sábado, 6 de dezembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 10 - NINGUÉM DESPREZE A SUA MOCIDADE! (ADOLESCENTES)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 10: “Ninguém despreze a sua mocidade!”
- Leve seu aluno a entender o valor de ter um comportamento exemplar;
- Conscientize-o de que os valores e princípios morais devem nortear em todos os aspectos o nosso cotidiano.
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “Quem é você?”

- Falem: Hoje estamos estudando a 10ª. carta de um conjunto de 13 epístolas escritas pelo apóstolo Paulo.  O estudo será sobre a primeira carta de Paulo a Timóteo.


- Inicialmente, procurem passar informações sobre o jovem Timóteo.

Quem ele era?

O que fazia?
Por que Paulo escreveu para ele?
Qual o conteúdo desta primeira carta?
Onde estava Timóteo quando recebeu a carta de Paulo?
Aproveitem e utilizem um mapa, para mostrar a cidade de Éfeso e Macedônia.

- Lembrem-se que ao Trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Quem é você?”, que possibilitará a oportunidade de conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia de quem é  o jovem Timóteo.



Dinâmica: Quem é você?
Objetivo:
Conhecer melhor os alunos, contextualizando a ideia  sobre o jovem Timóteo.
Material:
01 folha de papel ofício para cada aluno
Vários lápis coloridos
Adesivos variados
01 máquina fotográfica ou celular com câmera
Encadernação
Procedimento:
- Estudamos sobre quem é Timóteo, mas agora que tal conhecer quem é você?
- Distribuam 01 folha de papel ofício para cada aluno e apresentem várias canetas coloridas, adesivos etc.
- Orientem para que os alunos escrevam quem ele é. Por exemplo:
Nome dele, do pai, mãe ou quem é responsável por ele
Idade
Apelido
Onde estuda e que ano faz
O que gosta de fazer quanto está só, em família e com os amigos.
O que deseja fazer no futuro
Quais atividades participa na Igreja
Telefone, email, facebook
Um acontecimento importante
O que ele vai escrever deve caber somente em uma folha de papel ofício, deve usar os lápis coloridos, pode desenhar e/ou utilizar adesivos etc.
Para escrever, os alunos devem obedecer a orientação de uma única posição da folha, horizontal ou vertical(sugiro a horizontal). Uma posição só facilita a encadernação, como também a visualização de cada escrito. Deixem mais ou menos 1cm e meio livre do lado esquerdo da folha para a encadernação
Estipulem um tempo de no máximo 10 minutos para este momento.
Durante a atividade, observem cada aluno e vejam se há alguém precisando de ajuda ou está com dúvida ou se há alguém disperso.
- Depois cada aluno deve socializar com os colegas quem ele é, de forma objetiva.
- Em seguida, recolham cada folha e falem que será encadernado e que este material ficará com vocês e que posteriormente o aluno poderá acrescentar alguma outra informação, caso necessário. As folhas devem ser numeradas.
Antes da encadernação, sugiro que vocês organizem:
.  uma capa(1ª folha), com nome da classe ou número, o ano, nomes dos professores.
. uma relação nominal dos alunos com o número da folha da atividade dele, que podíamos chamar de “índice” (2ª folha).
. a numeração das folhas das atividades dos alunos.
- Sugiro ainda que vocês tirem uma foto dos alunos, que após de impressa deve ser a 3ª folha desta atividade.
- Na aula seguinte, apresentem o caderno com as atividades dos alunos.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Autora: Sulamita Macedo.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/12/dinamica-da-licao-10-ninguem-despreze.html#ixzz3L8GvjUx4

0 comentários:

Postar um comentário