sexta-feira, 21 de novembro de 2014

LIÇÃO 08 – TENHO UMA MISSÃO

Texto Bíblico: Marcos 16.14-18; Tg 2.14-17

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conscientizar-se de que Jesus deixou uma tarefa a Igreja - anunciar o Evangelho a toda à humanidade.

Exercitando a Memória
“Então Ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a todas as pessoas.”(Mc 15.15 – NTLH)

Sempre houve um bom entendimento da igreja quanto ao chamado de Deus, para anunciarem as Boas Novas da Salvação, apesar das grandes perseguições, a igreja nunca se calou diante do compromisso de espalhar o Evangelho de Jesus Cristo.

Crescendo no Conhecimento
O QUE É EVANGELIZAR ? O que é um evangelista?
Evangelizar = Proclamar o evangelho, anunciar as boas novas.
Evangelista = Mensageiro de boas novas, O evangelista exerce ou desempenha a obra de um missionário, levando o evangelho a lugares ou pessoas que ainda não conhecem o verdadeiro evangelho de Cristo.
O apostolo Paulo exortou a Timóteo a fazer a obra de evangelista. ( 2 Tm 4.5 )
Devemos primeiramente saber que os teólogos tem opiniões diferentes a respeito do que significa evangelizar, existindo dois pontos principais:
1)      Evangelizar é a exposição do Evangelho de tal maneira que o ouvinte possa tomar uma decisão consciente a favor ou contra Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.  (João 3.18 )
2)      Evangelizar é a apresentação do Evangelho seguida da conversão do ouvinte.

Na primeira afirmação vimos a situação em que a pessoa ouve o palavra e chega a conclusão de que está ou não em condições de seguir a Jesus, quando portanto considera-se esta evangelizada.

Na segunda afirmação vimos que uma pessoa se torna totalmente evangelizada somentequando aceita Jesus em sua vida.

Vamos indicar dois exemplos bíblicos de evangelização para que a luz da Palavra de Deus possamos chegar ao verdadeiro significado de evangelizar.

Leia em classe com os pequenos:
Atos 26.1-28 – Paulo testemunha perante o rei Agripa

Vemos primeiramente no vers. 3 que Paulo pede ao rei sua atenção e paciência, depois começa sua defesa dando o testemunho de sua própria vida e falando das perseguições que tivera executado contra os cristãos, depois passa a testemunhar como sua vida foi transformada, como sucedeu sua conversão, de como o próprio Jesus falou em sua vida, e obediente a voz do Senhor tem feito a vontade do Senhor, com isso no vers. 27 lança a pergunta ao rei Agripa, Crês tu nos profetas, rei Agripas?, afirmando que sabia que ele cria, sendo que no versículo seguinte, vimos a resposta do rei que não negou a interrogativa de Paulo, mas respondeu somente que se Paulo acreditará que se em tão pouco tempo poderia torná-lo um Cristão. No versículo 29 vimos a fé de Paulo, quando declara que acredita, que em pouco ou em muito tempo, se tornarão como ele, mas com a liberdade de poder falar sem sofrer “perseguições”(Exceto estas algemas).Podemos dizer que ele Agripa recebeu informação suficiente para aceitar, mas preferiu recusar, portanto conciêntemente Agripa recusou a palavra podendo conforme o item 1 considerá-lo evangelizado

Mateus 13.1-23 – A parábola do semeador
Vemos nesta passagem quatro tipos de solo (pessoas = coração do homem) que receberam a semente (palavra) e tiveram diferentes reações, o primeiro ouve a mensagem mas não entende, satanás vem e tira o que foi semeado neles, impedindo que a palavra brote em seus corações, essas pessoas a “beira do caminho” foram semeadas, receberam de alguma forma todas as informações necessárias, mas, permitiram de alguma forma que esta palavra surtisse efeito em suas vidas onde podemos dizer que conforme o item 1 considera-lo evangelizado. O segundo, ouviu a mensagem aceitou logo com alegria, porem durou pouco por não ter raiz, devido aos sofrimento e perseguições por causa da mensagem, faltou em seu coração o desejo de levar a sério a conversão, o terceiro ouviu e recebeu, mas não entendeu e consequentemente, a verdade não permaneceu em seu coração, devido também a mensagem ter sido sufocada pelos desafios pressões do mundo, o fizeram se afastar desta verdade, não levou a sério a vida com Jesus, mas, segundo o item 1 foi evangelizado, porem, segundo o item 2 não foi evangelizado por não ter se convertido, já o quarto recebeu a palavra de verdade e houve fruto o que causou a conversão, sendo estas as únicas a serem evangelizadas de fato segundo o item 2.).
Portanto após lermos estas duas passagem bíblicas chegamos a conclusão de que evangelizar é plantar a semente sabendo que ela tem potencial para crescer e dar fruto, ou seja, falar do evangelho de Jesus com a convicção de que haverá transformação e resultado prático na vida daquele que esta recebendo a palavra da verdade. Podemos considerar que uma pessoa não foi evangelizada quando a semente não foi lançada, quando a palavra da verdade não foi professada.

O que é evangelização e seu propósito.
“Porque a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Deus”( Rm 10.17)
Jesus afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo. 5.24).

Em Romanos 10.17 encontramos a afirmação que a fé é dada quando ouvimos a Palavra de Deus. Jesus nos afirmou que aquele que crê Naquele que O enviou e ouve Sua Palavra, tem a vida eterna. Ficou claro para nós que para sermos salvos temos que crer nas palavras de Jesus, então surge algumas perguntas. Mas como crer nas palavras de Jesus ou como conhecê-las, se não há quem pregue? “ Como, porem, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E Como ouvirão, se não há quem pregue?”(Rm. 10.14)

Todos que desejam fazer um trabalho de evangelização devem portanto, alem, de conhecer e praticar a palavra de Deus, ter uma vida dirigida pelo Espirito Santo e estar em plena comunhão com o Senhor, ter uma vida de oração, jejum e consagração a Deus, buscando o poder e o conhecimento que lhe é necessário para entrar no território inimigo.
Damos abaixo 3 exemplos de evangelização:
·         Evangelização de presença:Concentra-se no nível de Assistência Social. Os cristãos que vão para uma outra cultura e procuram abrir escolas, hospitais, orfanatos e oferecer outros serviços públicos. São boas intenções, mas não é um evangelísmo direto, geralmente não há o desafio verbal, podendo despertar a igreja à ajudar as necessidades daqueles que mais precisam.
·         Evangelização de proclamação:Há nesse meio, o anuncio do evangelho, mas não há o prosseguimento aos recém convertidos, simplesmente se lança a palavra, mas se deixa cada um por si.
·         Evangelização de Persuasão(Convicção): É o evangelismo que desafia plenamente. O evangelho deve ser anunciado e articulado, como Pedro Fez no dia de Pentecostes e Paulo diante do Rei Agripa. A distribuição de folhetos e Bíblias contribuem e muito, mas a apresentação clara do evangelho, o Espirito Santo convence o evangelizado da verdade, é preciso continuar o trabalho de evangelização até a incorporação da pessoa na igreja, portanto podemos destacar três pontos fundamentais no trabalho de evangelização:
a)      INFORMAÇÃO, informar ao pecador a respeito de sua condição de pecador, da natureza e conseqüência do pecado em sua vida, do amor de Deus e Sua providencia para salvação e o que fazer para ser salvo
b)      PERSUASÃO, alem de ministrar ao pecador as informações necessárias a respeito do evangelho, o evangelista deve saber que é simplesmente o instrumento de Deus nesse processo e quem convence o pecador é o Espirito Santo de Deus.
c)       INTEGRAÇÃO, a integração da pessoa que esta sendo evangelizada ocorre após o pecador se converter, onde o novo crente passa a aprender as doutrinas bíblicas, crescendo em poder e fé, desenvolvendo-se e aplicando-se cada vez mais ao serviço do reino.

É preciso lembrar que O Verdadeiro propósito do Evangelismo é dar às pessoas a oportunidade de conhecerem e aceitarem Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de suas vidas, através do anuncio da Palavra de Deus.

Onde Evangelizar?
Em Atos 1.8 encontramos a definição exata de onde devemos evangelizar, segundo a palavra de Deus, temos que ser testemunhas em todos os lugares, bom seria se pudéssemos estar em todos os lugares, ou seja, termos missionários nos quatro cantos da terra, mas, sabemos que muitos ministérios não dispõem de condições de estarem enviando missionários. Então onde evangelizar, a palavra de Deus nesse versículo nos deixa recursos suficiente para que ninguém arranje a desculpa de que não evangeliza por não poder estar viajando e nem enviando missionários, a palavra nos diz que é possível fazer um trabalho de evangelização em seu bairro (Jerusalém) em outras cidades ou estados ( Judéia ) em outros países adjacentes ( Samaria ) e enfim para países mais distantes ( confins da terra ),  portanto concluímos que podemos começar nosso trabalho bem próximo de nós, mas almejando também estarmos evangelizando os países mais distantes, principalmente os mais necessitados, dos quais sabemos que quase não se é falado do nome de Jesus. O que não podemos deixar de fazer, é espalhar o evangelho de Jesus Cristo pelos quatro cantos da terra, somente assim estaremos cumprindo a palavra ordenada no versículo 1.8 de Atos. Quantas pessoas perdidas e que necessitam do perdão do Senhor, estão neste momento tão próximas de nós, e quantas estão distantes, é por isso que não devemos nos prender somente em nosso pequeno mundinho e esquecermos dos que estão a mercê das obras malignas de Satanás, e que se encontram distante de nós. Por isso devemos orar a Deus para que Ele nos de condições de termos missionários em todos os lugares.

Aplicação da Lição
O Plano de Deus para salvar a humanidade é o testemunho acerca da salvação em Jesus Cristo e a pregação da palavra de Deus por aqueles que Nele creram. Deus poderia ter usado de varias outras maneiras para que seu propósito de salvação fosse cumprido, mas Deus determinou que o homem pregasse com sua boca e dedicasse sua vida a Jesus Cristo para que, assim, outros alcançassem a salvação, às vezes Deus usa outros meios alem da mensagem verbal, mas o meio principal é a pregação da Palavra de Deus, seguido pela manifestação do poder de Deus. Portanto, podemos concluir que evangelização é a divulgação das boas novas e a convicção de que Jesus Cristo, como Senhor que reina, oferece o perdão dos nossos pecados e que liberta a todos os que se arrependem e crêem.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8ª Edição/2009
·         Angelologia – Ministério Ide – Volume I


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário