sábado, 30 de agosto de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 09 - OBRIGAÇÕES IGUAIS COM REGRAS DIFERENTES (ADOLESCENTES)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Obrigações iguais com regras diferentes.”
- Ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a entender que dentro de uma família para se viver bem há regras, que todos nós temos de cumprir com nossos afazeres, somente assim haverá harmonia, quando todos viverem para manter o bem estar uns dos outros.
 Para a aula de hoje sugerimos a dinâmica: “Responsabilidade, cada um tem a sua” em seguida leia a história de reflexão “Uma História de Responsabilidades”

É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Dinâmica: Responsabilidade, cada um tem a sua.
Objetivo:
Mostrar aos adolescentes que, assim como os pais, os filhos também têm responsabilidades a cumprir.
Materiais:
3 cartolinas, pincel marcador.
Procedimento:
Na primeira cartolina você irá escrever a frase: Responsabilidade do Pai. Na segunda escreva: Responsabilidade da Mãe. Na terceira escreva: Responsabilidade dos filhos. Apresente a primeira cartolina e mande que cada aluno participe escrevendo algo que se caracterize como responsabilidade do pai. Peça para que todos os alunos participem, um a um. Depois da participação de todos pergunte se eles te mais alguma coisa a acrescentar. Repita o procedimento na segunda e na terceira cartolina. Depois do preenchimento das cartolinas é hora de fazer uma reflexão sobre o que eles escreveram. É importante que você se detenha a maior parte do tempo disponível na responsabilidade dos adolescentes como filhos, uma vez que a lição tem como alvo alcança-los, mostrando que assim como os pais tem responsabilidades eles, apesar de jovens, também já devem assumir as suas. Reflita com eles em que eles poderão melhorar.
Utilizando o quadro ou cartolina, façam uma tabela constando as responsabilidades do pai, da mãe e dos filhos, a partir das afirmações dos alunos daquilo que vivenciam na família.

História Para Reflexão: Uma História de Responsabilidades

Era uma vez um grupo de pessoas que se chamavam:
NinguémAlguémQualquer umCada um Toda a gente.

Havia uma tarefa muito importante a realizar e...
Toda a gente tinha a certeza que Alguém a faria,
Qualquer um poderia fazê-la,
Mas Ninguém tomou conta dela.
Alguém ficou furioso, porque se tratava de uma tarefa que cabia a Toda a gente.
Cada um pensou que Qualquer um poderia fazê-la,
Mas Ninguém pensou que Toda a gente se esqueceria de a fazer.
O resultado é que Cada um acusou Alguém,
Dado que Ninguém fez o que Qualquer um poderia ter feito.

Para um melhor entendimento da historia escrava-a em duas folhas de papel 40 gramas e conserve as cores.

Texto Para Reflexão: Responsabilidade cristã um dever
A juventude não impede um bom relacionamento com a família nem a comunhão espiritual com Deus, seja um exemplo: O que todo cristão genuíno deve ser. Um modelo de conduta, postura e comportamento no lar, na igreja e diante da sociedade. Se eu quero ser respeitado e valorizado, o que preciso é ser um exemplo. É ser alguém que expressa confiança e responsabilidade. Alguém que todo o tempo precisa ser chamado à atenção porque está conversando na hora errada, porque a roupa está em locais inadequado, porque não fez o que deveria ser feito jamais será respeitado(a). O que é certo para o mundo pode não ser certo para a Bíblia;
Você não nasce responsável. Assume as responsabilidades. Responsabilidade anda junto com compromisso. Compromisso é uma coisa das quais muitos adolescentes geralmente fogem. Querem relacionamentos afetivos sem compromisso, colegas sem compromisso, família sem compromisso, igreja sem compromisso, com a ideia de que o compromisso tira a liberdade. Na verdade quando fugimos de compromissos estamos, na verdade, chamando de “liberdade” o que na verdade deveria ser chamado de Irresponsabilidade. Pense nisso, seja a cada dia uma pessoa responsável, mas para isso você precisa aprender a cada dia assumir as suas responsabilidades.

Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/08/dinamica-da-licao-09-obrigacoes-iguais.html#ixzz3BsIpqd9y

0 comentários:

Postar um comentário