sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LIÇÃO 03 – O ÚNICO



Texto Bíblico    Is 42.8
                             1 Rs 18.20-26, 30, 36-39

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.

Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.
Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.
Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.
E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.
E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
Objetivos:     Ensinar que há  apenas um Deus verdadeiro

Ao professor:
Esta é uma das lições que o professor precisa estar bastante inteirado  da passagens bíblicas em estudo , afim de poder passar a classe  um relato claro da situação exata, nos tempos do profeta Elias, bem como o desfecho deste período,  procurando,  encaixar  as aplicações para os nossos dias  de hoje.

Introdução
Na lição de hoje, abordaremos Deus, como sendo o Único e Verdadeiro, logo  essas constatações nos fazem pensar,  se Deus é o único e verdadeiro, logo existem outros deuses e falsos.  Sim, no mundo , existem uma infinidade de supostas divindades idolatradas pela humanidade. mas todas, não passam de invenções humanas.
Para esclarecer tal situação, a revista usa como base de discussão,  um período difícil  do povo de Israel, a qual haviam deixado a adoração ao verdadeiro Deus, e tinham se voltado aos ídolos.

E mais uma vez Deus,  mostrou todo o seu poder e gloria, para que não houvesse duvida alguma, de que Ele é o Único e verdadeiro Deus.
Embora os tópicos abaixo se referem ao texto bíblico  em estudo,  achei por bem acrescentar algumas outras informações, que podem ser adicionada a lição.

I- O povo de Israel nos tempos de Elias
Neste tópico, nós  temos 3 situações  a esclarecer:
Quem era Elias
Oque ocorreria em seu tempo
Qual a condição do povo de Israel

a) Quem era Elias
A bíblia é breve ao relatar sobre a vida de Elias, ele surge na historia, o capitulo 17 de 1 Reis, aonde nos informa que Ele era da cidade de Tisbe, dos moradores de Gileade.

b) Oque ocorria em seu tempo
No período em que viveu o profeta Elias, havia se iniciado uma grande apostasia, ou seja, o abandono da fé,  ( isto veremos no próximo tópico)  em conseqüência  o povo esta se voltando a idolatria.

c) Qual a condição do povo de Israel
Este foi sem duvida um dos períodos mais sombrios que o povo de Israel passou,  pois pela má influencia de seus governantes, o povo estava apostatando da fé, ou seja , deixando  de crer em Deus, e iniciando   na idolatria, pois eles já não sabiam mais quem era o verdadeiro Deus.

O povo já estava abandonando o culto a Deus, e  o substituindo por um outro deus, chamado baal. Alguns profetas do Senhor haviam sido mortos e perseguidos.
Foi nessa condições que Deus levantou o profeta Elias, para mostrar ao povo, que Ele, era o único  e verdadeiro Deus.


II-  O problema da Idolatria
Em um sentido simples, podemos afirmar que a  idolatria  é dar atributos de Divino a qualquer objeto,coisa ou pessoa como se tais fossem Deus e adorá-los como tal, exemplo disto adorar imagens de esculturas, ou ídolos.

A idolatria existe desde os primórdios da humanidade,  La no livro do Genesis nos mostra como ela começou:
E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. 
E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.
E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,
E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
Gn 10.8-12

A Bíblia relata sobre este homem,  que era da linhagem má de Caim, ele passou  a ser "poderoso" na terra,  segundo alguns estudiosos,  foi atribuída divindade a Ninrode.Ninrode também exerceu reino sobre babel, que veio a ser o berço de toda idolatria, pois o homem caído, se distanciou de Deus,   e passou a adorar mais a criatura do que o Criador, ou seja, na mais variadas religiões  o ser humano passou adorar, animais, elementos da natureza, ídolos.
Mas a idolatria não se apresenta apenas no sentido religioso,  pois ha muitas pessoas que idolatram pessoas, artistas, clubes de futebol, de certo,  tudo que colocamos no nosso coração,ou que gostamos  mais do que a Deus., certamente é uma idolatria.

Voltando ao caso de Israel, a idolatria do povo se deu pela apostasia de seu governante, ou seja, o rei Acabe, e conseqüentemente, o povo o seguiu:
Esta situação lastimável se iniciou, quando Acabe, rei de Israel, homem este que não  era um justo diante de Deus, se casou com Zesabel, filha do rei dos sidonios:
O relato bíblico destaca que Acabe “tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou” (1 Rs 16.31). E sob a influencia de sua mulher, Acabe passou a institucionalizar a adoração a Baal, em Israel, pois ele  construiu altares, e locais de adoração ao ídolo. Jezabel de acordo com o relato de 1 Reis 18.19, Jezabel trouxe para Israel seus deuses falsos e também seus falsos profetas.

Na época de Elias, haviam outros falsos deuses  em Israel, mas baal era o principal deles, entre algumas atribuições se destaca  o fato  de Baal ser considerado o deus do sol, responsável pela germinação e crescimento da lavoura, o aumento dos rebanhos e a fecundidade das famílias.
Foi por esta mesma razão,  que Deus  fez com que não chovesse por um longo período, afim, de mostrar ao povo, que Baal não tinha poder algum sobre a natureza,

III- O desafio final
A situação do povo era critica,  a apostasia, e a idolatria eram bem presentes, o povo já não sabia mais quem era de fato Deus. o povo estava perdendo a sua identidade espiritual.
A adoração a Baal foi fomentada com tanta força pela casa real que o povo estava dividido em sua adoração, eles já não sabiam a quem deveria ser adorado, Baal  ou o Senhor?

Embora Deus houvesse preservado alguns adoradores, a grande massa da nação estava mais propensa a seguir a falsa adoração a baal. Diante disto Elias seguindo as orientações de Deus, se interpõe nesta situação.

Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.
1 Reis 18:21
Desta maneira, Elias propõe ao povo um desafio, entre ele  e os profetas de baal, pois ambos iriam oferecer um sacrifício, e aquele deus que respondesse com fogo, este seria Deus de verdade.
E conforme o texto bíblico relata, isto foi feito,  os profetas de baal por um bom período de tempo suplicaram, pediram, clamaram, ao ponto de auto se flagelarem , mas nada aconteceu,  e nem poderia, pois baal  não passava de uma grande farsa, pois o ídolo nada é, exatamente, conforme disse o apostolo Paulo.
Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. 1 Coríntios 8:4

Conclusão
O desafio de  Elias contra os profetas de Baal serviu para demonstrar quem de fato era o Deus  único e verdadeiro e, portanto, merecedor de toda adoração. Foi decisivo para fazer retroceder o coração do povo até então dividido.

 Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário