sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LIÇÃO 03 - O NASCIMENTO DO PRIMO DO MEU AMIGO

Ao Mestre
Prezado (a) na lição de hoje, abordaremos a história de João Batista - o precursor de Cristo, do Messias tão esperado pelo povo de Israel. Batista, e/ou batizador por conclamar o povo ao arrependimento de seus pecados e batizá-los nas águas. Se contemplarmos o panorama histórico em que ele viveu, notaremos que ele era único em seu comportamento, no que envolvia seu modo de se vestir e se alimentar. João tinha uma missão, uma função específica a desempenhar -  anunciar que o Reino de Deus havia chegado, e o Emanuel já estava entre a humanidade.
Desde a infância João se mostrou disposto a desempenhar com alegria e dedicação a missão que Deus lhe confiou. Lucas nos diz: "E o menino crescia e se fortalecia no espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel". (Lc. 1.80 - NVI), isso significa que no tempo em que permanecia no deserto da Judeia, João desenvolveu força interior, fidelidade, perseverança e determinação para a missão que o esperava.

E você professor (a)? Tem se preparado para a grande missão que te foi confiada, ensinar a muitos, formando discípulos fiéis ao serviço do Mestre? Deus pode te usar de maneira singular como fez.
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conhecer a missão de João Batista - anunciar ao seu povo que o Messias prometido havia nascido, e à compreender que nós também temos essa missão de anunciar as pessoas essa Boa Noticia.com João Batista. Permita que Ele hoje conheça sua disposição em realizar Sua Vontade através de sua vida.

Deus continue abençoando seu ministério.


Texto Bíblico: Lc. 1.57-80.


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conhecer a missão de João Batista - anunciar que o Filho de Deus estava vivendo entre as pessoas aqui na terra, e a compreender que a mesma missão nos foi confiada - devemos conduzir as pessoas a conhecer a Jesus Cristo.


Versículo do dia
“Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele”. (Mc. 1.3- NVI).

O ministério de João Batista era como de um arauto, que na pratica de alguns países orientais, precedia o monarca afim de preparar os súditos para sua chegada. Na missão de João, o arrependimento era a preparação para a chegada do Messias, que traria nova vida aos corações que preparados O recebessem.

História Bíblica
João Batista nasceu cerca de cinco meses antes de Jesus numa região montanhosa de Judá. Tanto seu pai, o sacerdote Zacarias, como sua mãe Isabel, eram descendentes de Aarão. Sua mãe era prima de Maria, a mãe de Jesus. O nascimento de João Batista foi assim:

 A Bíblia nos conta em Lucas 1.5-25, que seus pais eram pessoas que amavam a Deus, porém, eles eram pessoas idosas e Isabel era estéril, não tinha filhos. Certo dia, quando Zacarias oferecia incenso no Templo, o anjo Gabriel apareceu para lhe dizer que sua mulher iria ter um filho e seu nome seria João. Porém, Zacarias, mesmo sendo sacerdote de Deus, duvidou e por essa razão ficou mudo. O anjo dissera, também, que este filho seria cheio do Espírito Santo desde o seu nascimento, e teria a tarefa de preparar o povo de Israel para a vinda do Messias, que é Jesus.

E assim, aconteceu. João nasceu para cumprir o propósito de Deus. Quando ele ficou adulto, foi para o deserto da Judéia, então, passou a pregar para que as pessoas deixassem o mal, se arrependessem dos seus pecados, e fossem batizadas. Ele usava uma veste de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de sua cintura e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. João Batista batizou no rio Jordão, a muitas pessoas e também batizou a Jesus.

Porém, muitas pessoas eram pecadoras e não queriam deixar seus pecados e por isso, mandaram matar a João e então, cortaram sua cabeça e colocaram em uma bandeja por ordem do Rei Herodes, O Grande, a pedido de Salomé, sua enteada.
João Batista cumpriu sua missão com alegria e coragem.


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que da mesma forma que João Batista, todos nascemos para cumprir um propósito de Deus, pregar a salvação aos perdidos, tanto para as crianças como adultos. E Deus nos escolheu para pregar a sua Palavra.


Oficina criativa
Super Sapatos(Mc. 1.7: "... não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias".)

As crianças farão "sapatos" como lembrete do que João disse a respeito de Jesus.

Material: Folhas de cartolina, tesouras, cadarços compridos, e/ou, barbante, giz de cera, perfurador de papel.

Preparação:Trace um molde grande de sapato para cada aluno. Corte uma fenda no meio de cada sapato deixando as extremidades intactas.

Fazendo fácil:
  • Distribua os sapatos já preparados para com alunos, com seus nomes escritos na sola.
  • Ajude as crianças a fazerem furos na fenda central do sapato.
  • Distribua os cadarços para serem enlaçados no sapato (deixe os pequenos passarem o cadarço como quiserem)
  • Sugira que eles enfeitem seus sapatos com o giz de cera.

Explique aos pequenos que quando João mencionou não ser digno nem mesmo de desamarrar os sapatos de Jesus, era porque ele sabia que Jesus era o Filho de Deus e portanto era muito, muito poderoso e importante. Mas sabia que mesmo sendo tão importante e poderoso, Deus pai e Jesus Cristo o amava muito mesmo ele (e também nós) não sendo dignos de tão grande amor.


Fontes Consultadas:
·         BÍBLIA. Português. Nova Versão Internacional. São Paulo, Editora Geográfica, 9ª Edição, 2001.
·         Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais. Vol. 2. São Paulo, Shedd Publicações, 1ª Edição 2009.


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário