sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LIÇÃO 03 – POR QUE DEUS NOS CRIOU?



Na sequência do nosso estudo “Respostas às dúvidas sobre a Fé Cristã”, estamos frente a uma questão muito atual no mundo contemporâneo, a razão da existência do homem. É notório que a análise crítica da sociedade do século XXI “é visual”, o “TER” sobressai ao “SER”. Neste cenário o homem inicia uma busca acirrada pelo “Ter” que neste contexto é muito mais do que o necessário para viver, e sim algo a mais que o possa o colocar acima dos demais para que ele possa estar em conformidade com o “visual” imposto pela sociedade; Salomão no livro de Eclesiastes definirá como vaidade esta busca(Ec 1). Devemos buscar e lutar por uma vida melhor, porém com a consciência que a riqueza lícita é um dom de Deus: “E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus”.(Ec 5:19)             
Quando o homem se decepciona por não enquadrar-se ao modelo de sociedade imposto pelo mundo, ao passar por um grande sofrimento ou uma fase muito difícil na vida. Logo vem a mente a pergunta tema desta terceira aula, Por Que Deus nos Criou ? Outros são até mais ousados e perguntarem por que eu nasci ?

A pergunta “o que é o homem” ocupa o ponto central das preocupações teológicas e filosóficas da presente geração. O problema é que seu excessivo racionalismo o induz a descartar as possibilidades da fé e a desconhecer a revelação de Deus tornando esta tarefa praticamente impossível. Em realidade existem três caminhos que podem trazer possíveis respostas à esta pergunta: A ciência, a filosofia, ou a teologia (Bíblia ou palavra revelada por Deus) cada um deles produz um tipo específico de antropologia.

0 comentários:

Postar um comentário