jesus era obediente aos Seus pais.

Aquele episódio nada teve a ver com desobediência aos pais, era bem maior do que eles podiam imaginar. Jesus é Deus e não perdeu uma boa oportunidade para esclarecer os doutores da lei, que estavam cegos a respeito das Profecias a Seu respeito. Não se sabe se a conversa de Jesus com os escribas no Templo surtiu algum efeito, mas o Reino Espiritual é assim mesmo: entrega-se a mensagem, mas o crescimento da semente cabe unicamente a Deus.

É bom lembrar que foram os doutores da lei, os sacerdotes, os fariseus que condenaram à morte o Filho de Deus, porém muitos deles tiveram sua oportunidade de reconhecer em Jesus o seu Messias.
Fonte;http://sombradoonipotente.blogspot.com.br/2013/10/jesus-e-os-doutores-no-templo.html

III- Jesus crescia em estatura, na espiritualidade e na sabedoria
Jesus crescia em estatura. O Senhor é Deus Criador, ele criou o nosso corpo e devemos ter hábitos saudáveis conosco e com nossos filhos. Devemos crescer fisicamente e para isso é necessário alimentar bem o nosso corpo e da nossa família, praticar atividades que façam bem ao nosso físico, ter momentos de descanso do corpo e da mente, consultar profissionais da saúde quando necessário e tantas outras atividades que Deus nos permite fazer para desenvolver o nosso físico.
Paulo diz que tudo deve ser feito com sabedoria, sem exageros: "Todas as cousas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as cousas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" I Co 6:12. Temos trabalhado demais? Temos deixado de lado o lazer com os nossos filhos? Temos nos alimentado mal? E tudo isso sem falar em hábitos mais sérios como bebidas em excesso, fumo, remédios sem prescrição, entre tantas outras coisas. Devemos como crentes em Cristo, rever a nossa vida e postura diante do nosso corpo: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tende da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Co 06h19min.

Jesus crescia em graça diante de Deus. Não nascemos aprendendo a amar a Deus naturalmente, precisamos ser ensinados sobre a verdade espiritual: “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação;” dois PE 2:2.
Não nascemos amando a Jesus e o seu sacrifício por nós. Devemos ensinar nossos filhos sobre a sua palavra: " Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te" Dt  6: 6 e 7.

Como vivemos a nova aliança, é importante lembrar que Cristo produz em nós o interesse e a vontade de buscá-lo, devemos crer nisso e orar pedindo para que Ele se apresente a nós todos os dias e a nossos filhos. O que quero dizer com isso? Que não são atitudes legalistas e físicas, como fazem os judeus (abrindo um parênteses, essa foi uma ordem dada a eles sendo eles as verdadeiras testemunhas de Deus em uma época que precisavam demonstrar entre os povos que Deus existia, demonstrar fisicamente e visualmente), mas hoje após o cumprimento da lei em Cristo devemos buscar a Deus de coração, verdadeiramente: "Mas vem a hora, e já chegou quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." Concluindo crescer em graça diante de Deus significa na nova aliança: "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." Gl 2:20


E por fim, Jesus crescia em graça diante dos homens. O homem largado por si só tende a preocupar-se com o seu próprio bem-estar, somos egoístas, avarentos, corruptos. Devemos aprender a amar ao outro, a sensibilizar-se com os problemas não só com os da fé, mas também com os de fora, com sinceridade de coração: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.” Fl 2: 3 e 4.
Fonte:http://anacarolinasg.blogspot.com.br/2008/03/sabedoria-estatura-e-graa-diante-de.html

Conclusão
O segredo para um verdadeiro crescimento espiritual é a comunhão com Deus, através da oração, somente assim poderemos ter a revelação da perfeita, boa e agradável vontade de Deus para nossas vidas, e crescer diante de Deus, e por conseqüência, para que Deus seja glorificado, também crescer diante dos homens.

Seguindo o exemplo de Jesus, temos que amadurecer em todos os aspectos do nosso ser, na nossa alma, lendo a palavra de Deus para ter a Sabedoria, cuidando de nosso corpo, pois é o templo do Espírito Santo e em tendo comunhão do nosso espírito com o Espírito Santo de Deus, através de nossas orações.
Texto:Wellington Dias de Paula

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profº Jair César Silva Oliveira 
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário