domingo, 25 de janeiro de 2015

LIÇÃO 04 – O DEUS QUE PROVÊ



Ao Mestre
Prezado (a) lição de hoje ministraremos sobre o Deus presente. Aquele que sempre está ao nosso lado em meio as dificuldades do cotidiano. Temos um Deus pessoal que se importa conosco, que sempre está atento, nos direcionando, nos auxiliando. Muitas pessoas sofrem e se frustram quando não vêem as coisas acontecerem no seu tempo, porque estão vivendo no ritmo frenético deste mundo. Vivemos numa sociedade imediatista, isto é, que deseja tudo para ontem, no entanto, a Bíblia nos ensina trilhar um caminho oposto, "correndo com paciência", pois "há tempo para todas as coisas".
Quando se trata do nosso futuro, a situação é assustadora. Preocupamo-nos com família, profissão, projetos. Todavia, Jesus nos disse que não devemos estar ansiosos por "coisa alguma", uma vez que toda a nossa vida está nas mãos Daquele que cuida carinhosamente de toda a criação e tem o passado, presente e futuro em suas mãos.
Deus não apenas sabe o que faz, mas precisamente quando deve realizá-lo. Foi assim com o nascimento de Jesus, "na plenitude dos tempos", e o será também no "fim dos tempos".

Essa lição é uma oportunidade de despertarmos em nossos alunos a fé. A confiança em um Deus provedor. Deus continue abençoando grandemente o seu ministério. Abraços!


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a crer que jamais estamos sós. Deus sempre está conosco, não importa a dificuldade ou a periculosidade da situação, ou local onde nos encontrarmos – há um Deus fiel que jamais nos desampara.


Memorizando
“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.(1 Pe 5.7 – NVI).

A Poderosa Mão de Deus (1 Pe. 5.6), nos fala acerca da Providencia Soberana de Deus parte com seus filhos. Com essa confiança podemos lançar sobre Ele nossas preocupações, nossas ansiedades em uma entrega decisiva de nosso viver ao SENHOR que tudo pode fazer.


Texto Bíblico:Ex. 16.1; 17.16.


Subsidio Teológico
Deus é fiel e verdadeiro. Seus juízos e palavras em linguagem humana são cumpridas. Não há infidelidade em Deus. Mantenhamos firme a nossa esperança Nele sem vacilar, pois cuida de nós em todos os aspectos: físico, espiritual, emocional e psíquico. Deus cuida do ser humano de forma integral e permanente.


Deus provê
Desde a criação Deus se preocupou com o bem estar do ser humano. Antes de criar o homem e a mulher, o SENHOR criou o jardim, com tudo que uma pessoa precisa para ser saudável e feliz, suprindo sua condição física, espiritual, emocional e psíquica.

A Bíblia nos apresenta um Deus que se preocupa profundamente até mesmo com os passarinhos (Mt. 10.29). Ao longo dos quarenta anos no deserto Deus cuidou do seu povo, e os orientou através da nuvem de dia, e a noite uma coluna de fogo (Êx 13.21-22), não deixou nada faltar, as roupas não envelheceram, nem os pés incharam (Dt 8.4), proveu água e comida, deu vitoria diante dos inimigos. Devemos acreditar no Deus que servimos, assim como Ele cuidou de Israel no deserto também cuidará de nós nas horas das dificuldades.

Deus provê alimento
Deus cuidou do seu povo dando-lhe Maná e codornizes, quando estavam com fome (Êx 16.2-3,11-12). O Maná era considerado coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada (Nm 11.7). É interessante observar á provisão do maná e das codornizes. Segundo o que se sabe é era comum que grandes bandos de codornizes em suas viagens migratórias atravessavam com freqüência o mar vermelho e a península do Sinai. E esgotadas pelo vôo sobre o mar, ás vezes grandes quantidades delas caíam e eram fáceis de caçar. Deus providenciava codornizes de maneira natural, ou seja, Ele usava os meios da natureza (Êx 16.13, Sl 104.30, Nm 11.31-32), porém a maneira pela qual ele providenciava o maná era de fato algo completamente milagroso, o maná vinha do céu (Êx 16.4). É bom lembrar que a Igreja tem o seu maná diário, que é Cristo, pois Ele disse que é o pão da vida que veio do céu (Jo 6.51; 6.35).


Deus provê água
Em uma outra ocasião o povo estava diante da dificuldade em um lugar chamado Refidim (Êx 17.1), onde não tinha água para beber. O nome Refidim tem um significado interessante que é “larguezas”. Outros comentaristas dizem ser de uma raiz que tem vários significados como, “lugar para reclinar”, “conforto”, “cama”, “refrigério”. Ao contrário do lugar o significado do nome era bem diferente, pois pelo que parece o povo teve que deparar com á falta de água e com os inimigos (Êx 17.1-7; 8-16). Porém foi em Refidim que mais uma fez Deus proveu água para o seu povo beber.  A primeira vez, em Mara ele orientou á Moisés que saneasse as águas de maneira milagrosa.  Agora ele fez brotar água da rocha (Sl 78.15). Se não bastasse a falta de água teriam que enfrentar os inimigos logo depois, mas o bom de tudo isso é que Deus estava no controle de tudo.


Deus provê segurança
O propósito da nuvem para com o povo de Deus era regular os movimentos (Êx 40.36-37), era guiá-los (Êx 13.21), e defende-los dos seus inimigos (Êx 14.19; Sl105. 39). A nuvem também era a glória da presença de Deus sobre o propiciatório (Lv 16.2). Em toda peregrinação do povo de Israel no deserto a nuvem orientava-os, e direcionava a seguir o caminho determinado pelo o Senhor, isso nos da exemplo de obediência e submissão as ordens de Deus. Se o cristão quiser viver sob os cuidados de Deus terá que submeter as orientações dele assim como fez Israel no deserto. Deus cuidava de seu povo de maneira poderosa, de dia a presença de Dele se manifestava como uma nuvem sobre o tabernáculo para que o povo pudesse segui-lo, mesmo que aparentemente as coisas estivessem claras, Israel precisava de alguém que conhecesse o caminho para guiá-los (Sl 78.14). Se durante o dia o povo precisa dos cuidados de Deus, e á noite então? Os perigos da noite aumentavam, pois a escuridão sempre traz consigo o medo e a insegurança. No entanto, o Senhor proveu ao povo segurança e cuidados que eles precisavam, e durante a escuridão conduzia-os com uma coluna de fogo, clareando o caminho a ser seguido e aquecendo-os durante a fria noite do deserto (Êx 13.21-23). Deus cuida dos seus, Ele jamais abandona, principalmente nas dificuldades, pois todo aquele deseja o amparo seguro Nele encontrará (Sl 91).

Se não bastasse, mesmo Deus livrando o povo da escravidão, saneando água, fazendo chover Maná do Céu, providenciando codornizes no arraial, vendo tudo isso eles ainda murmuravam contra Deus (Êx 15.24; 16.2-3; 17.3). Quanto aos cuidados de Deus para com o povo, eles sempre reagiam com incredulidade e ingratidão. A incredulidade é uma ofensa contra Deus, e foi isso que á antiga geração de Israel fizeram quando andaram no deserto. É bom lembrar ao aluno que todos que reagiram de maneira incrédula e ingrata morreram no deserto (Hb 3.17-19). A incredulidade do povo está clara,quando todas as vezes que se encontravam em dificuldades murmuravam contra Deus e Moises,é evidente a dureza do coração do povo de Israel. A incredulidade do povo foi tão grande, que mesmo vendo Deus operar maravilhas no deserto duvidaram e, ”Falaram contra Deus, dizendo: Pode, acaso, Deus prepara-nos uma mesa no deserto”?(Sl 78.19). Podemos detectar na frase, “Pode acaso, Deus prepara-nos uma mesa no deserto” a profundidade da incredulidade do povo em relação aos cuidados de Deus, tal conduta está clara através da expressão “pode acaso Deus”... Deus tudo pode, confiemos incondicionalmente em sua palavra (Gn 18.14, Lc 1.37). No Egito o povo de Israel estava acostumado em ter, aparentemente o melhor (Êx 16.3). Porém é bom ter cuidado com essa posição de “acostumado” estejamos prontos para qualquer situação, para não cair, nos mesmos erros que povo de Israel caiu. Devemos atentar para o exemplo do apostolo Paulo de contentamento e resignação (Fp 4.11-17).


Aplicação da Lição
Deus através da provisão do dia a dia queria ensinar a Israel à lição da dependência diária. Porém reagiam de maneira contraria aos cuidados Dele. As provisões de Deus para com o seu povo nos mostra á sua bondade e misericórdia

Enfatize aos seus alunos que Deus suprirá verdadeiramente as nossas necessidades que nós lhe apresentarmos, não importa se podem parecer pequenas ou grandes, e isto porque a sua Palavra diz: "O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas e com glória, em Cristo Jesus" (Fil. 4:19).

Nós cremos nesta promessa pois temos visto o cumprimento dela muitas vezes em nosso viver.



Fontes Consultadas:

BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição, 1889.

BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional. São Paulo, Editora Geográfica, 9ª Edição, 2001.

HARRIS, R. Laird; JR, Gleason L. Archer; WALTKE, Bruce K.Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo, Edições Vida Nova, 1ª Edição 1989, Reimpressão 2008.

ELWELL, Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja Cristã. São Paulo, Reimpressão em 1 volume, 2009.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário