sábado, 21 de março de 2015

LIÇÃO 12 - CÉU E INFERNO?



TEXTO BÍBLICO: (Jo 14.1-7)

ENFOQUE BIBLICO
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar” (Jo 14.2)
Objetivos
Compreender  a realidade do céu e do inferno.
Saber da impossibilidade de negar biblicamente o céu e o inferno.
Mostrar biblicamente a alegria dos justos e suas recompensas.

CÉU E INFERNO?
Para algumas pessoas nem existe céu e muito menos o inferno. Mas é claro que são pessoas sem conhecimento bíblico, pois é provado que tanto o céu, quanto o inferno, ambos são reais.

A REALIDADE DO CÉU
Não é tão simples assim descrever o céu, alguns homens que tiveram visões ou foram arrebatados até ao céu, deixaram relatos emocionantes, porém, pouca descrição sobre o lugar, porque é impossível descrever o céu em linguagem humana. O que sabemos é que Deus criou o céu para sua habitação. O Apostolo Paulo na segunda carta aos Coríntios, conta a revelação, que teve sobre o terceiro céu, mas no versículo quatro do mesmo capitulo, ele fala que fora arrebatado até ao Paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é licito falar. (2Co 12.1-4). Não acrescenta muito, pois, não há relato de como é o céu, a não serem as coisas inefáveis (que significa: o que não pode ser expresso verbalmente, algo divino e transcendental), e assim o Apostolo não podia falar e nem se gloriar de nada, pois as belezas vista lá eram atributos de belezas e perfeição superiores aos níveis terrenos que não  pode ser expresso por palavras humanas. O Profeta Ezequiel disse que, se abriram os céus, e ele viu as visões de Deus. Portanto suas visões são um tanto misteriosas é preciso prestar muita atenção para entendê-las (Ez 1.1-28). Já João o Batista, viu o céus se abrirem por ocasião do batismo de Jesus, prova da existência do céu e que de fato o Deus Todo Poderoso e Criador de todas as coisas lá habita (Mt 3.16). O céu também será a habitação dos salvos em Cristo Jesus (Jo 14. 3), Estevão o primeiro mártir do cristianismo, viu o lugar (At 7.56), de fato uma visão Gloriosa, daquilo que espera ao salvo vencedor em Cristo Jesus. Ao apostolo João fora feito o convite para entrar no céu (Ap 4.1), e João passa a relatar o Apocalipse de lá. Em todas as passagens ficou comprovada, que o céu, não é uma imaginação, embora não se podem explicar suas belezas com linguagem humana, mas é um lugar real. Embora o céu não possa conter (2Cr 2.6), Deus é infinitamente grande, todavia a Bíblia diz que é lá que Deus habita (Is 66.1). Após o cumprimento do Ministério terreno de Jesus, ele foi recebido no céu e se assentou a Destra de Deus o Pai (Mc 16.9), o céu é conhecido com a casa do Pai (Jo 14.2). É o lugar prometido aos salvos (Jo 14.3)

A REALIDADE DO INFERNO
Há sempre uma pergunta: Porque existe o inferno? Já pensou se não existisse? O Universo seria como uma cidade sem aterro sanitário, não haveria um lugar para por os desobedientes, que não aceitam as verdades bíblicas e não se convertem a Cristo. Pois assim como o céu é a habitação de Deus e dos salvos, o inferno é o lugar para onde vão as almas dos mortos sem Cristo, aquilo que a Bíblia chama de Hades (lugar intermediário, em que os mortos aguardam conscientemente o julgamento Lc 16.24-26). A vontade de Deus é que nem um homem vá para o inferno, pois, inferno foi criado para os anjos que se rebelaram (Mt 25.41). Negar a existência do inferno, não muda nada, pois ele não deixará de existir, é um lugar real. O céu é um lugar muito além da imaginação humana, lugar de gozo incomparável, o inferno é exatamente o oposto, o sofrimento vai além da imaginação humana (Mc 9.43). Já ouvimos muita coisa sobre o inferno, revelações, arrebatamentos que passaram pelo inferno, nos contam coisas arrepiantes. É interessante que a Bíblia diz que o inferno é o lugar onde irão habitar os mortos que morreram sem aceitar a Cristo como Salvador de suas almas. E o lugar ainda será inaugurado, e, além disto, a idéia que as Escrituras dão deste lugar sombrio é muito diferente da maioria das revelações que já ouvimos (Ap 19.20; 20.13,14). Sendo assim o que sabemos é que os futuros habitantes do inferno (lago de fogo), hoje se encontram no hades, um tipo de cadeia temporária, um lugar além da sepultura, será chamado na segunda ressurreição, julgados e jogados no lago de fogo (inferno).

RESUMO
Já escolheste o lugar? (Lc 16.19-31)


SOARES,  Esequias– Manual de Apologética Cristã – CPAD, 2003, RJ

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Pr Jair Rodrigues
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário