sábado, 18 de outubro de 2014

LIÇÃO 03 - OS DONS DA IGREJA



Texto bíblico     1 Coríntios 12.1,7-11
Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra
ciência;
e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a
outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Objetivos após a aula seu aluno devera:
  1. Entender, que temos a necessidade de buscarmos os dons do Espírito Santo
  2. Listar;conhecer os nove dons do Espírito Santo, mencionado na 1ª carta aos
Coríntios.

Introdução
Estudaremos hoje a lição 3, os dons do Espírito Santo. O assunto é extenso, mas a lição esta bem dividida  nos 5 tópicos, o que a torna simples de apresentar, visto que o tempo de aula é extremamente  pequeno se faz necessário dominar os assunto dos tópicos e assim apresentá-los de forma sucessiva, tirando as possíveis duvidas dos alunos.
O que também torna desnecessário alguns acréscimos, visto que o comentário da lição esta explicado.

I- Dons do Espírito Santo, presentes para a igreja.
- O batismo com o Espírito Santo, a chamada “segunda bênção”, é apenas o primeiro degrau da manifestação do poder do Espírito Santo na Igreja. Depois do revestimento do poder, também chamado de “dom do Espírito Santo” (cf. At.2:38; 10:45), o Senhor deixa à disposição uma série de dádivas para que Seu povo possa eficazmente cumprir as tarefas cometidas à Igreja até que o Senhor Jesus volte para buscá-la. São os “dons do Espírito Santo” que o Espírito reparte particularmente a cada crente como quer (I Co.12:11).
- Os dons espirituais são chamados, no original grego, de "charismata", palavra que significa "graças", ou seja, os dons espirituais são dádivas, são favores imerecidos que Deus concede aos homens que estão dispostos a servi-lO e que, por obediência, já alcançaram o batismo com o Espírito Santo. A verificação do significado da palavra "charismata" é muito importante, pois demonstra, de forma cabal, que os dons espirituais são concessões divinas, decorrem do exercício da Sua infinita misericórdia, não havendo, portanto, qualquer merecimento, qualquer mérito por parte daqueles que são aquinhoados pelo Espírito Santo com um dom espiritual. O dom espiritual é concedido não porque alguém seja mais espiritual ou melhor do que outro, mas em virtude da soberana vontade do Senhor. Quem o diz não somos nós, mas a própria Palavra de Deus: "Mas um só mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer." (I Co.12:11).
Fonte: Dr. Caramuro Afonso Francisco
.............................................................................
Assim de forma simples podemos compreender , que os dons do Espírito Santo, são dotações e capacitações sobrenaturais, que Jesus concede a sua Igreja, através do Espírito,  Santo , afim de que  Igreja  seja edificada, e sua obra  seja ampliada.

II- Deus, o autor dos presentes
O Reino de Deus é poder, a fonte desse poder é o próprio Deus, para constituir este Reino foi dado dons aos homens. Mas o que significa ter ou receber dons? Ao aceitar a Cristo como Salvador e Senhor, a pessoa recebe o Poder para se tornar filho de Deus (Jo 1.12). Para nós os Pentecostais, cremos não só no enchimento do Espírito Santo,  para geração do fruto, como também no batismo com o Espírito Santo (Lc 24.48,49; At 1.4,5,8).
O batismo como Espírito Santo, é uma promessa do Pai, Jesus comunicou aos seus discípulos que eles receberiam poder ao receber o batismo com o Espírito Santo. É o Espírito Santo, quem transmite o poder de Deus por intermédio dos Dons espirituais. Os canais pelos quais o Espírito Santo revela o poder de Deus são os dons, que pela instrumentalidade dos homens que os recebem e fazem bom uso deles (1Co 12.7-11).
A palavra dom vem do grego, “charisma”, entendemos que o batismo com o Espírito Santo é um dom, pois capacita a pessoa para o serviço (1Co 12.7; 2Co 10.4,5). Ao ser batizado com o Espírito Santo, o crente recebe uma nova dimensão de vida, vindo daí uma visão espiritual maior, e, incentivos para buscar bênçãos  e se aprofundar na comunhão com Deus (Fp 3.12,13; 1Co 14.2,28; 1Co 14.4,15,17). O Espírito Santo não é recebido por méritos e nem existem métodos para recebê-lo, não existe datas ou locais específicos e nem postura corporal exigida.
O que existe são condições, como: arrependimento, obediência, busca ardente, com perseverança e desejo ardente para recebê-lo. A igreja é a plataforma do Espírito, o lugar onde se expõe os planos de governo (Mt 21.42,43; At 14.22; Mc 16.15-20). É o Espírito Santo quem administra a Palavra, as missões, a separação de obreiros, as lideranças, as responsabilidades sociais etc., para tal ele equipa a igreja com vários dons.
Fonte:Pr Jair Rodrigues
Tiago 1:17  Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.

III- Presentes para igreja nos dias atuais
No Credo das Assembléias de Deus no Brasil, acha-se mui explícita a crença nos dons concedidos pelo Espírito Santo: "Cremos na atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais". Através desta verda­de, ressurgida na Rua Azusa em Los Angeles, no início do século passado, os pentecostais vêm anun­ciando o evangelho completo de nosso Senhor Jesus Cristo em todo o mundo: Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo, concede dons, e vem outra vez.
O falso ensino dos cessacionistas. Deduzem, erra­damente, que os dons espirituais cessaram após a era apostólica, pois o Evangelho, de acordo com a geografia daqueles dias, já ha­via chegado aos confins da terra (At 1.8; 13.47). A Bíblia anula esse falso ensino. Interpretando equivocadamente as Escrituras, eles citam 1 Coríntios 13.8: "mas, havendo profecias, serão aniqui­ladas; havendo línguas, cessarão (... )”.
Eles se esquecem do versí­culo l0 que afirma: "Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado". Toda­via, essa "era perfeita" ainda não começou; quando chegar, "então, veremos face a face" (v.12).
Os dons prometidos profética e historicamente. De conformidade com a profecia de Joel, o derramamento do Espírito Santo e a distribuição dos dons es­pirituais, seriam mais intensos nos últimos tempos (Jl 2.28,29). Em Je­rusalém, no Dia de Pentecostes, esta profecia cumpriu-se parcialmente (At 2.16-18). Desde então continua a cumprir-se onde quer que o evan­gelho seja ouvido e crido.
Em nossos dias, o derrama­mento do Espírito recomeçou em 1906, na Rua Azusa, em Los Ange­les, Califórnia, Estados Unidos da América, sob a liderança de William Joseph Seymour (1870-1922). Este pastor era metodista, oriundo do Movimento da Santidade, e filho de pais batistas de origem africana. Desde então, o pentecostalismo expandiu-se, chegando ao Brasil em 1910. No momento, a Assem­bléia de Deus no Brasil já começa a comemorar o seu primeiro cente­nário, que teve início em 1911.
Fonte: http://www.searadecristo.com.br

IV-  Quantos e quais os dons
Embora o comentário da lição apenas liste 9 dons do Espírito, existem outros alem destes:
Estes dons estão divididos em outra categoria, os chamados dons ministeriais, o comentários apenas relata os dons espirituais.
Os dons espirituais estão a disposição de todos os crentes que assim com zelo buscam o dom, já os dons ministeriais são dados a aqueles que são chamados  especificamente para trabalharem na obra de Deus.
..........................................................................................

Podemos dividir os dons espirituais em três categorias, a saber:

1- dons de poder:  fé, dons de curar, operação de maravilhas
são dons dados pelo Espírito Santo para que as pessoas efetuem demonstrações sobrenaturais do poder divino, com a realização de milagres, de maravilhas e de coisas extraordinárias, que confirmem a soberania de Deus sobre todas as coisas e a Sua presença no meio da igreja. São evidências da onipotência divina no meio do Seu povo.

2- dons de ciência: palavra da sabedoria, palavra da ciência, dom de discernir os espíritos
são dons dados pelo Espírito Santo para que as pessoas revelem mistérios ocultos aos homens, com a tomada de atitudes e condutas que evidenciem que Deus sabe todas as coisas e que nada Lhe fica oculto. São evidências da onisciência divina no meio do Seu povo.

3- dons de elocução ou de fala: variedade de línguas, interpretação de línguas e profecia
são dons dados pelo Espírito Santo para que as pessoas sejam instrumentos da voz do Senhor, para que o Espírito Santo demonstre que Se comunica com o Seu povo. São evidências da onipresença divina no meio do Seu povo, uma presença que nos faz descansar e que nos traz edificação.


V- A finalidade dos dons na igreja
Os dons  são dádivas concedidas por Cristo com a finalidade de aperfeiçoar os santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, a fim de que os crentes atinjam a unidade da fé, o conhecimento do Filho de Deus, o nível de varões perfeitos, a medida da estatura completa de Cristo (Ef.4:12,13). Vemos, portanto, que os dons ministeriais têm, por finalidade, trazer maturidade espiritual aos crentes, prepará-los convenientemente para o exercício das tarefas cometidas pelo Senhor a cada um deles.
Fonte: Dr. Caramuru Afonso Francisco

Conclusão
Os dons espirituais foram dados a igreja para que os crentes pudessem ser aperfeiçoados,  ate que cheguem  a um amadurecimento espiritual.
Assim, quando chegar aquele grande dia, seremos semelhantes a Ele.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário