domingo, 25 de janeiro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 04 - A BÍBLIA E A CIÊNCIA (JUVENIS)



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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam no quadro ou cartolina o título da lição: Pecado Original?
- Depois, peçam para que os alunos falem sobre o que eles sabem sobre o pecado original, quem praticou, onde, qual foi o pecado e a consequência imediata.
Acrescentem outras informações.
- Falem sobre os seguintes pontos:
A realidade do pecado
As consequências do pecado
O que é pecado
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O Vaso Quebrado”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Vaso quebrado
Objetivo:
Refletir sobre o pecado e suas consequências.
Material:
01 jarro
Papel
Caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam para os alunos a seguinte história que me contaram. É lógico que não é verdadeira, mas  nos traz algumas reflexões:
“Conta-se que o anjo Gabriel deu para Adão e Eva um jarro e disse-lhes:
 - Enquanto vocês estiverem com este jarro vocês serão muito felizes.
O casal guardou com cuidado o presente do anjo. Mas... eles pecaram e foram expulsos do Paraíso.
Eva pegou o jarro e deu para Adão levá-lo, que colocou sobre a cabeça. E ao sair do Paraíso tropeçou e o jarro quebrou-se em muitas partes”.

 Autor desconhecido.

- Agora, façam algumas indagações:
1 - Neste contexto, o que pode significar o “jarro”?
O jarro significa a comunhão com Deus e a ausência de pecado.
2 - Que relação pode ter o jarro quebrado com o pecado e a expulsão do Paraíso?
O jarro quebrado pode ser comparado a quebra de comunhão com Deus, como consequência do pecado.
3 - Qual era o elemento que promovia a felicidade do casal?
 O jarro da história representava o cuidado do casal com a felicidade – a comunhão com Deus.
4 - Por que era importante guardá-lo com cuidado?
O jarro tinha que ser bem cuidado e guardado, porque representava a comunhão com Deus.
5 - O que pode simbolizar cada parte quebrada?
A soma das partes quebradas simboliza a total descontinuidade de comunhão com Deus, pois o pecado traz como consequência o distanciamento do homem com Deus, mas somente o oleiro pode reconstruir o jarro, quando o homem aceita Jesus como seu salvador, restaurando a vida espiritual.
- Depois dos questionamentos e respostas, apresentem um jarro. Mostrem que está vazio.
- Perguntem:
O que podemos colocar dentro deste jarro como partes representantes da nossa felicidade em comunhão com Deus?
O que preenche o homem interior?
Que ações podemos ter para não sofrer as consequências do pecado?
Distribuam papel para os alunos escreverem e em seguida solicitem que coloquem dentro do jarro.
- Depois retirem cada papel e leiam para a turma. Reflitam e analisem o que foi apontado pelos alunos.
- Para concluir leiam:
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, 
nosso Senhor”(Rm 6.33).

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Autora: Sulamita Macedo

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.


Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/01/dinamica-da-licao-04-biblia-e-ciencia.html#ixzz3Ppi5CP3C

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