sábado, 18 de outubro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 03 - O DEUS QUE INTERVÉM NA HISTÓRIA (JOVENS E ADULTOS)



,
 Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 03: “O Deus que Intervém na História.”
- Leve seu aluno a conhecer o sonho perturbador de Nabucodonosor.
- Analise a atitude sábia de Daniel perante o rei.
- Faça com que seu aluno compreenda a interpretação do sonho de Nabucodonosor.
7– Para o desenvolvimento desta lição sugerimos a dinâmica “O Sonho do Rei”.
Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: O Sonho do Rei

Objetivo:
Apresentar de forma prática o estudo sobre a estátua do sonho do rei Nabucodonosor.
Material:
01 folha de papel madeira ou peso 40 grande
01 pincel atômico
Papel laminado dourado e prateado
01 tubo de cola
Barro
01 pedra
Nomes digitados: Babilônico, Medo-persa, Grego, Romano, Anticristo
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Leiam sobre o sonho do rei Nabucodonosor, que se refere a estátua, em Daniel 2. 31 a 33.
- Depois, montem com os alunos “uma estátua”.
 Para isto, façam o contorno do corpo humano com pincel atômico.
Agora, falem: Qual o material da cabeça da estátua?
Então colem pedaços de papel laminado dourado na cabeça.
Qual o material dos peitos e dos braços?
Então colem pedaços de papel laminado prateado nestas partes.
Qual o material do ventre e das coxas?
Então colem pedaços de papel com cor de cobre no ventre e nas coxas.
Qual o material das pernas?
Então colem pedaços de papel com cor de ferro.
Agora, faltam os pés. Mas, qual era o material?
Então passem cola sobre os pés e por cima joguem o barro e depois colem pedaços de papel cor de ferro.
- Agora, coloquem a “estátua” pendurada na parede ou num quadro e comecem a trabalhar sobre o que representa cada tipo de material relacionados aos impérios.
Vocês colocam o nome do império ao lado da parte do corpo que faz referência.
Cabeça: Babilônico
Peitos e braços: Medo-persa
Ventre e coxas: Grego
Pernas: Romano
Pés: Reino do Anticristo
Leiam o que fala Daniel 2. 37 a 41 e apresentem o que vocês estudaram sobre estes impérios.
Quando vocês falarem sobre o Reino do Anticristo, apresentem informações como:
De acordo com a Bíblia quem é o Anticristo?
Quando aparecerá?
Quanto tempo governará?
Onde aparecerá?
Em que se fundamentará o governo do Anticristo?
- Para finalizar, peguem uma pedra e joguem nos pés da “estátua” e depois peçam para que os alunos destruam a estátua.
Mas, por que foi destruída?
Em seguida, leiam Daniel 2. 35 e 44.
- Então, falem que a pedra representa Jesus e o seu reino. Leiam ainda, At 4. 11, Ef 2.20 e I Pe 2.4.

Fonte: Blog Atitude de Aprendiz


Autora: Sulamita Macedo.


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/10/dinamica-da-licao-03-o-deus-que.html#ixzz3GWFFznZU

0 comentários:

Postar um comentário