sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 01 - DANIEL, NOSSO CONTEMPORÂNEO (JOVENS E ADULTOS)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, iniciem o estudo da lição 01: “Daniel, nosso contemporâneo.”
7– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
8 - Leve seu aluno a conhecer panoramicamente o livro de Daniel. Para isso, apresente os seguintes pontos:
- Tema: Integridade Moral e Espiritual - O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
- Comentarista: Pastor Elienai Cabral
Apresente informações sobre ele, vejam um resumo de sua biografia clicando AQUI.
Busque na internet uma foto dele e apresente a classe.
- As Lições de todo trimestre - apresente da seguinte forma:
Você ler o título da lição e os alunos lê o Texto Áureo.
- Explique a autoria e a história por trás do livro de Daniel.
- Mostre os fatos que propiciaram o exílio na Babilônia.
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Neste trimestre estudaremos a respeito do livro de Daniel. Este, com certeza, é um dos livros proféticos mais lidos do Antigo Testamento. Daniel viveu como exilado em meio a uma cultura pagã, todavia ele manteve a sua verdadeira identidade israelita e permaneceu fiel a Deus.
Material:
Papel ofício, caneta, folha de papel pardo com o quadro, fita adesiva, quadro branco.
Procedimento:
 Apresente a nova revista e O tema do trimestre aos alunos. Depois faça a seguinte indagação: "O que você espera deste trimestre?" Em seguida, diga que Daniel é um dos últimos profetas do Antigo Testamento e que o livro pode ser dividido em duas partes principais: 1 — 6 histórias de Daniel e 7— 12 as profecias. Em seguida, escreva no quadro as seguintes questões: "Quem é o autor do livro?"  (Daniel). "Qual o tema central do livro?" (Deus é soberano e tem o controle dos homens e da história.) "Em que ano foi escrito e qual o seu gênero literário?" (Foi escrito em cerca de 536 - 530 a.C.. O gênero em que foi escrito é apocalíptico.) Depois, peça que os alunos se  reúnam  formando quatro grupos. Cada grupo deverá ficar com uma questão para que respondam. Em seguida, reúna os alunos novamente formando um único grupo. Explique que para estudar os livros da Bíblia de modo efetivo precisamos responder a essas questões.  Depois, juntamente com os alunos, complete o quadro logo abaixo:


Autoria
Daniel (Dn 12.4)
Tema central
Deus é soberano e tem o controle dos homens e da história

Ano em que foi escrito
Cerca de 536-530 a.C.

Gênero
Apocalíptico



Fonte: Revista Ensinador Cristão. Ano 15. Nº 60


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-01daniel-nosso.html#ixzz3F8fY8nJJ

0 comentários:

Postar um comentário