sexta-feira, 3 de outubro de 2014

LIÇÃO 01 - O PERIGO DO OCULTISMO



TEXTO BÍBLICO

Deuteronômio 18.10-13.

ENFOQUE BÍBLICO

“Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles; eu sou o Senhor vosso Deus”  (Levítico 19.31).

OBJETIVOS


Identificar os princípios que caracterizam o ocultismo e como eles se chocam com a Palavra de Deus.
Rejeitar qualquer manifestação de ocultismo.
Destacar a importância de se combater tal seita.

Sugestão

Debater com os alunos os motivos do crescimento do ocultismo.
Pedir exemplos de filmes, jogos e desenhos ocultistas.(Os filmes de Harry Potter)

 O que é ocultismo?


Na Alemanha, foi realizada uma feira de livros, na qual a palestra de abertura foi proferida por Paulo Coelho. O conhecido autor ocultista conseguiu vender 100 milhões de livros no citado país. Temos um exemplo do crescimento da venda de livros ocultistas.

As pessoas em geral, interessam-se pelo ocultismo sejam espíritos-guias, cristais, duendes, experiências várias, magias. Em suma, procurar coisas ocultas, secretas, místicas é condenado pela Bíblia. Muitos brincam com fogo e se contaminam, ficam presas dessas atividades. 

Na lista de livros mais vendidos, encontram-se livros que divulgam experiências ocultistas,  fenômenos paranormais.

Podemos analisar o porquê de tanto interesse, de tanto envolvimento no ocultismo. Em primeiro lugar, podemos destacar o desejo do homem contatar a divindade. Entretanto, o problema reside na busca de falsos deuses, filosofias. Em segundo lugar, podemos verificar que tantas armadilhas existem justamente para desviar a atenção do homem do Único Salvador. Em terceiro lugar, a curiosidade instiga alguns a procurarem  tais caminhos.  Assim, o que se valoriza é ter uma experiência mística. Não se fala em pecado, nem em arrependimento, não se dá valor ao verdadeiro Deus e Salvador

A divulgação, o ensino de que existe a necessidade  de energizar-se, receber energias positivas. Fazer algo para que fluidos maus não atinjam a pessoa.


OBS: Misticismo é “palavra derivada de mística; é  a crença na existência de uma realidade  sobrenatural e misteriosa, acessível apenas por meio deuma experiência privilegiada, quando acontece o êxtase místico – uma intuição ou sentimento de união com o divino, sobrenatural, o misterioso”  (Luís Carlos AVILA. O Brasil Místico, pág.12).

Observamos que alguns se julgam superiores, relatando experiências cujo caráter é enganar, ludibriar. Esses fatos são de duplo caráter: 1) uns deliberadamente mentem para atrair “fãs” as suas idéias:  2)Outros narram experiências mentirosas, porque eles não percebem que foram enganados. Infelizmente, até cristãos desavisados por não examinarem as verdades bíblicas, por não vigiarem em oração poderão cair em ciladas:“Ora  o Espírito afirma  expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios” (1 Tm 4.1).

OBS:  “A popularidade dos ensinos antibíblicos vem sobretudo pela ação de Satanás, conduzindo suas hostes numa oposição cerrada à obra de Deus. A segunda vinda de Cristo será precedida de  uma maior atividade de satanismo, espiritismo, ocultismo, possessão e engano demoníacos, no mundo e na igreja (Ef 6.11,12)”  (Bíblia de Estudo Pentecostal, nota (3) referente a 1Tm 4.1, pág. 1870).

Pessoas seduzidas por doutrinas de demônios, por acharem mais atraentes seus ensinos. Não desejam afastar-se do pecado, abandonam a primeira fé, o obedecer à sã doutrina. Aqueles que buscam ao Senhor de coração, que estudam a Bíblia, não cairão nesses ensinamentos, porque obterão discernimento espiritual.

O Evangelho de Jesus é diferente:não são uns poucos “iluminados”:  todos podem ter acesso à revelação de Deus – Jesus.

Hoje, existe uma corrida, uma atração para o ocultismo. Muitas feiras são realizadas em shoppings centers. Há tendas de bruxos, cartomantes, uso de tarôs, búzios. A Palavra de Deus alerta: “Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste” (2 Tm 3.13-14 – ARA).   Para não cairmos em engano, temos de permanecer naquilo que temos aprendido.  Ela havia recebido o ensino de pessoas confiáveis: mãe, avó, professores e o próprio Paulo. Ele constatara como essas pessoas eram dignas de confiança, como viviam na Palavra; deveria tomar cuidado para não seguir a pessoas que eram seguidores de engano.


§  As práticas ocultistas têm ligações demoníacas e são condenadas por Deus

As práticas ocultistas já existiam desde tempos remotos. As Escrituras sempre condenaram essas artimanhas, advertindo para que ninguém caia nesses erros: “Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus. As nações que vocês vão expulsar dão ouvidos aos que praticam magia e adivinhação. Mas a vocês, o Senhor, o seu Deus, não permitiu tais práticas”  (Dt 18.10-13 – NVI).Ninguém pode alegar ignorância!

O maior perigo é deixar Deus de lado, deixar de ser orientado, dirigido por Ele.  Quando se recorre a adivinhações, astros, consultas, permitimos que esses elementos nos dirijam, influenciem-nos,assim: astros, duendes, forças, energização passam a ocupar o lugar de Deus. Manassés entrou pelo caminho errado:  “E até fez passar a seu filho pelo fogo, e adivinhava pelas nuvens, e era agoureiro, e instituiu adivinhos e feiticeiros, e prosseguiu em fazer mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira”  (2RS 21.6). Esses malignos conselheiros, guias, não foram capazes de livrá-lo do terrível cativeiro. Ali, em meio a um intenso sofrimento, felizmente Manassés se arrependeu e voltou-se para Deus (2 Cr 33.11-13).

OBS: “Manassés foi um péssimo rei e provocou a ira de Deus com seus pecados. Dentre suas transgressões estão práticas ocultistas – feitiçaria, adivinhação e consulta a médiuns e agoureiros. Estes atos estão estritamente proibidos por Deus (Lv 19.31; Dt 18.9-13) porque demonstram falta defé nEle, envolvem atos pecaminosos e abrem a porta para influências demoníacas. Em nossos dias muitos livros, programas de televisão e jogos enfatizam a adivinhação, sessões espíritas e outras práticas ocultistas. Ninguém deve deixar o desejo de conhecer o futuro ou a crença de que a superstição é inofensiva levá-lo a praticar o ocultismo. Estas são imitações do poder de Deus e têm como origem um sistema de crenças totalmente oposto a Ele” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal nota a 2 RS 21.6, pág 543).

Enfim, o mundo do mistério parece tão atraente , tão sedutor. Sim, mas tais práticas nos  conduzirão ao inferno, pois existe uma estratégia satânica para nos desviar do caminho da verdade:  

As práticas adivinhatórias sempre foram condenadas na Bíblia.  A adivinhação através dos astros (que será estudada na lição 2). .

A Bíblia condena qualquer tentativa de consultarem-se pessoas mortas, nem a médiuns: “Não recorram aos médiuns, nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês”  (Lv 19.31). Alimentar a nossa mente com tais instrumentos de consulta, produz graves conseqüências.  Nós somos influenciados a aderir a essas práticas. Alguém poderá dizer: “Não faz mal”; “Nada me afeta”, porém isto não é verdade. Tais práticas são demoníacas, podemos sofrer perturbações. Ir ao encontro da consulta aos espíritos prova que nós não cremos no Deus Todo-Poderoso.

Daniel e seus companheiros estavam rodeados de feitiçaria, magia, porém repeliram com vigor tais atividades: “Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem descobrir ao rei. Mas há um Deus, o  qual revela os segredos; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser no fim dos dias” (Dn 2.27-28a). Daniel tinha plena certeza que os recursos dos “sábios” da Babilônia não conseguiriam sucesso. O rei desejava duas coisas: que os magos da Babilônia lhe dissessem qual era o sonho e a interpretação. Se o rei se lembrasse do sonho, eles inventariam uma interpretação. Mas como Nabucodonosor não se lembrava do sonho; seria perigoso e difícil inventar um sonho. Daniel conhecia o seu Deus. Há momentos que, na sua soberania, Deus poderia não lhe dar a revelação. Mas Deus, socorreu a Daniel, revelando a este o sonho e a interpretação. Daniel era jovem de fibra; pediu ajuda a seus amigos em oração. Daniel preferiria morrer a imitar as estratégias, os recursos dos magos.

Quanto à adivinhação, seja por meio de jogos, cartomantes, leitura de mãos (quiromancias), tais procedimentos são de origem maligna: “E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. E isto fez por muitos dias. Mas Paulo,  perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu”  (At 16.16,18).

OBS:  “A habilidade de adivinhar dessa moça vinha dos espíritos malignos que a possuíam. A adivinhação era uma prática comum nas culturas grega e romana. Havia muitos métodos pelos quais   
as pessoas tentavam predizer eventos futuros, interpretar fenômenos da natureza e  comunicar-se com os mortos. A jovem escrava estava possessa por um espírito maligno; ela enriquecia seus senhores interpretando sinais e lendo a sorte das pessoas. Eles exploravam a infeliz condição da jovem para obter lucros pessoais”  (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, nota a At 16.16, pág. 1520). 

Por outro lado, os cristãos não precisam temer as mensagens daqueles que acham que são “poderosos” devido a viver no ocultismo:  “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus tem feito!” (Nm 23.23); o cristão não teme as pragas  proferidas por alguém: “Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda” (Sl 91.9-10).

Convém destacar que o morto não pode comunicar-se com os  vivos: “E disse ele: Viverei ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se Deus não se compadecerá de mim, e viverá a criança? Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a  ela, porém ela não voltará para mim” (2 Sm 12.22-23).Davi sabia que a  criança não poderia retornar, nem havia a possibilidade de qualquer tipo de comunicação.


O panteísmo, princípio que rege o ocultismo, é condenado pela Bíblia


O panteísta crê que tudo seja Deus: a pedra,  a flor, tudo é deus. Não existe um Deus Único na concepção panteísta.

Para o panteísmo não existe um alvo de vida. Segundo essa crença, não existe um Deus  onipotente, existem as forças cósmicas do Universo.

A Palavra de Deus é clara: tudo não é Deus:“Porque Deus está nos céus , e tu estás sobre a terra” (Ec 5.2). Deus atua na natureza, preserva-a, mas não se confunde com ela. Ele é o Criador, nós, suas criaturas.
.
Deus é retratado no panteísmo como uma “Força” impessoal, também denominado de “Mente Universal” ou Natureza. A Bíblia retrata Deus como sendo Espírito,  porém dotado de personalidade e que deseja comunicar-se com o homem. O panteísmo elimina a possibilidade de um Deus pessoal. Ele é tanto um Deus pessoal que a Bíblia apresenta vários nomes para Ele, enfatizam sua revelação ao homem.

§  A verdadeira sabedoria não pode ser adquirida por meios místicos


Mística provém do grego “mystikos”, ou seja, algo que se relaciona aos mistérios. Infelizmente,  as pessoas se sentem atraídas por mistérios, falsa revelações. Tais fenômenos despertam a atenção das pessoas, ativa sua curiosidade. Assim, tornam-se alvos fáceis de charlatões médiuns, bruxos, religiões orientais. Também está muito em voga, contatos com extraterrestres.

Os homens desejam sabedoria, conhecimento. Alguns desejam ser superiores e assim entram no mundo do ocultismo, para adquirir sabedoria. Assim, sentem-se bem, pois, na concepção deles, só alguns iniciados, privilegiados podem adquirir sabedoria, Que sabedoria,  a sabedoria falsa, demoníaca, porque não é o contato com entidades “superiores”, duendes, extraterrestres, feiticeiros, médiuns, que lhes dará alguma sabedoria. Eles estão sendo enganados. Por quem? Pelo pai da mentira. O que faz isso? É o orgulho. Pois querem dizer que têm  algo que os outros não podem receber. É o desejo da fama, de se rico. Como? Esperando que os outros vão consultá-los e para tal terão de desembolsar alguma quantia em dinheiro.

A verdadeira sabedoria é Cristo: Ele está aberto a todos que quiserem recebê-lO que    poderão adquirir a real sabedoria..  Assim Paulo se expressou:“Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos  da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo, em quem estão escondidos todos os  tesouros da sabedoria e da ciência” (Cl 2.2-3). Não se precisa buscar sabedoria em outro lugar, em outra pessoa: vidente, mágico, futurólogo: Cristo é a verdadeira sabedoria em ação, sabedoria revelada a todo aquele que quiser, de coração, aproximar-se dEle.

Jesus não distribuiu a sabedoria, não a ensinou de forma oculta, mas diante de todos, como vimos no Sermão do Monte, diante da multidão, nas parábolas que proferiu. Os seus milagres não foram realizados de forma oculta, mas diante da multidão. Ele mesmo afirmou: “Jesus lhes respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disse em oculto” (Jo 18.20).

Jesus transmitiu a verdadeira sabedoria aos homens em estado de consciência normal. Não há registros de “consciências alteradas”, transes e  a falsa meditação. Falsa meditação é aquela centrada no “eu”: medita-se, pensa-se em si próprio. A meditação bíblica é diferente. Ela não torna o homem vazio, mas dá crescimento ao homem, para que este possa ser repartido com outro ser humano.

A pessoa que busca energia em si mesma não obtém nada, pois somos limitados fracos, não somos deuses. Devemos buscar sim o poder de Deus, que está com Ele para nossas vidas.   

Entretanto, a Bíblia é a Palavra de Deus, o guia, bússola segura na nossa caminhada.  

O nosso relacionamento com Deus é pessoal, temos comunhão com Ele e Este nos ensina.

§  A moralidade do ocultismo se choca com a moralidade bíblica

A Bíblia ensina que existe o certo e o errado; Deus impôs padrões a serem obedecidos. A Nova Era prega que não pode existir pecado, porque todos fazem parte do Universo, todos fazem parte de Deus. Entretanto, a Bíblia destaca que o problema do homem foi a  desobediência,  a rebelião contra Deus.  Negando a moralidade bíblica, cada um pode fazer o que deseja, o que não é verdade: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte”  (Pv 14.12). A Palavra de Deus destaca os valores a serem seguidos, devemos seguir os padrões divinos. Deus criou o homem dotado de livre-arbítrio com capacidade de escolher entre o bem e o mal. O homem foi dotado de responsabilidade e terá de arcar, responder pelos seus atos: “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo o lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitou dos mortos” (At 17.30-31).

Se todos seguirem os seus caminhos, (como já muitos o fazem), que acontecerá? Não há limites morais e o homem caminha para a destruição.

§  O ocultismo rejeita Jesus como Messias

Para os ocultistas, Jesus foi um guru, Ele é uma das manifestações de Deus, um vidente, comparando-o como Buda ou Confúcio. Isso é negar que Jesus seja Deus, que Ele é o Ùnico Salvador. Buda e Confúcio estão mortos, mas Jesus ressuscitou: “No princípio, era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”  (Jo 1.1-3). Ele é o Messias, o Ungido de Deus, o Salvador do mundo: “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”  (1 Jo 5.20). 

§  O ocultismo não fala de pecado, nem da necessidade de Salvação

Não mencionando o pecado, não afirmando que ele existe, afastam o homem do arrependimento e da necessidade de ser salvo. O pecado existe, ninguém pode negar o fato; o mundo se corrompeu pelo pecado:  “Se dissermos que não temos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”  (1 Jo 1.8-9).

Afirmando que o pecado não existe, que é fruto da mente, afastam o homem da necessidade do Salvador. O pecado é real e só o Filho é que pode salvar: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Folho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”  (Jo 3.36).

Aqueles que têm Jesus andam na luz, afastam-se do poder das trevas: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8.12b).

O cristão deve abandonar isso


Dirá alguém: “Eu não faço qualquer consulta  ocultista a ninguém para tomar uma decisão”. Ocorre que, ao alimentar a mente com filmes, desenhos, jogos que envolvam a feitiçaria, bruxaria, estou me envolvendo, participando, permitindo que mensagens com recursos ocultistas me atinjam e me influenciem por meio da:  1)própria mensagem; 2)dos recursos visuais; 3) por meio dos sons tenebrosos e horripilantes; 4)por meio da música. Mas tudo é tão fascinante sair do  mundo real e entrar em um mundo fantástico povoado de seres fantasmagóricos

Certas músicas, como as de “rock”, acompanhar melodias que incentivam as trevas; cantores que são adeptos de magia, constituem um terrível laço.

Certos jogos que há interpretação de personagens, como os RPGs (role-playing games) , nos quais os participantes assumem papéis, a maioria de natureza pecaminosa: ladrões, assassinos, feiticeiros, permitem que os jogadores se identifiquem com esses papéis e até os incorporem. Como o jogo dura semanas, às vezes até meses, existe uma grande influência do mundo das trevas sobre as pessoas. Por isso, até crimes, suicídios têm ocorrido. Que Deus guarde a todos.

No local que o Evangelho penetra, as ações ocultistas são descartadas: “Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram na presença de todos, e, feita, a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata” (At 19.19).

OBS: Artes Mágicas. Esta expressão refere-se à prática da feitiçaria. A queima pública dos livros de magia demonstra que aqueles novos crentes em Cristo eram imediatamente ensinados a largarem as práticas do ocultismo. A bruxaria, a magia negra, a feitiçaria e o espiritismo e outras práticas do ocultismo são atividades satânicas totalmente incompatíveis com o evangelho de Cristo. Ninguém pode ser crente genuíno em Cristo e, ao mesmo tempo, manter comunicação com maus espíritos , ou procurar manter contato com os mortos. Deus proíbe e condena todas essas práticas , por serem abominações (Dt 18.9-13). Mexer com ocultismo e espiritismo é expor-se à poderosa influênciasatânica e à possessão demoníaca”  (Bíblia de Estudo Pentecostal, nota a At 19.19, pág.1673),

CONCLUSÃO

Devemos rejeitar qualquer forma de ocultismo.
Quanto mais se aproxima a Vinda de Cristo, há um aumento das manifestações ocultistas.
Sobretudo, devemos estar alerta, vigilantes, orando, estudando a Bíblia para obtermos discernimento espiritual.
Louvemos a Deus:  “Se na luz estamos, que divina luz!/ Se nos limpa sempre o sangue de Jesus,/ Temos claridade em nosso coração,/E vivemos nós na luz./ Deixa penetrar a luz!/ Deixa penetrar a luz!/Que a formosa luz de Deus fulgure em ti;/E serás feliz assim”  (3a estrofe e estribilho do hino 96 da Harpa Cristã).

Colaboração para o Portal EscolaDominical: Profª. Ana Maria Gomes de Abreu (Inn Memorian).
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário