sexta-feira, 15 de agosto de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 07 - A FÉ SE MANIFESTA EM OBRAS (JOVENS E ADULTOS)

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Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6– Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Fale que nesta aula, o tema a ser estudado será: “A Fé se Manifesta em Obras.”
- Destaque que a fé e as obras estão relacionadas.
- Aponte os exemplos de fé com obras no Antigo Testamento..
- Incentive a participação e cooperação dos alunos em campanhas beneficentes na igreja. Para isso você pode pedir que cada aluno traga na próxima aula alimentos não perecível a fim de ser entregue a algum irmão necessitado pré-selecionado por vocês da classe.
 É importante que você trabalhe cada tópico da lição tendo em conta o contexto em que o seu aluno(a) está inserido. Seguindo nossas dicas sua aula será baste produtiva.
Introduzir a aula dialogando com os alunos sobre as seguintes perguntas:
- O que é ser amigo? Quem se acha amigo de alguém aqui? Por que?
- O que podemos fazer para ajudar alguém?
- Para se ajudar ao próximo é preciso muito dinheiro?
- O que é preciso para fazer a caridade?
- Para esta aula você pode usar a dinâmica “Compartilhando meu coração 2” junto com o texto “Círculo do Amor”
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Compartilhando meu coração 2
Objetivo:Refletir sobre a prática das boas obras

Material:
Corações desenhados e recortados em papel A4  com palavras escritas. Em cada coração deve está escrito palavras que serão compartilhadas com outro aluno. Ex: Compreensão, misericórdia, compaixão, ajuda material, apoio financeiro, amizade, bondade, caridade, perdão, amor, afeto, generosidade, cuidado, preocupação, carinho, zêlo, benignidade, desprendimento, empenho, sacrifício, etc (Cada coração deve ocupar o papel  inteiro).
Introdução: O professor inicia falando sobre a importância do amor na igreja e que ele é responsável pelos atos de caridade, ou seja, obras. Muitos irmãos têm espalhado a péssima notícia que o amor parece estar ausente, mas não o verdadeiro amor cristão; esse nunca estará ausente, pois ele reflete o genuíno amor de Deus e é o modo da Igreja mostrar que está viva. O assunto do amor é tão extenso quanto a Bíblia e tão profundo quanto o próprio Deus, pois "Deus é amor” (Jo 4.8).
Procedimento: Inicie a dinâmica entregando a cada aluno os corações recortados. A seguir, peça que todos amassem bastante a folha. Depois explique que aquela folha lisa simboliza a pessoa que não exercita o que está escrito no coração, esses permanecem sem marcas e não marcam a vida de ninguém. Jesus disse a seus discípulos: "Um novo mandamento vos dou: que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (Jo 13.34,35). Diga que o amor não é apenas sentimento, mas ação demostrada.
A segunda etapa prossegue com o professor pedindo que os alunos compartilhe seu coração com outro aluno e o aluno com ele. Peça para que cada um leia e reflita sobre o que foi compartilhado e em seguida compartilhe com mais outro aluno o coração que recebeu e mais uma vez reflita sobre a palavra que foi compartilhada. Faça o mesmo procedimento pela terceira vez.
Agora faça alguns questionamentos:
-Como Jesus mostrou amor pelas pessoas, e por que motivo ele fazia isso?
-O que significa amar o próximo como a nós mesmos?
-Como é que mostramos que verdadeiramente amamos a Deus?
-Qual é a melhor maneira de mostrar amor ao nosso próximo?
Depois mostre que:
A Generosidade pode ser vista em atos mais simples. Não é necessário dispor simplesmente de um valor material para praticar a generosidade, ela pode estar presente num simples sorriso, no tempo que dedicamos para ouvir o outro, na atenção que damos às pessoas que nos cercam, na prática da educação, na ajuda a um irmão que precisa de mim, etc. São atitudes simples que fazem a diferença. Mostre também que todo ato de bondade e generosidade que praticamos como um ato de fé, retorna em recompensa para nós mesmo.
É importante entendermos que o verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem, e que a vida nos foi dada por Deus para a empregarmos em benefício do nosso próximo. Deus está presente onde às pessoas demonstram amor umas às outras. O amor ao próximo, assim como o amor a Deus, não é apenas um sentimento, envolve ação.

Por Escriba Digital

Texto Para Reflexão: Círculo do Amor
Ele quase não viu a senhora e o carro parado no acostamento, mas de repente percebeu que ela precisava de ajuda. Assim, parou o carro e se aproximou. O carro dela parecia que cheirava tinta fresca, de tão novinho.
Mesmo vendo o sorriso dele estampado na face enquanto vinha em sua direção, ela ficou preocupada. Ninguém havia parado para ajudar durante a última hora. Será que ele iria aprontar alguma? Não parecia um homem seguro; parecia pobre e faminto.
Ele percebeu que ela estava com medo e disse:
- Só estou aqui para ajudar, minha senhora. Por que não espera dentro do carro, que está mais quentinho?
A propósito, meu nome é Bryan.
Bem, todo o seu problema era um pneu furado, mas para uma mulher aquilo era um transtorno e tanto. Bryan abaixou-se, encaixou o macaco e levantou o carro. Logo já estava trocando o pneu. Enquanto apertava as porcas da roda, a senhora abriu a janela e começou a conversar com ele. Contou que era de St. Louis, que só estava de passagem por ali e que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda. Bryan apenas sorriu enquanto se levantava. Ele estava bastante sujo e tinha ferido uma das mãos. Ela perguntou quanto lhe devia – qualquer quantia seria muito pouco para ela. Já tinha começado a imaginar todas as coisas terríveis que poderiam ter acontecido se Bryan não tivesse parado para ajuda-la.
Bryan, contudo, não pensava em dinheiro. Aquilo não era um trabalho para ele. Gostava de ajudar quando via alguém em necessidade, e Deus já o ajudara bastante. Era o seu modo de viver, nunca lhe ocorreu agir de outra maneira. Ele disse:
- Se a senhora realmente quiser me retribuir, da próxima vez que encontrar alguém precisando de ajuda, dê a essa pessoa a ajuda que ela precisar. - E acrescentou: - e pense em mim.
Esperou até ela sair com o carro e também se foi. Tinha sido um dia frio e deprimente, mas ele se sentia bem agora, indo para casa, desaparecendo no crepúsculo.
Alguns quilômetros adiante, a senhora encontrou um pequeno restaurante. Debaixo da fria chuva que caia, entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante sujo, um cenário inteiramente estranho para ela. Logo que a viu entrar, a garçonete se aproximou trazendo na mão uma toalha limpa para que ela pudesse secar o cabelo molhado, e lhe dirigiu um sorriso tão doce que mesmo um dia inteiro de trabalho pesado não pôde apagar.
A senhora notou que a garçonete estava grávida, provavelmente beirando o oitavo mês, e observou, encantada, como a moça não deixava a tensão e as dores que certamente já começa a sentir, mudarem sua atitude delicada. Ficou curiosa para saber como alguém que parecia ter tão pouco podia tratar tão bem um estranho. Então se lembrou de Bryan.
Depois que terminou a refeição, enquanto a garçonete buscava troca para a nota de cem dólares que havia lhe entregado, a senhora se retirou. Já tinha partido quando a garçonete voltou para a mesa. A moça ainda se perguntava onde a senhora poderia ter ido, quando notou algo escrito num guardanapo. Ao pegá-lo, encontrou debaixo dele mais notas de cem dólares. Havia lágrimas em seus olhos quando leu o que a senhora escrevera:
“Você não me deve nada, eu já tenho o bastante. Alguém me ajudou não faz muito tempo, e da mesma forma estou ajudando você agora. Se realmente quiser me retribuir, não deixe este circulo de amor terminar em você”.
Bem, pensou a garota, haveria muitas mesas para limpar, açucareiros para encher e pessoas para servir. Naquela noite, quando foi para a casa e se deitou na cama, ficou pensando no dinheiro e no que aquela senhora escrevera. Como pôde saber o quanto ela e o marido precisavam daquela quantia? Com o bebê chegando no próximo mês, a vida estava nada fácil para eles. Virou-se para o marido, que dormia a seu lado com uma expressão preocupada, deu-lhe um beijo suave no rosto e sussurrou-lhe ao ouvido.
Tudo ficará bem. Eu te amo, Bryan.
Lembre-se, a lei da semeadura é infalível.


Extraído do Livro: Ilustrações-Jogando luz no sermão – Josué Gonçalves


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/08/dinamica-da-licao-07-fe-se-manifesta-em.html#ixzz3AUJI0q9M

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