sábado, 4 de abril de 2015

LIÇÃO 01 – SACRIFICADO? EU?



Ao Mestre  
Prezado (a) neste trimestre através de nossas aulas, teremos a oportunidade de conduzir nosso alunos a conhecer vários personagens bíblicos que também foram jovem, e mesmo na tenra idade se destacaram pela confiança e obediência à Deus. Enfatizando que como todos estes venceram as dificuldades pessoais, espirituais e sociais da época em que viveram, todos nós podemos vencer.
Na lição de hoje veremos uma situação extremamente delicada. Um pai que mesmo amando intensamente seu único filho, o ofereceria em sacrifício a Deus
Deus continue a vos abençoar.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a confiar em Deus, mesmo quando a situação nos pareça confusa e conflitante, auxiliando-os a crescer na fé.


Para refletir
“Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei". (Gn 22.2 - NVI).

Para quem olha para este texto com a mente natural, deve achar um absurdo. Com o Deus poderia pedir a um pai que matasse seu único e amado filho?
Mas ao olharmos no prisma espiritual compreendemos, que quando Deus exige algo do ser humanos, não é para outra coisa senão, conduzir essa pessoa a um desenvolvimento pessoal tanto no âmbito humano quanto no espiritual.

Nesse episodio Abraão desenvolveu-se mais em sua fé, conheceu melhor a Deus quando lhe foi revelado o futuro sacrifício vicário de Cristo, e por fim dar a Deus a primazia sobre tudo em sua vida.


Texto Bíblico: Gn 22.1-19.


A vida de Abraão
Desde a saída de sua terra natal, Ur dos Caldeus, o patriarca Abraão havia sido submetido pelo Eterno a muitas provas, e em todas, ele apresentou completa confiança em Deus.
Sendo o primeiro monoteísta em sua região natal, Abraão rebelou-se contra a idolatria reinante, foi também o primeiro a proclamar que Deus é Um e Único e que o mundo tem um Único Senhor do Universo. Sem ter tido “ninguém para ensinar-lhe”, Abraão abandonou todos os ensinamentos e tradições de seus pais e a terra onde vivia para seguir a Voz de Deus. Segundo o Midrash, ele era chamado de Avraham, ha-Ivri, Abraão, o Ivri, que significava “o que passou para o outro lado”. Pois Abraão enfrentou o mundo sozinho: ele, o monoteísta, de um lado; o resto do povo em sua região, politeísta e idólatra.

Deus firmou com ele e através dele uma aliança sagrada e perpétua assegurando-lhe que seus descendentes seriam numerosos como as “estrelas do céu“ e herdariam a Terra Sagrada. Mas tal promessa demorou em cumprir-se. Até que finalmente nasce seu filho, Isaque, que se tornou a alegria de seus pais que já estavam em idade avançada. Quando Isaque foi concedido, Abraão já estava com 100 anos e Sara sua esposa, 90 anos
 Abraão ensinou a Verdade à sua família e a todos ao seu redor, mas, principalmente, a seu filho Isaque. Que alegria era para Abrão ver como Isaque era inteligente e feliz.


O sacrifício de Isaque
A fidelidade de Abraão à Deus, foi submetida a uma prova suprema. Abraão tinha obedecido a Deus muitas vezes em sua caminhada com Ele, mas nenhum teste poderia ter sido mais difícil do que o de Gênesis 22. Deus ordena: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (Gn 22.2).

Esse foi um pedido impressionante porque Isaque era o seu filho da promessa. Como Abraão respondeu? Com obediência imediata; na manhã seguinte, Abraão começou a sua jornada com dois servos, um jumento, seu amado filho Isaque e com a lenha para o holocausto. Sua obediência inquestionável ao comando aparentemente confuso de Deus deu a Deus a glória que Ele merece e nos deixou um exemplo de como devemos glorificá-lO. Quando obedecemos da mesma forma que Abraão, confiando que o plano de Deus é o melhor possível, nós elevamos Seus atributos e O louvamos por eles. A obediência de Abraão à face de um comando tão difícil exaltou o amor soberano de Deus, Sua bondade, o fato de que Ele é digno de confiança, e nos deixou um exemplo a seguir. Sua fé no Deus que ele passou a conhecer e amar colocou Abraão na lista de heróis da fé em Hebreus 11.

Deus usou a fé de Abraão como um exemplo de que fé é o único caminho a Deus. Gênesis 15:6 diz: “creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça”. Essa verdade é a base da fé Cristã, como confirmado por Romanos 4.3 e Tiago 2.23. A justiça que foi creditada a Abraão é a mesma justiça a nós creditada quando recebemos pela fé o sacrifício que Deus providenciou pelos nossos pecados – Jesus Cristo. “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus” (2 Co 5.21).


A obediência de Isaque
É importante frisar a postura de Isaque diante dessa situação. Enquanto ele não sabia que ele seria o Cordeiro do holocausto, tudo normal. Mas e quando soube?
Lemos me Genesis 22.9: “Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.”

Analisemos, quando Isaque nasceu, Abraão estava com 100 anos. Segundo alguns historiadores, quando Abraão leva Isaque para oferecê-lo em sacrifício, ele estava com aproximadamente 15 anos.
Será que não seria fácil para Isaque se impor ao pai, acusando-o de estar fora de si fugir?
Vejamos outro fato. Apenas Abraão e Isaque subiram o monte, os servos ficaram no pé do monte. Será que Abraão sozinho conseguiu colocar Isaque  (um rapazinho) em cima do altar? É provável que o próprio Isaque subisse sobre o altar e ficou quieto esperando o pai amarrar-lhe para imolá-lo.

Nisso vemos que apesar de ser uma situação extremamente delicada e confusa, Isaque confiou no pai, obedecendo-o até ao ultimo instante.

Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão!” "Eis-me aqui", respondeu ele. "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.”(Gn 22.9-12 – NVI)

Nesse texto vemos que pai e filho foram exemplos de resignação e obediência. Um cordeiro ocupou o lugar de Isaque, exemplificando que Jesus Cristo, nos substituiria na cruz do Calvário.


Aplicação da Lição
Enfatize aos seus alunos que como servos de Deus, devemos O colocar acima de todas as coisas. Ou seja, amar a Deus de modo completo, "com toda a nossa força e com toda a nossa alma, mente, espírito e coração". E isso tanto Abraão com o Isaque fizeram nesse texto em estudo.


Fontes Consultadas:
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.

TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Prof. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário