sábado, 21 de março de 2015

LIÇÃO 12- O CONSOLADOR



Texto bíblico   João 14.16,26; 15.26 ; 16.7,8

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Objetivos:    Ensinar os atributos do Espírito Santo


Introdução

Espírito Santo: “outro Consolador”

Em João capítulos 14 a 16, encontramos Jesus, pouco antes de sua prisão pelos judeus, dando instruções de última hora e conforto aos seus discípulos. Ele não iria mais estar com eles. Eles certamente iriam vê-lo novamente depois de sua ressurreição, mas apenas temporariamente, até a ascensão a Seu Pai. O fato de que Jesus iria para o Pai significa que eles seriam deixados sós ... a não ser que Ele enviasse um substituto, alguém que preenchesse seu lugar. A não ser que Ele estivesse vindo para eles em "outra forma", por assim dizer. E, como veremos, é exatamente o que aconteceu! Jesus, embora não mais presente fisicamente, está muito mais presente do que antes! Como? Através do Consolador, o Espírito Santo, o que realmente preencheu o lugar de Jesus, fazendo o que ele estaria fazendo se estivesse fisicamente presente com cada um de seus discípulos. Mencionar discípulos, eu não estou me referindo aqui apenas aos discípulos que estavam presentes naquela noite no jardim do Getsêmani. Além deles estou estou me referindo a nós! Nenhum de nós conheceu Jesus pessoalmente, em carne e osso, como os discípulos o encontraram. No entanto, por causa do Consolador, o Espírito Santo, não somos deixados sem Ele. João 14:15-18 nos diz:

João 14:15-18
"Se vocês me amam, guardareis os meus mandamentos. "E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para estar com vocês para sempre, o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita em vocês e estará convosco. "

Jesus Cristo está falando aqui sobre o Espírito Santo e descreve-o como outro consolador. Embora Jesus estivesse indo embora, Ele não iria realmente deixá-los sozinhos. Ele iria enviar OUTRO consolador, isto é, consolador alguém que iria substituí-lo, alguém que faria tudo o que ele estava fazendo quando habitava com eles, um substituto para falar em nome de sua ausência física. Embora ele não estivesse mais presente fisicamente com eles, ele estaria presente espiritualmente, através do Consolador. Em outras palavras ter o Espírito Santo é absolutamente como ter Jesus. E o Espírito Santo faz para aqueles que seguem Jesus o que Jesus fez por seus discípulos, quando ele estava fisicamente presente, ou seja, ensiná-los, orientá-los, admoestá-los, confortá-los. É por isso que é chamado de um OUTRO Consolador. O consolador primeiro foi Jesus em sua presença física. Apenas alguns dias depois da ascensão de Jesus, o Espírito Santo, o segundo Consolador, "outro Consolador", a preencher o lugar de Jesus, que foi o consolador que veio em primeiro lugar. Como Barnes diz em seu comentário:

"Jesus tinha sido para eles um conselheiro, um guia, um amigo, enquanto estava com eles. Ele os tinha instruído, tratara seus preconceitos e ignorância, e tinha administrado consolação para eles nos tempos de desânimo. Mas ele estava prestes a deixá-los agora .. O outro Consolador era para ser dado como uma compensação por sua ausência, ou para realizar a mesma função em relação a eles que Jesus teria feito se tivesse permanecido pessoalmente com eles. E deste podemos aprender, em parte, o qual é a função do Espírito. É fornecer a todos os cristãos a instrução e consolação que teria sido dada pela presença pessoal de Jesus... " (Albert Barnes’ Notes on the Bible)



 I- Quem é o Espírito Santo

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO.                                                                                     Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade (2Co 3.17,18; Hb 9.14; 1Pe 1.2). Ele é uma Pessoa divina como o Pai e o Filho (5.3,4). O Espírito Santo não é mera influência ou poder. Ele tem atributos pessoais, a saber:  Ele pensa (Rm 8.27),sente (Rm 15.30), determina (1Co 12.11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão. Foi enviado pelo Pai para levar os crentes à íntima presença e comunhão com Jesus (Jo 14.16-18,26;  À luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa, que é, e considerá-lo Deus vivo e infinito em nosso coração, digno da nossa adoração, amor e dedicação (ver Mc 1.11, nota sobre a Trindade).
fonte: http://www.midiagospel.com.br/doutrinarios/a-doutrina-do-espirito-santo

Gênesis 1.2 é a primeira referência ao Espírito Santo. Em toda a Escritura vemos sua pessoa é abundante. O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade e possui todos os atributos divinos:
Onipotência, (Rm 15.13)
Onisciência, (Is 40.13,14)
Onipresença, (Sl 139.7-10)
Soberania,(Jo 3.8)
Eternidade (Hb 9.14)

Ele é uma pessoa e não uma força ativa, energia ou influência, como desejam alguns. O Espírito Santo opera em todas as esferas: física, moral e espiritual.

O Espírito Santo tem personalidade:
Ele possui intelecto, (1 Co 2.10-13) emoções, (Ef 4.30; Tg 4.5) e vontade. (1 Co 12.11)
Ele move pessoas (2 Cr 36.22; Ag 1.14)
Ele ensina e lembra (Jo 14.26)
Ele ordena. (At 8.29; 10.19,20; 13.2)
Ele testifica de Cristo. (Jo 15.26)

fonte: http://www.blogdosemeador.com/discipulado/o-espirito-santo


II- O Espírito Santo no Antigo Testamento
Jl 2.28,29 "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne,e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito."

O Espírito Santo é a terceira pessoa do Deus Eterno, Trino e Uno (ver Mc 1.11) .              Embora a plenitude do seu poder não tivesse sido revelada antes do ministério de Jesus  e, posteriormente, no Pentecoste (ver At 2), há trechos do AT que se referem a Ele e à sua obra. Este estudo examina os ensinamentos do AT a respeito do Espírito Santo.

A palavra hebraica para “Espírito” é ruah que, às vezes, é traduzida por “vento” e “sopro”. Sendo assim, as referências no AT ao sopro de Deus e ao vento da parte de Deus (e.g., Gn 2.7; Ez 37.9,10,14) também podem referir-se à obra do Espírito de Deus.

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO            
A Bíblia descreve várias atividades do Espírito Santo no Antigo Testamento.
(1) O Espírito Santo desempenhou um papel ativo na criação. O segundo versículo da Bíblia diz que “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1.2), preparando tudo para que a palavra criadora de Deus desse forma ao mundo. Tanto o Verbo de Deus (i.e., a segunda pessoa da Trindade) quanto o Espírito de Deus, foram agentes na criação (ver Jó 26.13; Sl 33.6; ver o estudo A CRIAÇÃO). O Espírito também é o autor da vida. Quando Deus criou Adão, foi indubitavelmente o seu Espírito quem soprou no homem o fôlego da vida (Gn 2.7; cf. Jó 27.3). O Espírito Santo continua a dar vida às criaturas de Deus (Jó 33.4; Sl 104.30).

(2) O Espírito estava ativo na comunicação da mensagem de Deus ao seu povo. Era o Espírito, por exemplo, quem instruía os israelitas no deserto (Ne 9.20). Quando os salmistas de Israel compunham seus cânticos, faziam-no mediante o Espírito do Senhor (2Sm 23.2; cf. At 1.16,20; Hb 3.7-11). Semelhantemente, os profetas eram inspirados pelo Espírito de Deus a declarar sua palavra ao povo (Nm 11.29; 1Sm 10.5,6,10; 2Cr 20.14; 24.19,20; Ne 9.30; Is 61.1-3; Mq 3.8; Zc 7.12; cf. 2Pe 1.20,21). Ezequiel ensina que os falsos profetas “seguem o seu próprio espírito” ao invés de andarem segundo o Espírito de Deus (Ez 13.2,3). Era possível, entretanto, o Espírito de Deus vir sobre alguém que não tinha um relacionamento genuíno com Deus para levá-lo a entregar uma mensagem verdadeira ao povo (ver Nm 24.2 nota).

(3) A liderança do povo de Deus no AT era fortalecida pelo Espírito do Senhor. Moisés, por exemplo, estava em tão estreita harmonia com o Espírito de Deus que compartilhava dos próprios sentimentos de Deus; sofria quando Ele sofria, e ficava irado contra o pecado quando Ele se irava (ver Êx 33.11 nota; cf. Êx 32.19). Quando Moisés escolheu, em obediência à ordem do Senhor, setenta anciãos para ajudá-lo a liderar os israelitas, Deus tomou do Espírito que estava sobre Moisés, e o colocou sobre eles (Nm 11.16,17; ver 11.12 nota). Semelhantemente, quando Josué foi comissionado para que sucedesse Moisés como líder, Deus indicou que “o Espírito” (i.e., o Espírito Santo) estava nele (Nm 27.18 ver nota). O mesmo Espírito veio sobre Gideão (Jz 6.34), Davi (1Sm 16.13) e Zorobabel (Zc 4.6). Noutras palavras, no AT a maior qualificação para a liderança era a presença do Espírito de Deus.

(4) O Espírito de Deus também vinha sobre indivíduos a fim de equipá-los para serviços especiais. Um exemplo notável, no AT, era José, a quem fora outorgado o Espírito para capacitá-lo a agir de modo eficaz na casa de Faraó (Gn 41.38-40). Note, também, Bezalel e Ooliabe, aos quais Deus concedeu a plenitude do seu Espírito para que fizessem o trabalho artístico necessário à construção do Tabernáculo, e também para ensinarem aos outros (ver Êx 31.1-11; 35.30-35). A plenitude do Espírito Santo, aqui, não é exatamente a mesma coisa que o batismo no Espírito Santo no NT (ver o estudo O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO). No AT, o Espírito Santo vinha sobre uns poucos indivíduos selecionados para servirem a Deus de modo especial, e os revestia de poder (ver Êx 31.3 nota). O Espírito do Senhor veio sobre muitos dos juízes, tais como Otniel (Jz 3.9,10). Gideão (Jz 6.34), Jefté (Jz 11.29) e Sansão (Jz 14.5,6; 15.14-16). Estes exemplos revelam o princípio divino que ainda perdura: quando Deus opta por usar grandemente uma pessoa, o seu Espírito vem sobre ela.

(5) Havia, ainda, uma consciência no AT de que o Espírito desejava guiar as pessoas no terreno da retidão. Davi dá testemunho disto em alguns dos seus salmos (Sl 51.10-13; 143.10). O povo de Deus, que seguia o seu próprio caminho ao invés de ouvir a voz de Deus, recusava-se a seguir o caminho do Espírito (ver Gn 16.2 nota). Os que deixam de viver pelo Espírito de Deus experimentam, inevitavelmente, alguma forma de castigo divino (ver Nm 14.29 nota; Dt 1.26 nota).

(6) Note que, nos tempos do AT, o Espírito Santo vinha apenas sobre umas poucas pessoas, enchendo-as a fim de lhes dar poder para o serviço ou a profecia. Não houve nenhum derramamento geral do Espírito Santo sobre Israel. O derramamento do Espírito Santo de forma mais ampla (cf. 2.28,29; At 2.4,16-18) começou no grande dia de Pentecoste.

fonte;  http://www.midiagospel.com.br/doutrinarios/o-espirito-santo-no-antigo-testamento



III- O Espírito Santo em o Novo Testamento

Nos Evangelhos vemos a ação do Espírito Santo em relação à vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em Mateus, Marcos e Lucas há 35 referências.

A. Do nascimento de Cristo ao seu batismo

(1) Jesus foi concebido por obra e graça do Espírito Santo (Mt 1.20; Lc 1.35).
(2) João Batista, o precursor, foi cheio desde o ventre de sua mãe (Lc 1.15).
(3) Izabel foi cheia do Espírito Santo (Lc 1.41).
(4) Zacarias profetizou, cheio do Espírito Santo (Lc 1.67).
(5) Simeão recebeu uma revelação acerca do nascimento do Messias (Lc 2.25-27).
(6) João Batista profetizou que Jesus batizaria no Espírito Santo (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16).
(7) O Espírito Santo desceu em forma de pomba no ato do batismo de Jesus (Mt 3.16; Lc 3.22; Jo 1.32, 33).
(8) O Espírito mesmo conduziu o Filho Amado ao deserto (Mt 4.1; Lc 4.1; Mc 1.12).
(9) Jesus Cristo não recebeu o Espírito por medida (Jo 3.34).

B. O Ministério de Jesus e o Espírito Santo

(1) Jesus voltou para a Galiléia pela virtude do Espírito (Lc 4.14).
(2) O Espírito do Senhor sobre Ele (Lc 4.18-21).
(3) Jesus expulsou demônios pelo poder do Espírito Santo (Mt 12.28).
(4) Deus o Pai ungiu Jesus com o Espírito Santo (At 10.38)
(5) O Espírito Santo ressuscitou Jesus dentre os mortos (Rm 8.11; 1 Pe 3.18).
(6) Pelo Espírito, Jesus se ofereceu, imaculado (Hb 9.14).
(7) Antes de partir Jesus deu mandamentos pelo Espírito (At 1.2).

Jesus foi concebido pelo Espírito, andou no Espírito, ressuscitou pelo Espírito. Agora, como o Senhor glorificado, Ele dá o Espírito ao Seu povo, a fim de que possa andar como Ele andou, servir como Ele serviu, viver como Ele viveu e ser erguido dentre os mortos como Ele foi erguido. Urge notar que Ele só começou o seu ministério depois de ser ungido pelo Espírito Santo, de um modo visível, no ato do batismo nas águas.

C. Jesus ensina acerca do Espírito

(1) O Espírito ensinará aos discípulos como hão de falar (Mt 10.19, 20; Mc 13.11; Lc 12.11, 12).
(2) A blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada (Mt 12.31; Mc 3.29; Lc 12. 10).
(3) Davi profetizou pelo Espírito Santo (Mc 12. 36).
(4) O Espírito será dado em resposta à oração (Lc 11.13).
(5) O batismo nas águas é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19).
(6) Todos devemos ser batizados nas águas e no Espírito Santo (Lc 3.16; Mc 16.16; Lc 24.48, 49).
(7) O Espírito é o que dá vida (Jo 6.63).
(8) O Espírito Santo é como Água Viva para o crente em Jesus Cristo (Jo 4.14; 7.38, 39).
(9) "Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará" (Jo 14.16, 17,26).
(10) O Consolador virá da parte do Pai (Jo 15.26).
(11) "Eu vos enviarei o Espírito" (Jo 16.7, 13).
(12) "Recebei o Espírito" (Jo 20.22).
(13) "Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de Poder" (Lc 24.49).

D. O Espírito Santo em Atos

No livro de Atos há 56 referências sobre Ele. O realce mais excelente no livro de Atos é a atividade do Espírito Santo. Seu Poder e Sua Liderança são a base fundamental da Igreja do primeiro século. Ele foi derramado no Pentecoste para capacitar os seguidores de Jesus Cristo a cumprirem tudo quanto o Senhor lhes mandou fazer. O livro de Atos poderia ser chamado de "Os atos do Espírito Santo através dos discípulos". Notemos: Apesar de os discípulos de Jesus serem salvos (Lc 10:20), limpos (Jo 13:10), tendo deixado tudo para segui-LO (Mt 19:27), tendo recebido um sopro do Espírito (Jo 20:22), tendo ouvido os ensinos do Mestre, testemunhado os Seus milagres por mais de três anos e terem sido testemunhas oculares de Sua morte, sepultamento e ressurreição, só lhes foi permitido pregar após serem batizados no Espírito Santo (Lc 24:49; At 1:4,8).
No livro de Atos observamos a Obra Poderosa do Espírito Santo (At 1:8).

(1) A obra supervisora do Espírito Santo

1) Deus mandamento aos discípulos (At 1:2).
2) Julgou os mentirosos (At 5:3,9).
3) Mandou que Filipe se ajuntasse ao carro do eunuco (At 8:29).
4) Arrebatou a Filipe (At 8:39).
5) O Espírito disse (At 10:19; 11:12).
6) Chamou, separou e enviou Barnabé e Paulo (At 13:2,4).
7) "Pareceu bem ao Espírito Santo..." (At 15:28).
8) "Tendo sido impedidos pelo Espírito Santo..." (At. 16:6,7).
9) Constituiu bispos para apascentarem o rebanho (At. 20:28).

(2) A obra reveladora ou profética do Espírito Santo

1) O Espírito Santo falou pela boca de Davi (At 1:16).
2) Ágabo profetizou inspirado pelo Espírito (At 11:28).
3) De cidade em cidade o Espírito revelava a Paulo (At 20:23).
4) Pelo Espírito, diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém (At 21:4).
5) "Isto diz o Espírito", falou o profeta (At 21:11).
6) Paulo cita Isaías (At 28:25-27).
7) Profetas, mestres e profetizas que jejuavam, ouviam e profetizavam pelo Espírito (At 13:1,2; 21:9).

(3) Outras atividades do Espírito mencionadas no livro de Atos

1) Testemunhando (At 5:32).
2) Confortando, consolando (At 9:31).
3) Muitos resistiam ao Espírito Santo (At 7:51).
4) Deus, o Pai, ungiu a Jesus com o Espírito (At 10:38).

Torna-se evidente que o Espírito Santo não é uma vaga influência benéfica (consciência), porém, uma personalidade com um propósito.
A terra foi, uma vez, visitada por Deus em forma humana (Jesus Cristo). Ele, ao partir, prometeu a descida do Espírito que veio e está no nosso meio, pronto a agir onde quer que haja corações prontos a recebê-LO. Estes dois acontecimentos são fatos de verdades essenciais do cristianismo.
A Igreja primitiva era constituída de "homens iletrados e incultos" (At 4:13); pobres (At 3:6); sem prestígio (1 Co 4:13); "... é corrente a respeito desta seita que por toda parte é ela impugnada". (At 28:22). E no entanto, "transtornaram o mundo" (At 17:6) e o Evangelho se espalhava pelo mundo de então (Cl 1:6,23). Por quê? Porque eles eram cheios do Espírito Santo e eram guiados por Ele. Eles possuíam o Espírito e o Espírito os possuía. Eles iam com Ele e O sentiam ao lado (Paráclito).

fonte; http://www.janeladosceus.com.br/oespiritosantonont3.htm



IV- A Missão do Espírito Santo
 A operação do Espírito Santo na vida do pecador
Ele convence do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11)
Ele opera a conversão (Jo 3.3.5; Rm 8.11)

Algumas ações do Espírito Santo na vida do crente:

É dado no ato da conversão (Pv 1.23; Ef 1.13).
Habita somente no crente. (Gl 4.6; Rm 5.5; 1Jo 3.24) O mundo não pode receber! (Jo 14.17)
Ele é o penhor (garantia) de nossa salvação. (2 Co 1.22; Ef 1.13,14)
Dá garantia de que somos filhos de Deus (Rm 8.16)
Não nos controla, mas guia-nos na verdade. (Jo 16.13; Rm 8.14; Gl 5.18)
Ele nos purifica (Rm 1.4; 1 Pe 1.2)
Ele nos santifica contra a natureza carnal (2Ts 2.13)
Abre nosso entendimento para compreender as Escrituras (1 Co 2.10)
Ele intercede e ajuda em nossas fraquezas. (Rm 8.26)
Capacita o crente para a obra de Deus. (At 13.2-4)
Fortalece o crente transformando-o a cada dia. (Ef 3.16-17; 2 Co 3.18)

Alguns nomes do Espírito Santo

Espírito de Deus – Ele executa a vontade divina. (Jo 1.1-5; Gn 1; 2.1-3)
Espírito de Cristo – Ele glorificar o nome de Cristo. (Jo 16.14)
Consolador – Do grego “paracletos” – significa alguém chamado para ficar ao lado de outrem para ajudá-lo em qualquer eventualidade. (Jo 14.16,17; At 9.31)
Espírito da Verdade – (Jo 16.13).
Espírito de Sabedoria e de Revelação – (Is 11.2; Ef 1.17; At 6.10)

A operação do Espírito Santo na Igreja

Na obra missionária (At 13.1-4)
No ministério da pregação – É necessário unção do Espírito para pregar a Palavra afim de que a mensagem não seja vazia, insípida e sem poder. Pedro pregou em Jerusalém com poder e assim os judeus foram convictos e se arrependeram de haver rejeitado e crucificado Jesus o Messias (At 2.37-41; 4.33)
Ele fala à igreja – At 15.28. Em apocalipse aparece 7 vezes a expressão “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (2.7; 11, 17, 29; 3.6, 13, 22);

Alguns símbolos do Espírito Santo:

Fogo (ardor) – Refere-se a limpeza, purificação, zelo ardente (Is 4.4; Mt 3.11,12 Jr 20.9)
Vento – Simboliza soberania e obra regeneradora. (Ez 37.9; Jo 3.8; At 2.2)
Água – Fonte de água viva que inunda nossas almas purificando, refrescando, saciando a sede, e tornando-nos frutíferos. (Ez 36.25-27; Jo 3.5; 4.14; 7.38,39)
Selo – Como propriedade de Deus temos que conservá-lo até a sua volta. (Ef 1.13; 4.30; 2 Co 1.22; 5.5)
Azeite – No AT era usado para ungir reis e sacerdotes em Israel. (Sl 133.2) Ser ungido significa ser revestido de autoridade de Deus para determinada tarefa espiritual ou secular. (Sl 45.7); No NT quando alguém está enfermo deve chamar os presbíteros para unção e oração. (Tg 5.14,15)
Pomba – Fala de brandura, amabilidade, doçura, simplicidade e paz. (Mt 3.16; 10.16)

fonte http://www.blogdosemeador.com/discipulado/o-espirito-santo


Conclusão

At 5.3,4 “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

É essencial que os crentes reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn 1.2; Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30). Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia (2Pe 1.21), nem o NT (Jo 14.26, 1Co 2.10) e nenhum poder para proclamar o evangelho (1.8). Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo.
texto ; http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/espiritosanto.htm

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair Cesar Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário