domingo, 25 de janeiro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 04 - NÃO FARÁS IMAGENS DE ESCULTURA (JOVENS E ADULTOS)



,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Iniciem utilizando a dinâmica “Idolatria não”.
- Depois, apresentem o título da lição: Não Farás Imagem de Escultura.
- Falem que esta expressão se refere ao 2º. Mandamento e peçam para que os alunos leiam sobre isto no livro do Êxodo 20.4.
- Depois, falem sobre os pontos levantados na lição, procurando sempre a participação dos alunos.
- Para finalizar a aula, perguntem:
Vocês, antes da conversão, tinham devoção a um “santo”, participavam de romarias, pagavam promessas e o que lhes motivava a proceder assim?
Oportunizem a 03 alunos, no máximo, para que falem de forma objetiva sobre esta vivência.
Solicitem a turma para que observem o que os colegas falam.
- Perguntem aos mesmos alunos:
Agora, há necessidade de uma imagem ou outro objeto para que vocês adorem a Deus? Por quê?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, leiam:
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”(João 4:24).
“Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco do meio do fogo;
Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;
Figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus;
Figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra;
Que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”(Deuteronômio 4:15-19).

Dinâmica: Idolatria não!

Objetivo:
Introduzir o tema da aula sobre idolatria.
Material:
Retratos dos alunos do RG ou Carteira de motorista
Procedimento:
- Peçam a alguns alunos para apresentar uma foto deles, que pode ser do RG ou da Carteira de Motorista.
- Recolham estes documentos.
- Comecem a mostrar para turma a foto de cada aluno e perguntem de quem é.
Os alunos que apresentaram as fotos devem permanecer calados.
Certamente os demais colegas vão identificar as fotos falando que é de fulano, de beltrano...
- Agora, perguntem:
O que levou vocês a relacionarem as fotos com as pessoas?
Certamente vão responder que a foto retrata a imagem da pessoa.
- Agora, observem esta situação:
Se um aluno não viesse para a Escola Dominical e mandasse uma foto ou um objeto que lembra ele, isto representaria a pessoa? Ele estaria presente na EBD?
Certamente os alunos vão responder negativamente.
- Agora, reflitam com os alunos:
Na 1ª situação, há um ser material – a pessoa humana, que pode ser retratada. Mas, como podemos ter uma imagem ou uma escultura que retrate Deus, sendo Ele espírito?
Qual a necessidade de uma foto, uma escultura ou qualquer outro objeto para representar Deus?
Uma foto ou objeto de uma pessoa não a representa, imaginem Deus ser representando e idolatrado através de objeto de culto.
- Falem: É sobre a proibição da idolatria de acordo com a Bíblia o tema da aula de hoje.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Autora: Sulamita Macedo

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/01/dinamica-da-licao-04-nao-faras-imagem.html#ixzz3PpinSIGC

0 comentários:

Postar um comentário