sábado, 1 de novembro de 2014

LIÇÃO 05 – SIRVO À UM DEUS QUE OUVE MINHA ORAÇÃO



Texto Bíblico: 1 Reis 17.1; 18.1,2,17-39


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se de que Deus sabe todas as coisas e está ao mesmo tempo em todos os lugares, assim Ele sempre nos ouve, sempre está conosco, onde quer que estejamos.



Frase do dia...
EU SIRVO A DEUS, ELE SEMPRE OUVE MINHAS ORAÇÕES

Memória em ação
“Ele me escuta quando peço ajuda e atende as minhas orações.”  (Sl 6.9 - NTLH)

Leia várias vezes este versículo com os pequenos, isso auxiliará na memorização.


Explorando a Bíblia
Elias era um profeta de Deus. Profeta é uma pessoa que fala às pessoas o que Deus manda dizer a elas.
Profeta tem Deus como amigo, pois sempre fala com Ele quando ora, e assim Deus fala com o profeta mandando falar com as pessoas o que Ele quer que elas saibam.

Certo dia deus falou a seu amigo Elias:
__ O rei Acabe não está me obedecendo. Vá até ele e fale que não estou contente com o que ele está fazendo, com as maldades que ele tem praticado.

Elias foi ao palácio do rei Acabe e falou:
__ Assim Deus me manda te dizer: “Você está adorando Baal que não é deus de verdade, é só uma estátua. Vocês estão dizendo que é esse Baal quem manda o orvalho e a chuva para fazer a terra produzir. Pois assim te digo: vai passar muito tempo sem chover sobre a terra, nem um orvalhinho vai cair, para que vocês saibam que há somente um Deus verdadeiro”.

Elias falou assim e foi embora, e isto aconteceu. Passaram três anos sem chover e sem nenhum orvalho. A terra ficou seca. As plantas morreram, não havia alimento para as pessoas e nem para os animais.

Deus queria que a falta de chuva fizesse o rei Acabe se arrepender e lhe pedir perdão. Mas o rei Acabe não se arrependeu e ficou com muita raiva do profeta Elias e disse que queria matá-lo.

Então Deus falou ao seu profeta:
__ Eu cuidarei de você, Elias. Vá se esconder junto do riozinho de Querite, e Eu te alimentarei.

Elias obedeceu a Deus, como sempre fazia.
Lá em Querite havia um riozinho, e Elias tirava água dele para beber, e todos os dias Deus mandava aves levarem pão e carne para Elias. Estão vendo crianças como Deus cuida daqueles que oram e são seus amigos?

Algum tempo depois, no terceiro ano da seca, o SENHOR Deus disse a Elias:
 — Vá apresentar-se ao rei Acabe, pois eu vou mandar chover.
Então Elias saiu para se apresentar a Acabe. A falta de alimentos era muito grande em Samaria, e por isso Acabe mandou chamar Obadias, o administrador do palácio. (Obadias era um fiel adorador do SENHOR Deus e, quando Jezabel estava matando os profetas do SENHOR, Obadias escondeu cem profetas em dois grupos de cinqüenta em cavernas e providenciou comida e água para eles.)

Acabe disse a Obadias:
 — Vamos dar uma olhada em todas as fontes e em todos os leitos dos riachos da nossa terra a fim de ver se achamos capim suficiente para conservar vivos os cavalos e as mulas. Pois pode ser que a gente não tenha de matar os nossos animais.

Eles combinaram que parte da região cada um devia examinar e saíram, cada um para o seu lado. Obadias estava no caminho quando, de repente, se encontrou com Elias. Ele reconheceu Elias e se ajoelhou diante dele, encostou o rosto no chão e perguntou:
 — É o senhor mesmo? É o meu senhor Elias?
— Sim, eu sou Elias! —respondeu o profeta. — Vá dizer ao seu patrão, o rei, que eu estou aqui.

Então Obadias foi encontrar-se com Acabe e lhe contou o que havia acontecido. Aí Acabe saiu para se encontrar com Elias. Quando viu o profeta, Acabe disse:
 — Então é você que está aí, você, o maior criador de problemas de Israel!
 — Eu não sou criador de problemas para o povo de Israel! —respondeu Elias. —Você e o seu pai é que são criadores de problemas, pois abandonaram os mandamentos do SENHOR Deus e adoraram as imagens de Baal. Portanto, ordene agora a todo o povo de Israel que vá encontrar-se comigo no monte Carmelo. Mande também os quatrocentos e cinqüenta profetas do deus Baal e os quatrocentos profetas do Poste-ídolo que são sustentados pela rainha Jezabel.

