sábado, 2 de maio de 2015

LIÇÃO 05- UM CRISTÃO DE VERDADE

Texto Bíblico  Mt 13.24-30 
Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.
Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.
Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio?
Um inimigo fez isso, respondeu ele. Os servos lhe perguntaram: O senhor quer que vamos tirá-lo?
Ele respondeu: Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.
Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’

Objetivos    A lição  pretende mostrar as diferenças entre o joio e o  trigo, como identificar
                      quando o joio aparece, as nossas atitudes demonstra quem somos.



Introdução
Na lição anterior estudamos que temos de ser uma nova criatura em Deus, ao nos tornarmos cristão mudamos completamente a nossa vida, na lição de hoje, veremos  que existe a necessidade de ser um cristão de verdade, pois vemos que muitas pessoas não mudam de vida, mesmo confessando ser cristãs, esta realidade nos entemos melhor quando analisamos a parábola do joio e do trigo, que foi ensinada pelo Senhor Jesus.

I- Parece mais, não é
Esta parábola tinha como propósito mostrar que ao anunciarmos a Palavra, devemos ter em mente que o inimigo tentará disseminar  ervas daninhas com o propósito de sufocar a boa semente.
A principal mensagem desta parábola é que o Reino de Deus será um ambiente perfeito somente quando o Senhor  separar o joio do trigo,por ocasião dos fins dos tempos.
Porem na atualidade os filhos de Deus tem de viver juntos com os filhos do maligno na sociedade.
O fato do Senhor usar essas duas plantas se dá pela grande semelhança entre ambas, o trigo é a planta boa, o alimento, o símbolo dos fieis, enquanto o joio é uma erva daninha que para nada presta; senão para atrapalhar o crescimento do trigo.
Assim como o joio se parece muito com o trigo, assim são os infiéis; os filhos do maligno que se parecem com crentes, mas interiormente não são.

O trigo (nome cientifico= Triticum spp.) é uma gramínea que é cultivada em todo mundo. Globalmente, é a segunda-maior cultura de cereais, a seguir ao milho; o terceiro é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como um ingrediente na fabricação de cerveja. O trigo é plantado também estritamente como uma forragem para animais domésticos, como o feno.
O trigo é originário da antiga Mesopotâmia. Os antigos arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque. Contém algo como 30 tipos geneticamente diferenciados. Na parábola o trigo representa os Filhos do Reino, isto diz respeito a todos quanto já ouviram a Palavra e a aceitaram, estes são aqueles as quais a semente (a Palavra) cresceu em seus corações, esta semente produziu uma bela planta; isto diz respeito a uma vida justa e correta diante de Deus.
Simbologicamente o trigo também está ligado a “alimento” , nutrição, energia, pois é certo que o trigo ao frutificar nos provem uma serie de benefícios, entre a mais conhecida esta a farinha que produz o pão, alem de alimento para o homem, o trigo também serve de alimento para outros animais, nisto vemos a sua variada utilidade.Comparados ao trigo, os filhos do Reino, também devem ser úteis, primeiramente a Deus e também aos homens, quer seja na sociedade como ao seu próximo.

O joio
Lolium temulentum, tipicamente conhecida como joio (ou cizânia), é uma planta anual pertencente à família Poaceae e ao gênero Lolium. De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta.
A planta, e a necessidade de separá-la do trigo é referenciada na Bíblia, no Evangelho segundo Mateus, na parábola que diz sobre as pessoas boas e as más, a mistura dos crentes entre os descrentes, mas ao final do tempo tudo será manifesto: O Joio na parábola representa a má semente, aquela que foi lançada pelo inimigo , afim de atrapalhar o crescimento da boa semente.
Quando pequenos, tanto o trigo como o joio são idênticos, mas posteriormente se verifica a diferença.  Enquanto o trigo serve de alimento, o joio não serve para nada. Sua única função é impedir o desenvolvimento do trigo, pois na terra o joio consome os nutrientes destinados ao Trigo. A sua semente não serve para alimento, logo se verifica que o joio apenas atrapalha e o seu destino final por ocasião da ceifa é ser lançado para ser queimado.
O joio é a representação dos filhos do maligno, isto não significa necessariamente que o próprio maligno tenha gerado esses filhos, para representa aos infiéis, ate mesmo crentes que embora ouviram, creram na mensagem de Deus, porem continuaram como desobedientes.
Estes na sua vida de infidelidade a Deus acaba por vezes contaminando a outros com sua forma errada de agir.
Assim como o joio se parece com o trigo, estes filhos do maligno vivem na igreja como se fossem crentes; leem a Bíblia, louvam a Deus, pregam a Palavra, parecem ser espirituais, porem no seu interior são completamente o oposto, pois sua religião é apenas aparente. São estes que geram brigas, murmurações e contendas na igreja.

II- Quem é quem
Existem textos bíblicos que se tornam ditos populares, porém, a maioria das pessoas não sabe que derivam da Bíblia e os que sabem, nem sempre entendem seu significado. É o caso da parábola do joio e do trigo que gerou o ditado: “é preciso separar o joio do trigo". O que é trigo quase todo mundo sabe, afinal o trigo é a segunda maior cultura de cereais do mundo.

O trigo é cultivado no mundo todo e é uma bela cena um campo de trigo, além disso, é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão nosso de cada dia. O trigo é usado também na alimentação dos animais domésticos .

O joio é bem menos popular que o trigo e ninguém tem muita noção do que é o joio, ou qual é sua aparência. O joio normalmente cresce nas zonas produtoras de trigo e é considerado uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como "falso trigo".

Alguns tipos de joio são venenosos e uma pequena quantidade de joio colhido e processado junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto obtido. Daí a expressão separar o joio do trigo.

Jesus ensinava o povo através de parábolas e certo dia, para ensinar a que o Reino de Deus se compara, contou que certo homem semeou trigo em sua propriedade. O homem sabia que tinha plantado boas sementes de trigo, mas durante a noite, seu inimigo semeou joio no meio do trigo e se retirou.

Quando os cereais cresceram e frutificaram, apareceu o joio no meio da plantação. Os empregados identificaram o joio e foram comunicar ao dono da plantação de trigo e perguntaram se ele tinha certeza de que tinha plantado boas sementes de trigo, porque havia joio no meio do campo de trigo.

O dono do campo de trigo disse que o joio foi semeado por um inimigo seu e seus servos perguntaram a ele se não seria o caso de se arrancar o joio livrando a plantação da erva daninha.

A resposta do dono das terras foi a seguinte: “Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” (Mateus 13:29-30).

Jesus não estava ensinando os donos de plantação a preservar o trigo e não colher o joio logo que ele florescer, para evitar perder trigo junto com o joio dado a semelhança entre ambos. Jesus não estava ensinando o povo a designar vigias para suas plantações, para evitar que um inimigo venha sabotar a plantação. Jesus estava falando do Reino Espiritual, Jesus estava falando de Sua Igreja, plantada no mundo inteiro, assim como o trigo e cheia de ervas daninhas plantadas por Seu inimigo, assim como o joio.

Na verdadeira Igreja de Jesus só existe trigo, mas na igreja visível, nos arraiais cristãos joio e trigo crescem juntos. O que quer dizer isso? Que no meio da congregação dos santos, o diabo semeia joio. Nem todos os que estão nas igrejas cristãs são de Deus, alguns foram plantados lá pelo diabo, para fazer sua obra, para fazer estragos no meio do povo de Deus.

Quem são os falsos trigos? Quem são os do diabo? Bom, Jesus já tinha explicado que é pelos frutos que se conhece quem é de Deus e quem não é e na parábola do joio e do trigo, a recomendação do Senhor é que se deixe crescer juntos joio e trigo e somente na época da ceifa, o joio fosse arrancado e queimado e só então o trigo deveria ser colhido e guardado em celeiros.

Isso significa dizer que, embora tenhamos conhecimento de que existe muito falso trigo no meio da igreja, nenhum de nós está autorizado a arrancar o joio do meio da plantação, temos que esperar o tempo da colheita do Senhor, quando o joio será arrancado e queimado, livrando a Igreja definitivamente da erva daninha dos falsos cristãos.

É o joio que causa as divisões, as brigas e os pecados mais cabeludos no meio do povo de Deus. São os filhos do diabo infiltrados na igreja os responsáveis por induzir a erro muitos cristãos desavisados e eles têm a mesma aparência dos verdadeiros cristãos, assim como o joio parece com o trigo, eles cantam do mesmo jeito e até reviram os olhinhos no louvor, fazem longas e belas orações, como faziam os fariseus, costumam ocupar cargos de liderança e não admitem críticas.


O fato é que eles existem e teremos que conviver com cristãos e joio até o fim dos tempos e não podemos julgá-los, para não acontecer de se perder trigo junto com o joio. Esta matéria é de competência exclusiva de Deus, é Ele quem vai fazer a colheita e separar o joio do trigo.
fonte; http://sombradoonipotente.blogspot.com.br/2013/06/a-parabola-do-joio-e-do-trigo.html

III- Tem joio, ai?
Na parábola vimos que os lavradores ao descobrir que um inimigo havia feito, quiseram de imediato arrancar a má semente, porem o dono da terra não permitiu,pois ele temia que o trigo fosse arrancado junto com o joio.
A sua decisão foi que no período da ceifa o joio fosse arrancado para ser queimado, enquanto o trigo seria recolhido ao seu celeiro.
Mas na parábola do joio, Jesus ensina que devemos tolerar pecadores na igreja?
Algumas pessoas ensinam que esta parábola fala sobre a igreja, mostrando que os pecadores convivem com os fiéis na igreja, aguardando o julgamento final de Deus. Mas tal interpretação contradiz a palavra do Senhor.
O próprio Jesus explicou a parábola, dizendo que "o campo é o mundo" (Mateus 13:38). O campo não é a igreja!!!
No mundo, os servos dele convivem com os pecadores. Ele orou sobre os apóstolos:
 "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou" (João 17:15-16).

Embora os servos de Deus sejam santificados, não podem sair do mundo.
Mas na igreja é diferente. Quando o joio se manifesta entre o povo de Deus, deve ser arrancado. Paulo instruiu a igreja dos coríntios sobre como resolver o problema de imoralidade no meio da congregação.
Ele usou palavras fortes para descrever a atitude certa em relação ao irmão que volta e permanece no pecado:

"...já sentenciei...que o autor de tal infâmia seja...entregue a Satanás para a destruição
 da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor (Jesus).... Lançai fora
 o velho fermento....agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que,
dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão,ou roubador"  (1 Coríntios 5:3-5,7,11).

Paulo escreveu aos tessalonicenses:
"Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente..." (2 Ts 3:6).
O Senhor Jesus no Livro de Apocalipse criticou a igreja em Tiatira:
"Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos" (Apocalipse 2:20).

Paulo resumiu bem a diferença entre a igreja e o mundo:
 "Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor" (1 Coríntios 5:13).
Logo observamos que o Senhor não está  pregando a tolerância com o erro, com o pecado, mas a natureza do Reino de Deus na terra, por um pouco de tempo, ambas as sementes conviveriam  juntas.

ENSINOS DA PARÁBOLA

O próprio Jesus no trecho que está em Mateus 13. 36-43 já traz algumas explicações aos seus discípulos sobre os ensinos dessa parábola. Vale a pena ler esse trecho para entender melhor a parábola. Vou expor abaixo algumas lições interessantes que aprendo com essa parábola:

(1) No mundo existem boas sementes plantadas por Deus. Jesus identifica as boas sementes plantadas no campo como os “filhos do reino” (v. 38). Isso significa que o agricultor e dono do campo, Jesus, espalha boas sementes nesse grande campo chamado mundo. Mesmo que hoje em dia não consigamos ver tantas boas sementes crescendo, e sejamos até pessimistas com relação à atuação do bem, as boas sementes estão lá, pois foram plantadas por Jesus.

(2) Não existe somente um plantador de sementes. O inimigo, espalhador de sementes ruins, apontado por Jesus como sendo o diabo, também está trabalhando. Se Jesus planta seus servos como boas sementes, o diabo planta seus servos como más sementes como forma de estragar de alguma forma a plantação de Deus. Nesse ponto não podemos ser ingênuos, mas atentos.

(3) Os filhos de Deus e os filhos do maligno são parecidos, mas não são iguais. O maligno espalha suas más sementes pelo campo. Os filhos do maligno são “parecidos” com os filhos de Deus, assim com o joio se parece com o trigo. Mas não podemos ser ingênuos achando que dentro de nossas igrejas existe apenas trigo. Devemos ser prudentes sabendo que ele, o joio, existe e está também tentando crescer e tomar seu espaço. Apesar de o joio ser parecido com o trigo, devemos tal qual como os agricultores da parábola, sermos atentos para saber que existe certa quantidade de joio crescendo junto com o trigo.

(4) O crescimento do joio não está fora do controle do dono da plantação. O fato do dono da plantação não permitir que se arranque o joio logo quando é identificável mostra que ele não foi surpreendido pelo inimigo. O dono da plantação, Deus, tem controle absoluto e orienta seus empregados a como agir da melhor forma com relação ao joio em meio ao trigo. Devemos ouvir a voz do dono para agirmos com sabedoria diante da esperteza do inimigo. No final das contas o dono da plantação já tem planejado o que fará com esse joio e com o trigo que plantou.

(5) O joio e o trigo não ficarão para sempre juntos. Jesus deixa claro que haverá punição tanto ao inimigo que semeou sementes ruins, quanto para as sementes ruins que buscaram atrapalhar a plantação de Deus. Essa punição é indicada como o justo juízo de Deus, que sabe identificar joio e trigo precisamente, e sabe exatamente o que deve queimar e o que deve preservar. Essa separação será feita em momento oportuno pelo dono da plantação.
fonte: http://www.esbocandoideias.com/2013/08/explicando-as-parabolas-de-jesus-o-joio-e-o-trigo.html

Conclusão
Ambas as sementes foram lançadas no campo, lugar próprio para que a semente germine e cresça , que seja boa ou ruim. 
Mas ainda dentro deste raciocínio podemos concluir que este “campo” pode ser também o nosso coração, ou seja , uma terra fértil a qual recebe a semente.
Que o Senhor possa nos abençoar para sermos lavradores prudentes, afim de somente lançarmos a boa semente da Palavra de Deus em nossos corações, e jamais permitirmos que o inimigo venha lançar as  suas sementes do mal em nosso coração.       

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair Cesar Silva Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário