sábado, 15 de novembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 07 - INTEGRIDADE EM TEMPOS DE CRISE ( JOVENS E ADULTOS)



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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 07: “Integridade em Tempos de Crise.”
- Mostre que Daniel era um homem íntegro, mesmo vivendo em um meio corrompido.
- Apresente o caráter íntegro de Daniel.
- Analise o por que Daniel foi parar na cova dos leões.
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “Não Feche a Janela!”.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Não Feche a Janela!

Objetivo:
Refletir sobre o que representa a “janela aberta” na vida do cristão.
Material:
05 molduras de quadro confeccionadas de cartolina ou EVA para representar “janelas abertas”
Procedimento:
- Leiam Dn 6.10: “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”.
- Enfatizem a expressão “janelas abertas” e apresentem 01 janela conforme solicitada no item material.
- Se coloquem na janela e falem: Havia um costume de se fazer oração de frente para Jerusalém, conforme uma aliança entre o rei Salomão e Deus, como lemos em II Cr 6. 37 a 39.
“E na terra, para onde forem levados em cativeiro, caírem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro, a ti suplicarem, dizendo: Pecamos, perversamente procedemos e impiamente agimos;
E se converterem a ti com todo o seu coração e com toda a sua alma, na terra do seu cativeiro, a que os levaram presos, e orarem para o lado da sua terra, que deste a seus pais, e para esta cidade que escolheste, e para esta casa que edifiquei ao teu nome,
Ouve, então, desde os céus, do assento da tua habitação, a sua oração e as suas súplicas, e executa o seu direito; e perdoa ao teu povo que houver pecado contra ti”.
- Falem: Daniel sabia disto e procedia desta forma, orando com as janelas abertas para Jerusalém, 03 vezes por dia. Este momento representava uma referencial espiritual para a vida de Daniel, com comunhão e oração ao Senhor.
- Agora, distribuam para os alunos as 05 janelas abertas e perguntem:
O que temos visto através de nossas janelas?
São referenciais espirituais ou mundanos?
Leiam:
“A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”(Mateus 6:22-23).
- Peçam para que os alunos falem sobre o tipo de janela que o cristão deve deixar aberta.
- Para concluir, Falem: Não feche a janela da comunhão, da oração, do jejum, da leitura e estudo da Bíblia etc.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz

Autora: Sulamita Macedo.


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/11/dinamica-da-licao-07-integridade-em.html#ixzz3JB8EK6iE

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