sexta-feira, 15 de agosto de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 07 - PAIS SEPARADOS. EM QUEM CONFIO? (ADOLESCENTES)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:

1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “Pais Separados. Em quem confio?”
Compreender a importância de cuidar do tempo, bem como valorizar as tarefas que proporcionam o crescimento espiritual.
- Conscientize os alunos sobre os danos de um divórcio.
- Mostre a importância dos filhos amar tanto o pai como a mãe ainda que aconteça um divórcio.
- Incentive seus alunos a valorizar mais a família que eles tem.
É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.
Para a aula você pode usar a dinâmica “Enchendo minha mente de coisas boas”

Desejamos que esta aula se portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Enchendo minha mente de coisas boas


Objetivo: Mostrar como deve ser o comportamento dos filhos quando acontece a separação entre seus pais.
Material: Nove balões; em cada um deles estará escrito uma característica daquilo que deve encher a mente dos filhos com pais separados: comunicação, respeito, cooperação, união, compreensão, fé, amizade, amor, perdão, etc. (caso sua sala tenha menos de nove alunos selecione as características que você julgue mais importante, e se tiver mais de nove alunos trabalhe com as nove ou acrescente mais algumas).

Palavra de reflexão para a dinâmica:
Explique que a separação dos pais é sempre um processo doloroso tanto para o casal quanto para os filhos. A separação dos pais é sempre um motivo de tristeza. É uma vivência de perda e frustração, que aumenta o stress e que pode desestabilizar ou desorientar e prejudicar relacionamentos futuros. Portanto é importante saber qual deve ser o comportamento dos filhos em situações como esta.
Procedimento:
Explique que haverá uma atividade especial que falará muito a mente de todos. Fale que a mente e um dos principais órgãos do ser humano, pois ela comanda a vida de uma pessoa.
Distribua para cada adolescente um balão com palavras escritas, diga que este balão deve ser cheio, que todos devem soprar até encher, mas cuidado para não estourar e, depois de cheio, devem amarrar a boca do balão. Quando todos tiverem enchido e amarrado o balão comece a aplicação da dinâmica.
Diga-lhes que só Jesus Cristo pode preencher verdadeiramente a nossa mente de coisas boas e agradáveis, e Ele quer preencher sua mente de verdade para que nunca mais seja cheio de coisas ruins vindo assim atrapalhar o bom relacionamento entre eles e os pais separados.
Agora comece a explicar a importância de cada característica, conforme dica logo abaixo:
Comunicação: A comunicação entre os filhos e os pais e de real importância, sendo fundamental para se criar um ambiente de paz e felicidade. Precisamos ser cuidadosos com o que falamos e como falamos com nossos pais, de modo a evitarmos mágoa, dor e frustração, tanto para eles como para nós.
Respeito: Toda e qualquer pessoa precisa se sentir respeitada, mesmo com todos seus defeitos. Por isso é de suma importância que os filhos não falem mal de seus pais separados, nem se dirigindo a eles de forma agressiva ou desprezível.
Cooperação: Ajude seus pais naquilo em que eles precisarem. Isto é muito importante para o bem de todos, principalmente em caso de separação.
União: Quando pai e filho se unem, a luz que jorra desta união triunfa sobre as trevas da desunião, e o triunfo da união ergue entre eles vigas e colunas de aço, união inabalável e abençoada.
Compreensão: Não cabe aos filhos julgar seus pais, mas procurar compreendê-los que se ouve separa é porque eles tiveram seus motivos, quanto maior for a sua compreensão maior será sua amizade.
Fé: Não permita que sua fé seja abalada por causa da separação dos seus pais. este é o momento de você estar mais próximo de Deus e não distante dele.
Amizade: Aproveite cada momento junto com seus pais, ouvindo, falando, compreendendo, apoiando, e olhando direto nos olhos. É preciso estabelecer uma relação de liberdade e confiança para que ocorra a amizade verdadeira.
Amor: Nos pequenos gestos e nas coisas mais simples do dia-a-dia é que o amor entre você e seus pais pode ser demonstrado.
Perdão: O perdão é a chave para se ter um relacionamento feliz.  Sem o perdão, ressentimentos e ira ficam submersos aguardando o momento de aparecer. Deus nos ensina a perdoar por meio do perdão que nos oferece.

Finalize a dinâmica com uma oração por todos os adolescentes que tem pais separados.


Por Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/08/dinamica-da-licao-07-pais-separados-em.html#ixzz3AUFtZuCP

0 comentários:

Postar um comentário