sexta-feira, 18 de julho de 2014

LIÇÃO 03 - O TRABALHO NA CASA DE DEUS

Texto Bíblico: 1 Cr. caps.24-26


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que na Igreja há diversos tipos de trabalho para serem realizados e deus conta conosco.


Frase do dia...
EU TRABALHO COM ALEGRIA NA CASA DE DEUS

Escreva esta frase dividindo-a em três corações. Leia pelo menos umas três vezes. Enfatize aos pequenos que o que sentirmos alegria em trabalhar para Deus é o amor que sentimos por Ele.

Memória em ação
“Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.” (Rm 12.11 – NTLH)


Explorando a Bíblia
Os trabalhadores da casa de Deus  se diferenciam dos trabalhadores comuns, que o fazem por uma recompensa financeira, logo trabalhar ou servir a Deus é algo gratificante e ao mesmo tempo algo de grande privilegio.

Instrua as crianças neste versículo:
Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados.
Ora, ninguém toma para si esta honra, senão quando é chamado por Deus, como o foi Arão. (Hb 5.4,6)

Estes dois versículos demonstram claramente a função dos trabalhadores da casa de Deus, bem como a aceitação de Deus mediante a sua vontade, pois Deus chama dentre o seu povo homens e mulheres para servir na sua obra, isto se constitui numa grande honra, servir ao Rei.

De forma socrática leve seus alunos a pensarem:
·         Que trabalho gostariam  de fazer na casa de Deus , quando forem adultos
·         Seus pais realizam algum trabalho na sua igreja
·         Eles sabem quem são os trabalhadores da sua igreja

Obs: Forma socrática, é um termo que vem do filosofo grego Sócrates, que usava o sistema de perguntas e respostas, para que seus ouvintes pudessem se induzidos a raciocinar as questões propostas.



Historia Bíblica
Estamos já na quinta lição deste trimestre  a qual tem como tema; Eu gosto da igreja, o que nos faz voltar ao passado aos primórdios da casa de Deus a igreja a qual as crianças conhecem, nisto estamos estudando o Antigo Testamento, para assim entendermos melhor o novo.

Este mesmo processo se faz necessário quanto aos trabalhadores da casa de Deus, de uma forma resumida, temos de descrever como era no Antigo Testamento  e atualizarmos para o nossos dias, deste modo podemos descrever:

·         O povo de Deus era constituído por 12 tribos
·         Deus institui a adoração ao seu nome ordenando a construção do tabernáculo
·         Deus escolheu dentre as 12, uma para que lhe prestasse serviço
·         A tribo de Levi, assim os levitas realizavam o trabalho:
- Montar e desmontar o tabernaculo
- transportar o tabernaculo
- oferecer os sacrifícios, interceder pelo povo, louvar a Deus
·         Quando Israel se firmou como uma nação, o rei Salomão construiu um Templo
·         Muitos trabalhadores foram ordenados
·         Nos dias atuais, os trabalhadores da casa de Deus tem muitas funções na obra
- funções materiais  (porteiros, zeladores, serventes)
- funções espirituais (pastores, intercessores, profetas, professores)

Toda esta listagem pode ser acrescida conforme suas próprias experiência e conhecimentos , o importante é que as crianças possam entender, que o assunto tratado na lição esta bem próximo a eles, e não se esqueça que dizer que você mesmo é um desses trabalhadores.



Conclusão
Por fim conclua a sua aula, falando as crianças o quanto é recompensador trabalhar para Deus; Tome por  base estes versículos.
Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.
Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna. (Mc 10.28-30)

O apostolo Pedro questionou sobre ter deixado a sua vida , os seus afazeres para seguir, para trabalhar para o Senhor, Pedro era pescador, e Jesus os fez pescadores de homens.

Fonte consultada:


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário