sexta-feira, 12 de setembro de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 11 - ON-LINE E OFF-LINE (ADOLESCENTES)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “On-line e Off-line....”
- Leve seu aluno a compreender que tudo em nossa vida deve ser de forma equilibrada, e isso não é diferente com a Internet; Conscientize-o da necessidade da importância da verdadeira comunicação – a real e sincera com nossa família e amigos.
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.
Para a aula de hoje sugerimos a dinâmica “Enchendo meu coração”
Para concluir esse momento, deixo como sugestão o texto: As Três Peneiras

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Informação:
Diante do crescente número de acesso a internet, ela foi o meio de comunicação que mais rapidamente se expandiu no mundo. Veja a tabela abaixo e observe quantos anos cada mídia levou para conquistar 50 milhões de usuários.

Telefone.....................70 anos
Rádio..........................38 anos
Televisão....................13 anos
Internet.........................5 anos

Fonte: Revista Adolescentes Vencedores. Mestre 11. O Adolescente e a sociedade. CPAD, Rio de Janeiro. Pg.51.

Pode-se fazer a seguinte pergunta. Porque será que a internet alcançou tantos usuários em tão pouco tempo? Certamente eles responderão que é devido aos recursos que essa mídia dispõe, e com certeza dirão que os mais interessantes são os sites de relacionamentos. Sem dúvida a participação deles dará bons resultados e assim o professor terá a oportunidade de iniciar de forma interativa e com alunos motivados para seguir com a lição.


As charges acima, poderão fazer parte do conteúdo da lição. Podendo até servir como recurso para motivar o início da aula, ou no decorrer da mesma.
Fonte das charges: www.jasielbotelho.com.br

Dinâmica: "Curta e Compartilhe"
Objetivo:
Conscientizar sobre o bom uso da internet
Material:
Pequenos cartões semelhante ao ícone usado pelo Facebook
Procedimento:
Prepare adesivos ou cartões semelhante ao ícone usado pelo Facebook para indicar que você curtiu algo. No início do encontro convide os jovens a fazer daquele lugar uma grande sala virtual onde vamos encontrar nossos amigos, curti-los e compartilhar algo sobre a vida deles. Coloque uma música bem animada e, durante a música, eles devem se cumprimentar, desejar as boas vindas e, de forma bem espontânea, distribuir os adesivos de “CURTIR” entre os amigos. Você pode preparar vários adesivos, de modo que todos sintam-se à vontade para curtir quantos amigos quiserem.
Ao final desse momento, em círculo, fazem uma breve partilha desta acolhida, contando quantos adesivos cada um recebeu, se gostou de curtir e ser curtido pelo amigo, etc.
Após a acolhida, vem a segunda parte da dinâmica, o momento de compartilhar. Cada jovem vai ao centro do círculo e os amigos devem compartilhar algo sobre ele, uma curiosidade, um fato engraçado, um testemunho, etc. Nesse momento, o professor deve estar atento para que ninguém se sinta constrangido e para que não aconteçam comentários desagradáveis. É importante respeitar as particularidades de cada jovem. Depois da partilha, o professor deve fazer uma reflexão com os jovens sobre este momento. Perguntar: Como se sentiram ao ouvirem seus amigos falando sobre você? É mais fácil falar sobre o outro ou ouvir os que as pessoas tem a dizer a seu respeito? Alguma vez, já passaram por esta experiência de estar diante de pessoas falando sobre você?
Aos poucos, ir conduzindo o diálogo para a realidade dos jovens nos dias de hoje, perguntando: Como costumam se relacionar com os amigos? Que papel a internet tem nas nossas vidas e nos relacionamentos nos dias de hoje?
Provavelmente, durante esta brincadeira, os amigos compartilharam somente coisas boas uns dos outros, perguntar se na internet isso também acontece ou se, algumas vezes divulgamos notícias desagradáveis sobre nossos amigos... enfim, o professor deve guiar o diálogo e a reflexão de acordo com a realidade do seu grupo.

Para não esquecer, algumas regrinhas fundamentais no manuseio da internet:
·         Em caso de um encontro virtual, tenha sempre muito cuidado, tente conhecer ao máximo a pessoa;
·         Desconfie das pessoas e propagandas, lembre-se que “ nem tudo que reluz é ouro”;
·         Nunca divulgue seus dados pessoais, como endereço, telefone, números de documentos, quanto menos informações a seu respeito, melhor;
·         Tenha muito cuidado com fotos e assuntos comprometedores.

Texto de Reflexão: As Três Peneiras (Sócrates)
Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras? Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Para não esquecer, algumas regrinhas fundamentais no manuseio da internet:
·         Em caso de um encontro virtual, tenha sempre muito cuidado, tente conhecer ao máximo a pessoa;
·         Desconfie das pessoas e propagandas, lembre-se que “ nem tudo que reluz é ouro”;
·         Nunca divulgue seus dados pessoais, como endereço, telefone, números de documentos, quanto menos informações a seu respeito, melhor;
·         Tenha muito cuidado com fotos e assuntos comprometedores.
·          
Fonte: Jardim da Boa Nova

Autora: Kesia Lima

Adaptação da Dinâmica: Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/09/dinamica-da-licao-11-on-line-e-off-line.html#ixzz3D8HW9lJU

0 comentários:

Postar um comentário