sexta-feira, 13 de março de 2015

LIÇÃO 11- VIDA APÓS MORTE?



TEXTO BÍBLICO: (1Co 15.14,20-28)

ENFOQUE BIBLICO
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mt 10.28)

Objetivos
Conhecer a causa e a realidade da morte.
Compreender o poder das escolhas e as suas conseqüências após morte.
Saber que o purgatório não existe.
VIDA APÓS A MORTE?

A REALIDADE DA MORTE
É complicado definir como é a morte, a ciência diz que assim que damos o ultimo suspiro, várias partes de nosso corpo que estão na ativa tentarão reverter o processo (Super Interessante, 2012/9).

A morte humana assim como a própria vida é um dos temas mais polêmicos da existência. Na religião a morte é vista como a fase transitória, como o momento do julgamento e da entrada num outro mundo. Cientificamente a morte é a extinção de um organismo, o momento em que o ser humano deixa de existir. Enquanto que a filosofia vê a morte como função da totalidade da vida.

Biblicamente a morte está no mundo como resultado do pecado (Gn 1.20-27; 2.7,22; 3.22,23). Diante desta verdade os Israelitas olhavam para a vida com uma atitude positiva (Sl 128.5,6), quem vivia muito entre os israelitas eram considerados abençoados (Sl 91.16). A morte trazia tristeza, expressada com lamentações e m voz alta e com luto profundo, entre os israelitas tinham salmos que era exatamente para a ocasião da morte de alguém (Mt 9.23; Lc 8.52).
Não há no mundo uma religião, pensamento filosófico ou cientifico que negue a existência da morte. A morte é a única certeza que temos diz a filosofia. Todos os que nascem hão de morrer. A biologia trata a morte como algo comum, natural para os organismos, que podem morrer todos de uma só vez, ou paulatinamente. Teologicamente a morte também é certa, então o que temos de fazer enquanto vivos é nos preparar para a vida após morte.

O PODER DE ESCOLHER E SUAS CONSEQUENCIAS
Qual é o momento exato da morte? É diante desta incerteza que temos de nos preparar. Que a morte existe é fato, que há vida após morte também já é compreensível, com raras exceções dentro do contexto religioso em que vivemos as grandes religiões crêem que há vida após morte. Sendo assim, para onde vamos após a morte? Você sabia que a escolha é nossa?

Muitos não acreditam que a escolha é nossa, tanto que andam de forma desordenada e dizem: “quando eu morrer Deus me leve para onde ele quiser”, outros, “Deus me leve para onde eu merecer”. Mas biblicamente a escolha é nossa. Não podemos escolher o dia e nem a hora da morte, mas que tipo de vida nós queremos após a morte sim. Jesus falou sobre dois caminhos, um que leva ao céu e o outro a perdição (Mt 7.13,14). Jesus contou uma parábola (alguns dizem não ser uma parábola), onde o rico fez a escolha de viver regaladamente, sem regras, nada era pecado, portanto fez o que bem quis como que andando pelo caminho largo, enquanto que Lázaro viveu uma vida com muitas dificuldades, regras para tudo. Jesus disse que ambos morreram e foram para a vida eterna, como nem todos os caminhos levam a Deus, como dizem.  Lazaro por ter andado no caminho de Deus, obedecendo a suas leis, depois da morte foi para o seio de Abraão (hoje o Paraíso), enquanto que o rico oponente foi para um lugar de tormento. (Lc 15.19-31).

Algumas doutrinas anti-bíblicas procuram dar um jeitinho, pensando em melhorar afirmam que haverá estado intermediário, onde os mortos aguardarão. Nesta ilusão muitos esperam passar pelo purgatório, que segundo essa doutrina do catolicismo, haverá um lugar intermediário aonde os mortos serão purificados de seus pecados e depois seguirão para o céu. Há grupos religiosos que acreditam no sono da alma, onde a pessoa morta fica inconsciente aguardando a ressurreição, outros como o espiritismo, acreditam na reencarnação.
Biblicamente há dois caminhos, um que leva ao céu e outro a perdição, como já falamos nos parágrafos acima. Então quem anda no caminho estreito, morre salvo e a sua alma aguarda no Paraíso o dia da ressurreição, enquanto que os que vão para a perdição têm suas almas guardadas no hade, lugar de tormento, também aguardando a ressurreição, mas para uma eternidade sem Deus. Por mais que queiram dar outra roupagem para a vida após morte, a realidade é a que está na Bíblia.


FONTES CONSULTADAS
HORTON, Stanley M – Teologia Sistemática, Uma perspectiva Pentecostal, CPAD 2005, RJ

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário