sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 01 - A IGREJA DE CRISTO (PRÉ-ADOLESCENTES)



,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1- Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc). Não deixe de, sempre que possível, entrar em contato com cada um deles.
2- Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4 – Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefonema ou rede sociais.
5- É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “A Igreja de Cristo”.
- Após a aula seu aluno deverá , saber definir o termo igreja, bem como saber que a Igreja é o corpo  de Cristo.
- Apresente aos seus alunos a figura de uma igreja e pergunte o que eles entendem que seja uma igreja?
- Ouça cada explicação com bastante atenção e, em seguida, tire todas as dúvidas e exponha para eles todas as informações que você pesquisou sobre esse assunto, não se esquecendo de mostrar o significado e a importância de cada símbolo (Corpo, templo, Noiva e família), conforme o primeiro tópico.
- Para esta aula sugerimos duas dinâmicas
- Para o segundo tópico sugerimos a dinâmica “Ser Igreja”.
- Pergunte: Quais os objetivos da igreja na terra? É correto vivermos como crentes sem frequentar aos cultos? Por que? Ouça as respostas atentamente e procure acrescentar e reforçar as ideias apresentadas, conforme o segundo tópico da lição.
- Para refletir a respeitos dos dois temas do terceiro tópico (batismo em águas e a ceia do Senhor) sugerimos que você pergunte aos seus alunos por que precisamos ser batizadas em águas e participarmos da ceia do Senhor? Ouça as respostas atentamente e procure acrescentar mais informações sobre cada uma delas.
- Encerre sua aula com a leitura do texto: “O sermão silencioso”.

Desejamos que esta aula traga grandes frutos para vida de seus alunos!

Professor, você ama a Casa de Deus? Se sim, então não terá dificuldades de ensinar a respeito do tema do trimestre. Tenha cuidado para que suas aulas não sejam apenas informativas, mas que seus alunos possam refletir questionar e compreender que a igreja não nasceu da vontade do homem, mas de Deus. Que eles tenham uma visão correta a respeito da Casa de Deus, tendo a consciência de que a igreja não é uma organização, uma empresa, um clube social ou lugar de entretenimento, mas é um lugar onde várias gerações se unem para louvar e exaltar o Todo-Poderoso. Justificativa: é importante mostrar aos pré-adolescentes que a Igreja foi estabelecida pelo Senhor.
Objetivo:
Compreender que a Igreja foi estabelecida e edificada por Jesus Cristo para que os salvos adorem a Deus.
Material:
Uma caixa de papelão e tiras de papel com as seguintes palavras: Edifício de Deus, Lavoura de Deus, Corpo de Cristo, Um Farol, Família de Deus, Lugar de adoração.
Procedimento:
Sente-se com os seus alunos em círculo. Explique que infelizmente muitas pessoas têm uma visão errada da Igreja e dos crentes. A igreja é um lugar onde as pessoas que creem em Jesus se reúnem para adorá-Lo. Em seguida, peça que a turma forme dois grupos (meninos x meninas). Peça que cada grupo retire um papel da caixa. Só os componentes do grupo podem saber o que está escrito. Devem manter segredo total. Depois que todos os grupos retirarem os papeis, explique que o grupo todo terá que representar o que está no papel através de gestos, mímica ou desenhos (nesse caso, distribua lápis e papel). O grupo rival terá que descobrir o que eles estão tentando dizer ou desenharam. Conclua a atividade enfatizando que a igreja não existe para oferecer entretenimento ou ajudar os carentes. A igreja existe para adorar a Deus. Então, peça que cada aluno fale uma frase de adoração ao Senhor.

Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 13. Nº 52

Dinâmica: Ser Igreja
Objetivo:
Refletir sobre a nossa importância como Igreja.
Material:
 Algumas bexigas (mais de 4 bexigas).
Procedimento:

Entregar uma bexiga para cada aluno e pedir que eles fiquem brincando com as bexigas um passando para o outro sem deixá-las cair no chão.
Aos poucos vá retirando cada pessoa do círculo, uma a uma e perceba como aumenta a dificuldade dos últimos para deixar tantas bexigas no ar.
Depois de terminada a dinâmica, incentivar o debate e explicar aos alunos que a igreja é uma assembleia, uma congregação. Ela envolve, por definição, uma reunião um grupo. Não é possível haver igreja sem uma assembleia. Se você acha que pode fazer parte da igreja sem participar dos cultos, está pensando em algo diferente do significado da palavra traduzida por “igreja”. Seja fiel na sua participação da sua congregação local.
Leia com eles Hebreus 10:23-25 . Mostre que não é simplesmente o desejo do pastor; é uma ordem de Deus a qual não se pode menosprezar. Pigarrear, gaguejar e dar desculpas. Talvez haja uma igreja sem dinheiro, porque os membros podem se reunir nas casas, em baixo das árvores ou mesmo ao ar livre, mas não pode haver uma igreja sem os membros se reunirem. Estou dizendo isto, não para diminuir o valor do dinheiro, mas para magnificar a frequência à igreja.

Por Escriba Digital

Texto: O sermão silencioso
Um senhor, membro de uma certa igreja, que costumava vir aos cultos com regularidade, repentinamente deixou de o fazer. Algumas semanas depois, o pastor decidiu visitá-lo. Encontrou o homem em casa, sozinho, sentado à lareira. Perguntando a si próprio qual seria o motivo da visita do pastor, convidou-o a entrar e a sentar-se numa cadeira confortável, junto à lareira.
      O pastor sentou-se à vontade, mas não disse nada. Num silêncio sepulcral, ele apenas contemplava a dança das chamas em torno das brasas incandescentes.  Alguns minutos depois, o pastor levantou-se e, com uma tenaz, retirou cuidadosamente uma brasa que ardia e colocou-a sobre a pedra, ao lado. Depois sentou-se de novo na sua cadeira, sempre silencioso.
     O homem observava tudo aquilo, em quieta contemplação. A chama daquela brasa foi diminuindo gradualmente e, após ainda um brilho momentâneo, apagou-se totalmente. Em pouco tempo ficou fria, sem vida.
     O pastor olhou para o relógio e viu que eram horas de se ir embora. Levantou-se lentamente, pegou naquele carvão frio e morto e colocou-o, de novo, no meio do fogo. Imediatamente voltou a brilhar ao receber a luz e o calor dos outros pedaços de carvão à sua volta.
     Quando o pastor se dirigia à porta, para sair, o homem visitado disse-lhe, com lágrimas nos olhos: "Muito obrigado pela sua visita e especialmente pelo seu excelente sermão. No próximo domingo, voltarei à igreja".


Autor: Desconhecido


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-1-igreja-de-cristo.html#ixzz3F8dX6azq

0 comentários:

Postar um comentário