Então Acabe chamou todos os israelitas e os profetas de Baal para se reunirem no monte Carmelo. Elias chegou perto do povo e disse:
 — Até quando vocês vão ficar em dúvida sobre o que vão fazer? Se o SENHOR é Deus, adorem o SENHOR; mas, se Baal é Deus, adorem Baal! Porém o povo não respondeu nada.

Então Elias disse:
— De todos os profetas de Deus, o SENHOR, eu fui o único que sobrou, mas os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta. Agora tragam dois touros. Que os profetas de Baal matem um deles, cortem em pedaços e ponham em cima da lenha, mas não ponham fogo! Eu farei a mesma coisa com o outro touro. E aí os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao SENHOR. O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus.

E todo o povo respondeu:
 — Está bem assim!
Então Elias disse aos profetas de Baal:
 — Já que vocês são tantos, peguem o touro e o preparem primeiro. Orem ao seu deus, porém não ponham fogo na lenha.

Os profetas de Baal pegaram o touro que havia sido trazido para eles, e o prepararam, e oraram a Baal desde a manhã até o meio-dia. Eles gritavam assim:
— Ó Baal, responde às nossas orações! E ficaram dançando em volta do altar que haviam feito, porém não houve resposta.

Ao meio-dia, Elias começou a caçoar deles. Ele dizia:
— Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que esteja meditando ou que tenha ido ao banheiro. Talvez ele tenha viajado ou talvez esteja dormindo, e vocês terão de acordá-lo!

Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr. Passou o meio-dia, e eles continuaram a orar e a gritar até a hora do sacrifício da tarde; porém não se ouviu nenhum som.

Então Elias disse ao povo:
 — Cheguem para mais perto de mim. Todos chegaram mais perto de Elias, e ele começou a consertar o altar do SENHOR Deus, que estava derrubado.

Ele pegou doze pedras, uma para cada uma das doze tribos que tinham os nomes dos filhos de Jacó, o homem a quem o SENHOR tinha dado o nome de Israel. Com essas pedras Elias reconstruiu o altar para a adoração do SENHOR. Depois cavou em volta uma valeta em que cabiam mais ou menos doze litros de água. Em seguida colocou lenha no altar, cortou o touro em pedaços e os pôs em cima da lenha. Então disse:
— Encham quatro jarras com água e derramem sobre o animal sacrificado e sobre a lenha.
Eles fizeram o que Elias estava mandando, e ele disse:
— Façam de novo. E eles fizeram.
— Façam pela terceira vez! —disse Elias. E eles fizeram.

A água correu em volta do altar e encheu a valeta.Quando chegou a hora do sacrifício da tarde, o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim:
 — Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem. Responde-me, ó SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, o SENHOR, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti!

Então o SENHOR mandou fogo. E o fogo queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava na valeta. Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram:
 — O SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

Então Elias disse ao rei Acabe:
 — Agora vá comer, pois eu já estou ouvindo o barulho de muita chuva.

Enquanto Acabe foi comer, Elias subiu até o alto do monte Carmelo. Ali ele se inclinou até o chão, pôs a cabeça entre os joelhos e disse ao seu ajudante:
—Vá e olhe para o lado do mar.
O ajudante foi e voltou dizendo:
 — Não vi nada. Sete vezes Elias mandou que ele fosse olhar.
Na sétima vez, ele voltou e disse:
 — Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem. Então Elias mandou: — Vá aonde está o rei Acabe e lhe diga que apronte o carro e volte para casa; se não, a chuva não vai deixar.

Em pouco tempo o céu se cobriu de nuvens escuras, o vento começou a soprar, e uma chuva pesada começou a cair. Acabe entrou no seu carro e partiu de volta para Jezreel.
E assim Deus ouviu a oração do profeta Elias, e todo o povo de Israel acreditou que Deus é Deus verdadeiro, pois respondeu a oração de seu servo Elias. 


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário