sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LIÇÃO 02 – EM DEUS, O NOSSO PAI



Ao Mestre
Prezado (a) nessa lição abordaremos um dos temas teológico mais discutido em todas as épocas - Deus. Diante do sincretismo religioso que tem se instaurado na sociedade pós-moderna a maioria das pessoas não sabem distinguir sua identidade religiosa. Atualmente por meio da televisão, jornais, musicas, cinema, internet, são tantos os deuses que surgem, e o pior deles é aquele que a maioria da humanidade tem produzido para si, pelo seu egoísmo e individualismo.
No panorama pós-moderno, a secularização trouxe grandes mudanças. Atualmente com a des-instuticionalização eclesial (da Igreja) há uma reconfiguração do individuo quanto à religião, não apenas no trânsito de um credo para outro, como também em uma crença subjetivada.

No universo religioso atual, o individuo moderno se apropria do sagrado e o seculariza, ou vice-versa, tornando-se um ser “espiritualista” que como um receptor recebe fragmentos de todas as religiões, fundindo em seu intimo um deus, desenvolvido a partir de sua busca interior, onde a Sagrada Escritura é subjetivada e cada qual projeta sua própria religiosidade. Tal posicionamento resulta em uma precariedade, cada vez mais evidente de engajamento das pessoas com o conhecer a Deus e servi-lo, gerando um contexto de des-compromisso e maior diversidade de grupos, impossibilitando um consenso e uma articulação para o aprimoramento de uma genuina comunhão com Deus e uns com os outros.

Daí a importancia do professor(a) na expansão do Reino de Deus, promover em seus ouvintes o conhecimento que conduzirá cada ser em prosseguir em conhecer a Deus e acrescer Nele sua  fé.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a compreender como Deus se revela através da Bíblia, Seus Nomes e Seus atributos.


Para refletir
“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.”(1 Jo. 3.1 - NVI).

"Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu... O amor de Deus por nós não é apenas um sentimento cordial, ou circunstancial como presenciamos tantas vezes entre os seres humanos. O amor de Deus por nós, não depende do que possamos fazer em favor Dele, ou por sermos digno Dele, pois não somos. Ele nos ama desde que decidiu criar o ser humano. Com a queda espiritual da humanidade no Éden, nos prometeu e enviou-nos um Salvador - seu Filho - para que através de seu sacrifício, fossemos reiterados a ELE novamente. Através de Sua Palavra O conhecemos e aprendemos a amar-nos uns ao outros com sinceridade e altruísmo, e assim nos aperfeiçoamos para que possamos para sempre estar com ELE.


Texto Bíblico: Jo. 3.16,17; Mt. 6.9-13.


O conceito bíblico de Deus
As questões que dizem respeito a existência de Deus não são discutidas nas Sagradas Escrituras, que afirma sua existência como certa. O texto sagrado inicial já revela Deus como Criador Soberano dos céus e da terra. É através da Bíblia que conhecemos Quem é Deus, por meio de Sua autorrevelação em Sua iniciativa em fazer-se conhecer. as tentativas de se chegar a Deus mediante o raciocínio é limitado. Limitado ao âmbito da criação, quer seja a natureza externa, quer seja pela subjetividade humana, somos incapazes de chegar mediante o raciocínio a uma compreensão válida do Criador transcendente.

Deus se revela mediante o Seu Espírito (1 Co. 2.10,11) a cada um segundo nossa própria limitação, é através disso que cremos e prosseguimos em conhecê-LO. A revelação de Deus de Si mesmo atingiu seu ponto máximo na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual é a expressa imagem de Sua glória (Hb. 1.3) e a Palavra (verbo) viva.
Deus se revela ao ser humano em seu cotidiano por meio de auxilio em suas adversidades. Encontramos n Bíblia vários nomes circunstanciais de Deus, era assim denominado mediante a dificuldade em que seu povo se encontrava.

ELOHIM: Deus "Criador, Poderoso e Forte" (Gn 17.7; Jr. 31.33) - a forma plural de Eloah, a qual acomoda a doutrina da Trindade. Da primeira frase da Bíblia, a natureza superlativa do poder de Deus é evidente quando Deus (Elohim) fala para que o mundo exista (Gn. 1.1).

EL SHADDAI: "Deus Todo-Poderoso", "O Poderoso de Jacó" (Gn. 49.24; Sl 132.2,5) - fala do poder supremo de Deus sobre todos.

ADONAI: "Senhor" (Gn. 15.2; Jz. 6.15).

JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" (Gn. 22.14) - o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" (Êx. 15.26) - "Eu sou o Senhor que te sara", tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades.

JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha bandeira" (Êx. 17.15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17.

JEOVÁ-MAKADESH: "O Senhor que santifica, torna santo" (Lv. 20.8, Ez. 37.28) - Deus deixa claro que apenas Ele, pode purificar o Seu povo e fazê-los santos.

JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz" (Jz 6.24) - o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de vê-lO.

JEOVÁ-TSIDKENU: "O Senhor nossa justiça" (Jr. 33.16) - Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, o qual tornou-se pecado por nós "para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Co. 5.21).

JEOVÁ-ROHI: "O Senhor nosso Pastor" (Sl. 23.1) - Depois de Davi ponderar sobre seu trabalho como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara: "Yahweh-Rohi nada me faltará" (Sl. 23.1).


Definição de Deus
A Bíblia apresenta descrições de Deus, conforme Ele tem se revelado. Segundo a descrição bíblica, são as verdades de que Ele é pessoal, espiritual e santo:

Deus é um Ser Pessoal:se revela por nomes, é Criador e Preservador de toda a natureza, e Pai celeste que indica que Ele sustenta, cuida pessoalmente de cada filho.

Deus é Espírito:como Espírito é Deus vivo, possui em Si mesmo vida infinita (Sl. 36.9; Jo. 5.26).  Ele não pode ser limitado a tempo, espaço, poder, enfim, em nada.

Deus é Santo:é um dos aspectos fundamentais da existência de Deus - Sua Santidade. Ele é incomparável em pureza, bondade, sublimidade. Em sua santidade, Deus é a deidade transcendente.

Os Atributos de Deus
Deus é autoexistente, essencialmente Ele sustenta todas as coisas.

Eterno, Imutável, Onipotente e Onipresente: Deus não teve principio de existência, está entronizado como Senhor de todas as coisas, não tem sombra de variação, é o Mesmo e pode fazer todas as coisas, diz a Sagrada Escritura que Ele chama a existência as coisas que ainda não são. E pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

Onisciente:Deus sabe todas as coisas, literalmente "sabe tudo". Conhece todos os pensamentos, intenções e os atos externos de todas as pessoas. Cuida desde o menor das criaturas viventes até de cada ser humano. Está no controle de toda a história humana, o livro de Daniel registra de forma extremamente precisa todos os acontecimentos futuros, alguns já ocorridos e os demais que ainda há de ocorrer.


Aplicação da Lição
Deus é Espírito vivo e pessoal, perfeito, digno de adoração. Não é limitado pelo tempo e espaço, criou e sustenta o cosmo, as leis cientificas, as fronteiras geográficas e políticas. Deus transcende toda a criação, mas não deixa de se relacionar ativamente com cada vida humana, lar, cidade, nação e história em geral.

Enfatize aos alunos que um dos atributos comunicáveis de Deus é o amor,  é solidário com nossas dores, tristezas e todas as circunstancias adversas que enfrentamos. Seu amor por nós O levou a doar-Se, dando-nos Seu Unigênito Filho para que fossemos resgatados do mal e possamos morar com eternamente com Ele.


Fontes Consultadas:
·         BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição, 1889.
·         ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã.São Paulo, Reimpressão em 1 volume, 2009..
·         HORTON, Stanley M.. Teologia Sistemática. CPAD.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário