sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 01 - O PERIGO DO OCULTISMO (JUVENIS)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “O perigo do ocultismo.”
- Identifique os princípios que caracterizam o ocultismo e como eles se chocam com a Palavra de Deus.
- Rejeite qualquer manifestação de ocultismo.
- Destaque a importância de se combater tal seita .
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Neste trimestre, o tema da revista de Juvenis é "O perigo da falsa ciência e das filosofias antibíblicas". O objetivo das lições é ensinar aos jovens que precisamos ter cuidado com as heresias que se escondem por trás de algumas teorias cientificas, como, por exemplo, a teoria do evolucionismo.
Vivemos tempos trabalhosos, a iniquidade tem se multiplicado, e muitos já não creem na Palavra de Deus. Alguns preferem crer no budismo, espiritismo e tantos ismos que têm surgido. O povo de Deus precisa ter discernimento para não ser enganado pelas falácias de Satanás, embora elas estejam sempre bem disfarçadas. Todavia, sabemos que o discernimento é resultado do ensino e do aprendizado da Palavra de Deus. Dificilmente um servo de Deus que prioriza o estudo das Sagradas Escrituras será enganado ou confundido pelas sutilezas do Diabo.
Para auxiliá-lo a alcançar os objetivos propostos, sugerimos uma dinâmica que poderá ser utilizada na primeira aula.
Cuidado, é falácia do Inimigo!
Justificativa:

Os jovens precisam estar conscientes dos perigos das práticas ocultistas para o homem e a sociedade em geral. Eles também precisam estar preparados para refutar, à luz da Palavra de Deus, tais heresias e práticas.
Objetivo:
Conscientizar os jovens de que precisamos, mediante a Palavra de Deus, rejeitar qualquer manifestação de ocultismo.
Material:
Um copo com água e anilina.
Procedimento:
Mostre aos alunos o copo com água. Diga que a água está limpa, translúcida e própria para o consumo. Em seguida, jogue um pouco de anilina. Mostre que a anilina vai se misturando à água aos poucos. Explique que as mentiras de Satanás são parecidas com essa ilustração. Ele é mentiroso e enganador e tenta sempre misturar um pouco de verdade em suas teorias para nos enganar. E o que acontece com a teoria da evolução e as manifestações ocultistas, como por exemplo, horóscopo, terapia das cores etc. Mas, depois que a anilina se mistura totalmente na água, essa já não fica mais translúcida e não é mais própria para o consumo.
Explique que em toda a Bíblia o ocultismo é condenado, pois ele mancha, corrompe o homem. Essas práticas são abomináveis diante de Deus. No Antigo Testamento, quem as praticava era morto (Lv 20.27). E no Novo Testamento, quem praticar tais ações não entrará no Reino de Deus (G1 5.20,21; Ap 22.15).


Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 12 . Nº 48


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-01-o-perigo-do.html#ixzz3F8etPC1v

0 comentários:

Postar um comentário