sábado, 4 de abril de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 01 - O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS (JOVENS E ADULTOS)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 - Neste trimestre estudaremos a respeito do terceiro Evangelho. O estilo de Lucas é considerado um dos mais fluentes e belos. Ele deu continuidade ao seu trabalho escrevendo o livro de Atos. Lucas deixa claro, logo na introdução, que sua narrativa é resultado de várias pesquisas (1.1-4). O doutor Lucas agiu como um repórter investigativo para poder narrar todos os acontecimentos acerca do Filho de Deus, por isso, seu trabalho é o mais completos dos quatro Evangelhos.

Dinâmica: O Evangelho segundo Lucas
Objetivo:
Sondar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do Evangelho de Lucas e introduzir a primeira lição do trimestre.
Material:
Papel ofício, caneta, folha de papel pardo com o quadro, fita adesiva, quadro branco.
Atividade:
Apresente a nova revista e o tema do trimestre aos alunos. Depois escreva no quadro as seguintes indagações: "Qual o propósito do Evangelho de Lucas?" "Quem são seus destinatários?" "Em que ano foi escrito?" "Qual o tema principal?"
Depois, peça que os alunos se reúnam formando quatro grupos. Cada grupo deverá ficar com uma questão para que respondam. Em seguida, reúna os alunos novamente formando um único grupo. Explique que para estudar os livros da Bíblia de modo efetivo precisamos responder a essas questões. Depois, juntamente com os alunos, complete o quadro. Conclua incentivando a leitura de todo o Evangelho de Lucas.

Autoria
Lucas (Cl 4.14)
Destinatário
Teófilo e os gentios
Propósito
Fazer um relato preciso a respeito do nascimento e vida do Messias
Ano em que escrito
Por volta de 60 d.C.
Tema principal
O relacionamento do Messias com as pessoas.
Lucas enfatizou que a salvação é para todos

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Fonte: Revista Ensinador Cristão Nº 62


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/03/dinamica-da-licao-01-o-evangelho.html#ixzz3WMF76NKp

0 comentários:

Postar um comentário