sábado, 3 de janeiro de 2015

LIÇÃO 01 – A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS ?



A melhor maneira de iniciarmos este esboço é uma expressiva resposta positiva a pergunta que é o tema dessa primeira aula, SIM a Bíblia é a palavra de Deus. E Por que eu como um Jovem Cristão creio na Bíblia? Simples... “Porque ela é totalmente fiel e confiável quanto à sua origem, conteúdo e propósito. Ela vem de Deus, revela Deus e chama o homem de volta para Deus. O homem não é o centro da Bíblia; Deus é. A Bíblia é o livro dos livros. Concebida no céu, nascida na terra; inspirada pelo Espírito de Deus, escrita por homens santos de Deus; proclamada pela igreja, crida pelos eleitos e perseguida pelo mundo. A Bíblia é o livro mais lido no mundo, mais amado no mundo e o mais perseguido no mundo.”

Quando fazemos uma leitura do mundo pós-moderno, deparamos com alguns pensadores uns afirmam “não existir um centro, tudo é relativo”, é a ideologia pluralista. Já outros sustentam a ideologia secularista, ou seja, é a postura que coloca Deus na lateral da vida como se fosse assunto de religião e esta fora da dimensão prática da vida...
Através de pensamentos como esses, diariamente em nosso convívio secular, bairro, escola, curso, faculdade, trabalho... Somos confrontados com as seguintes afirmações:
A Bíblia é retrógrada e por isso não se aplica a nossa realidade social! 
Foram homem que escreveram a Bíblia, como você acredita nela ?
Foram homens que escreveram a Bíblia, e colocaram o que quiseram lá!
Será que isso é uma realidade ? Com certeza NÃO! 
Como Cristãos não podemos nunca esquecer que: nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2 Pedro 1:20-21
Três grandes verdades aprendemos com este versículo, verdades essas que são os pilares para compreendermos as escrituras:
A REVELAÇÃO é o ato de Deus mediante o qual comunica diretamente a verdade antes desconhecida para a mente humana – verdade esta que não poderia ser conhecida de qualquer outra maneira.
A INSPIRAÇÃO está ligada à comunicação da verdade revelada. Inspiração é a ação supervisora de Deus sobre os autores humanos da Bíblia de modo a, usando suas próprias personalidades e estilos, comporem e registrarem sem erros, as palavras de sua revelação.
É a ação supervisora de Deus sobre os autores humanos da Bíblia, usando suas próprias personalidades e estilos, para comporem e registrarem sem erros as palavras da sua revelação ao homem nas palavras dos manuscritos originais.
É a influência ou direção sobrenatural do Espírito Santo sobre os autores das Escrituras, para garantir que o registro da revelação de Deus fosse precisa e sem erros.
A ILUMINAÇÃO se refere à influência do Espírito Santo, comum a todos os cristãos, que os ajuda a entender as coisas de Deus (I Co 2.14), esta iluminação das coisas espirituais é prometida a todos os crentes e pode ser experimentada por cada um (Lc 10.21; I Pe 1.10-12).
SIMPLIFICANDO:
O ensino contido nas Escrituras veio por REVELAÇÃO;
O registro desse conteúdo foi por meio da INSPIRAÇÃO;
A aplicação e o entendimento por ILUMINAÇÃO.

É por isto que NÃO CREMOS no chamado CRITICISMO BÍBLICO, que é oEstudo e a investigação dos escritos Bíblicos que busca julgar discernir imparcialmente o conteúdo destes escritos. A questão esta na palavra imparcialidade, eles acreditam que a bíblia é um livro totalmente humano sem origem e nem inspiração divina...
É o que afirma Shmuel Golding em seu livro a luz da razão: “Nossa conclusão clara é que foram homens e não Deus que compuseram a Bíblia. Muitos Cristãos, especialmente protestantes, tem grande dificuldade com qualquer declaração de que de fato de esforço puramente humano que a veio à existência.”
O Criticismo Bíblico não acredita na inspiração das escrituras, apenas a tem como um livro humano e nada mais, até acreditam que ela tenha sido um dos maiores clássicos da humanidade, no entanto não é de modo algum a palavra de Deus.
A BÍBLIA PROCEDE DE DEUS. Como afirma o Rev. Hernandes Dias Lopes: “A Bíblia não foi concebida no coração do homem, mas no coração de Deus. Não procede da terra, mas do céu. Não é produto da lucubração humana, mas da revelação divina. Muito embora homens santos foram chamados para escrever a Bíblia, e nesse processo Deus não anulou a personalidade deles nem desprezou o conhecimento deles, o conteúdo da Escritura é inerrante. O próprio Deus revelou seu conteúdo e assistiu os escritores para que registrassem com fidelidade seu conteúdo. A Bíblia não é palavra de homens, mas a Palavra de Deus. É digna de inteira confiança, pois é inerrante quanto a seu conteúdo, infalível quanto às suas profecias e suficiente quanto a seu conteúdo.”
Conforme já mencionamos acima, alguns apontam as escrituras como algo escrito por mãos de homens e por isso não acreditarem em sua veracidade.
Para essas afirmações, Precisamos entender que o livro sagrado do Cristianismo não caiu pronto do céu como se fosse um objeto místico cheio de poderes mágicos. Mas os que apelam para autoria humana da bíblia para não aceita-la, se esquecem de que ninguém pode chegar ao conhecimento sozinho, sempre precisamos de algo ou alguém para mediar esse conhecimento.
Vamos pensar um pouco sobre isso ? Como aprendermos a andar, certamente alguém pegou em nossa mão para nos apoiar nos primeiros passos. E quando fomos ler e escrever ? Certamente tivemos várias ferramentas de auxilio, livros... e o mais importante, um professor pegando em nossa mão. Até hoje aprendemos através de outros, ou seja, do que o outro aprendeu. Talvez seja esse o objetivo divino, que vivamos em família, comunidade sempre dependendo um do outro.
Se é assim na lei da vida, porque seria diferente na Bíblia ? O homem não chega ao conhecimento da verdade sozinho, por essa razão homens inspirados por Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Das muitas definições dadas à Bíblia, é provável que uma das mais interessantes tenha sido a de Gerald Wheeler que definiu a inspiração como “Deus falando com sotaque humano”. De fato, a Bíblia é a Palavra do Altíssimo entrando em nossa história e participando ativamente dela.
Encantado pela Bíblia, Victor Hugo Disse: “A Inglaterra tem dois livros principais, Shakespeare e a Bíblia. A Inglaterra fez Shakespeare e a Bíblia fez a Inglaterra.”
A BÍBLIA SAGRADA... Contém 66 Livros. Foi escrita em aproximadamente 1.500 anos, com variação de 35 gerações em 3 continentes. São 40 Autores que alguns jamais se encontraram, porém se completam em escritos.

DIVERSIDADE AUTORAL DA BÍBLIA
Moisés era estadista e Líder. Amós era Pastor de ovelhas. Pedro e João eram Pescadores. Lucas era Médico e possível estudante de Direito. Davi e Salomão eram Reis. Paulo era Rabino e Filósofo Judeu. Daniel era Primeiro ministro. Esdras era Sacerdote. Neemias Funcionário Público.
Locais de escrita: Deserto, Prisão, palácio, viagem, campanha militar...
Não há contradição na essência, pelo contrário, eles se complementam, através da harmonia orquestrada pelo Espirito Santo.
ALGUMAS VERACIDADES DA BÍBLIA
- Suas profecias Cumpridas ... 6.000 Profecias especificas, metade já se cumpriram.
- Os homens inspirados não se engradecem pelo feito, pelo contrário, a bíblia registra os erros graves e a consequência de seus atos, se este fosse um livro político, com certeza não iria conter esses registros.
- A Atualidade de seu conteúdo... Ela não foi escrita para apenas para pessoas daquela época, a mensagem é para pessoas de todos os tempos, inclusive hoje. A sua mensagem é entendida por ambos os sexos, todas as idades, níveis culturais e camada social. Ela serve para o rico e o pobre, para o simplório e o intelectual, nenhuma biografia do mundo é assim eclética em seu conteúdo.  É claro que o grau de compreensão será de acordo com a erudição de cada um, mas fazer um curso universitário nunca foi previa para entender a palavra de Deus.
- Efeito Transformador da Bíblia... Inúmeras pessoas tiveram suas vidas transformadas pelo simples fato da leitura de suas páginas, e depois de aceitarem a Jesus com seu salvador pessoal, elas se tornaram pessoas completamente novas, aliás, tão transformadas a ponto de surpreenderem a muitos, após sua conversão.
INTERPRETAÇÃO DAS ESCRITURAS
Não podemos ler a Bíblia de qualquer jeito da mesma maneira que lemos um Jornal, precisamos da ajuda do Espirito Santo...A bíblia não é um manual de curiosidade, ela contem o que precisamos, não o que especulamos.
Todo texto deve ser lido à luz de seu contexto (cultural, histórico, teológico etc) - Um texto, ou uma palavra, nunca deve ser interpretado isoladamente.
É indispensável à consulta de passagens paralelas. Correlação com outros textos das escrituras.
A Bíblia deve ser interpretada pelo viés cristológico. Jesus é a lente pela qual devemos ler e interpretar as Escrituras. Cristo é o centro da Bíblia.

Conclusão:
“Os cristãos de todos os tempos e em todos os lugares têm um distintivo: aceitam a Bíblia como Palavra de Deus e sua única regra de fé e prática. Nós cremos que a Bíblia, palavra de Deus, é uma verdade absoluta, não é sujeita a essa ou aquela cultura, não é a cultura que valida a Escritura, a Palavra de Deus, mas é a Palavra de Deus que julga as culturas. Não precisamos de novas revelações. Tudo que precisamos saber para a nossa salvação, santificação e serviço está contido nas Escrituras. Devemos conhecê-la, obedecê-la e proclamá-la com fidelidade e senso de urgência.”

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Olimpio Pereira

Fontes:
EVIDÊNCIAS - Mitos da Bíblia
EVIDÊNCIAS - Quem escreveu a Bíblia?
Pr. Kleberson Gonçalves – BIBLIOLOGIA
Ver. Hernandes Dias Lopes Estudo: A suficiência das Escrituras
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário