sábado, 27 de setembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 13 - OS DOIS CONSTRUTORES ( JUVENIS)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Os Dois Construtores.”
- Explique o significado e aplicar a parábola dos dois construtores à realidade da nossa vida cristã.
- Conscientize os alunos sobre o perigo de firmarmos nossa vida espiritual na sabedoria e  obras humanas.
- Destaque a importância de alicerçarmos nossa fé em Cristo. É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.
Para a aula de hoje sugerimos a dinâmica “Construindo nossa casa”. Finalize a lição com o texto “Velho Carpinteiro”.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Construindo nossa casa

Objetivo:
Refletir sobre a forma como estamos edificando nossas vidas.
Material:
Quadro, giz, texto sobre o velho carpinteiro.
Procedimento:
Escreva no quadro as palavras: Os construtores, a casa, os alicerces, a chuva, as consequências. Leia com os seus alunos a parábola dos construtores e em seguida pergunte para eles; na construção da nossa vida espiritual, o que representa cada uma das palavras escrita no quadro de giz? Extraia deles o máximo que puder sobre o significado de cada uma das cinco coisas que você escreveu no quadro. Em seguida explique que os construtores representa cada um de nós Todo dia martelamos pregos, ajustamos tabuas e construímos paredes. Alguém já disse que A VIDA É UM PROJETO QUE VOCÊ MESMO CONSTRÓI. Nossas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a ”casa” que vamos morar amanhã. Por isso, precisamos construir com sabedoria! A casa é o lugar onde nos protegemos do frio, do calor, da chuva, do vento, de intrusos. Nossa casa é nosso abrigo, é o lugar onde guardamos nossos bens, onde colocamos as coisas que gostamos, e ela representa a nossa vida, nossa trajetória, nossas escolhas, nossos caminhos, nossos desejos e aspirações. Os alicerces representam as construções feitas sobre Jesus Cristo e Sua Palavra e os que estão construindo fora dele. A chuva tempestuosa representa as tempestades da vida: enfermidades, pobreza, fracassos, frustrações, problemas (no trabalho, na família, na própria vida), dramas pessoais, crises existenciais, depressões, tristezas, aflições, temores, tragédias, morte. Esses ventos, essas enchentes, podem chegar na vida do homem - e note, ela chega e se arremete contra as duas casas. A casa do homem insensato e a do homem sábio também. Ambos estão sujeitos às tempestades da vida; ambos estão sujeitos a problemas sérios. As consequências representa o resultado final de onde e como foi feito a nossa construção, ou seja, estaremos de pé ou desabamos.

Por Escriba Digital


Texto Para Reflexão: Velho Carpinteiro

Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família. Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.
A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor. O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a ideia. Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados. Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira.
Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa. E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse: “ESSA É SUA CASA”. Ela é o meu presente para você! O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, Ele teria feito tudo diferente. O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na construção. Depois, com surpresa, nós descobrimos que precisamos viver na casa que nós construímos. Se pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas não poderíamos voltar atrás.


Nessa parábola, Jesus chama seus ouvintes a avaliar suas vidas - suas construções. A avaliar seus alicerces, se estão cravados em uma rocha sólida, capaz de fazê-los resistir às tempestades.


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-13-os-dois.html#ixzz3EVq9B02t

0 comentários:

Postar um comentário