sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

DINÂMICA - LIÇÃO 02 - O PADRÃO DA LEI MORAL (JOVENS E ADULTOS)



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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 02: “Em Creio em Deus Filho.”
- Nesta lição procure apresentar a transitoriedade da Lei para a dispensação da graça comparando uma com a outra.
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “A Lei e a Graça”.

Dinâmica: A Lei e a Graça
Objetivo:
Compreender que somos salvos não por obras meritórias, mas pela graça de Jesus,

Material:
Uma caixa de bombons.
Procedimento:
O enfoque desta lição é apresentar a transitoriedade da Lei para a dispensação da graça comparando uma com a outra. Para auxiliar na compreensão desse tema tão relevante, sugerimos a seguinte atividade: escreva no quadro de giz ou cartolina as seguintes perguntas:
Qual a diferença entre a graça de Deus e a Lei?
A salvação se conquista por méritos humanos?
O que é preciso fazer para executar as obras de Deus?
Se Jesus cumpriu toda a Lei, devemos observa-la?
Quem não observar a Lei pode ser salvo?
Qual a importância da graça em relação a Lei?
Divida a turma em dois grupos. Escolha alguns alunos do primeiro grupo para que respondam, agora você só entrega os bons para os alunos que acertarem. Escolha alguns alunos do segundo grupo para que respondam. Mesmo que os alunos errem as resposta, diga: "Muito bem! Recebam um prêmio". Dê um bombom para os alunos que participaram. Diga que os membros do segundo grupo não receberam os bombons porque erraram, mostre que assim é a Lei, você só recebia se merecesse. Na sequência, enfatize que, na verdade, os membros do primeiro grupo que erraram as perguntas não mereciam o bombom, pois não acertaram as respostas, porém você decidiu presenteá-los. Explique que assim é a graça de Deus. Graça significa "favor imerecido". Diga que ninguém é salvo porque é bom. A salvação é um presente gratuito de Deus. Não recebemos a salvação porque tivemos um bom desempenho. Nós não merecemos, mas Deus nos ama. Em seguida, leia e discuta com os alunos os seguintes textos: Efésios 2.8,9; Tito 3.5; Romanos 3.20. Conclua mostrando que Deus é em sua essência misericordioso. Ainda que não temos como fazer nada para receber Seu perdão, amor ou bondade, Ele nos ama. Isso é misericórdia, graça, ou seja, favor imerecido.


Adaptada por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/01/dinamica-da-licao-02-o-padrao-da-lei.html#ixzz3OeP4rFpm

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