domingo, 6 de julho de 2014

LIÇÃO 01- VIVA A VIDA!

Texto bíblico    Êxodo  1.15-17 ;    Mateus  2.13 
Falou o rei do Egito às parteiras das hebréias, das quais uma se chamava Sifrá e a outra Puá,
dizendo: Quando ajudardes no parto as hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matá-lo-eis; mas se for filha, viverá.
As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes ordenara, antes conservavam os meninos com vida.
E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Objetivos     após a aula seus alunos devem estar conscientes do 
                     valor da vida, bem  como entender a razão de obedecer 
                     as leis  e as suas obrigações como cidadãos.

Introdução
Estamos iniciando mais um trimestre de lições bíblicas para pré adolescentes,  cujo tema é : Descobrindo meus direitos e deveres, parte este do currículo  do curso bíblico que abrange o período de 2 anos.
Como já foi dito em oportunidade anteriores, que  essa passagem de trimestre é um momento de avaliações e analises  de como o trimestre se desenvolveu, momento de corrigir as possíveis falhas e retomar o animo para mais uma etapa de 13 lições.
E como o curso bíblico é uma seqüência, pode ocorrer que alguns assuntos pareçam repetitivos,  contudo a palavra de Deus se renova a cada dia, e a cada trimestre; pela desenvolvimento dos alunos e as transformações do mundo em que vivemos se fazem necessário fazer  novas adaptações dentro de um mesmo assunto, assim cabe ao professor direcionar o assunto em aula segundo a necessidade de sua classe.

I-A vida vem de Deus
Nosso tema trimestral é direito e deveres, sem duvida que o primeiro direito de todo ser humano é o direito a vida.
Infelizmente  no mundo incrédulo em que vivemos muitos tentam explicar a complexidade do surgimento da vida,  de maneira meramente material, com muitas teorias,  se esquecendo que a a verdadeira origem da vida esta em  Deus.
É bem verdade que  existem elementos  materiais que compõem a manutenção e geração de vida,  contudo o ponto de partida esta em Deus, conforme a escrituras afirma:
 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; (At 17.25)
O mundo não aceita um Deus Criador, por isso procurar explicar a origem da vida com teorias que embora não possam ser totalmente comprovadas cientificamente,  muitos crêem e aceitam como uma verdade, a teoria da evolução por exemplo.
Os cientistas crêem que a vida não surgiu a partir de um Deus criador  mas das muitas mudanças  e transformações  que ao longo dos séculos  formaram a vida, a respeito do ser humano que seria uma evolução do macaco, ou que a vida teria surgido a partir da água.
Não devemos condenar a ciência por isso, pois não é a ciência que esta errada mais o cientistas, que na verdade são materialistas, pois  alguns cientistas sérios diante da complexidade da vida não encontram outra resposta ao não ser a existência de ser criador.

II-O dom da vida
A vida (do latim vita) é um conceito muito amplo e admite diversas definições. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo; a condição duma entidade que nasceu e ainda não morreu; e aquilo que faz com que um ser vivo esteja vivo. Metafisicamente, a vida é um processo constante de relacionamentos.
( texto fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vida)
Este texto acima declara as possíveis definições que os homens procuram dar a “vida” todavia para nós, alem de ter a sua  verdadeira origem em Deus, a vida é um dom.

Afirmamos acima que a origem da vida esta em Deus, no livro de  Genesis  encontramos o inicio.
E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fólego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gn 2.7)
O Senhor Deus formou e deu vida a todos os seres que haviam no jardim do éden, mas quanto ao homem a criação foi diferente, por esta razão mesma  o ser humano é considerado a coroa da criação de  Deus.
Conforme o versículo mostra  Deus formou o homem do pó da terra, ate então ele era apenas  um boneco imóvel de barro,  assoprando  em suas narinas Deus estava dando algo de si ao ser humano, o espírito de vida.

III-Defendendo a vida 
Se Deus é o doador da vida, o homem distanciado de Deus pelo pecado, muitas vezes despreza, anula, e quer exerce poder sobre este dom de Deus.
Neste sentido há muitas discussões  sobre a liberação do aborto, uma pratica totalmente pecaminosa contra Deus.
Aborto
Um aborto ou interrupção da gravidez(ver terminologia) é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada.[1] Isto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial, provocando-se o fim da gestação, e consequentemente o fim da vida do feto, mediante técnicas médicas, cirúrgicas entre outras.
Após 180 dias (seis meses) de gestação, quando o feto já é considerado viável, o processo tem a designação médica de parto prematuro.[2] A terminologia "aborto", entretanto, pode continuar a ser utilizada em geral, quando refere-se à indução da morte do feto.
Através da história, o aborto foi provocado por vários métodos diferentes e seus aspectos morais, éticos, legais e religiosos são objeto de intenso debate em diversas partes do mundo.
A palavra aborto tem sua origem etimológica no latim abortus, derivado de aboriri ("perecer"), composto de ab ("distanciamento", "a partir de") e oriri ("nascer").
Os seguintes termos são usados para definir os diversos tipos de aborto a partir da óptica médica:
Aborto espontâneo: aborto devido a uma ocorrência acidental ou natural. A maioria dos abortamentos espontâneos são causados por uma incorreta replicação dos cromossomos e por fatores ambientais. Também por ser denominado aborto involuntário ou casual.
Aborto induzido: aborto causado por uma ação humana deliberada. Também é denominado aborto voluntário ou procurado, ou ainda, interrupção voluntária da gravidez. O aborto induzido possui as seguintes subcategorias:
Aborto terapêutico
a) aborto provocado para salvar a vida da gestante
b) para preservar a saúde física ou mental da mulher
c) para dar fim à gestação que resultaria numa criança com problemas
    congênitos que  seriam fatais ou associados com enfermidades graves
d) para reduzir seletivamente o número de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidezes múltiplas.

IV-Direitos e deveres
Na sociedade atual há inversão de valores, porque todos reclamam e buscam pelos seus direitos, se esquecendo que também devem cumprir  alguns deveres.
não pode haver direito sem que ante o dever seja cumprido, para se ter direito sobre algo é necessário primeiro cumprir o dever, é desta forma;  com um trabalhador; ele tem primeiro de cumprir o seu dever, ou seja, trabalhar o mês, assim terá direito ao seu salário.
 Hoje vivemos a era dos direitos. Pouco se fala em deveres. Só uns poucos que ainda acreditam em tal atitude – a dos deveres – se atrevem a mencioná-los também como parte das relações humanas. Mas, de modo geral, o que se vê é a luta por direitos e mais direitos não importando se os direitos alheios fiquem sacrificados. Numa sociedade assim o caos se instala. Ninguém quer assumir obrigações, mas todos querem desfrutar de direitos. O resultado é a anarquia.
( texto fonte: http://geremiasdocouto.blogspot.com)

A ideologia do mundo é esta, que cada um estabeleça a sua própria verdade, ou seja o relativismo, buscando pra si apenas direitos e mais direitos.
Infelizmente esse pensamento também tem entrando em grande escala na igreja,  muitos crentes procuram apenas ter direitos junto a Deus, porem se esquecem que tem os seus deveres a cumprir.
A exemplo disto  há uma passagem  no Evangelho de São João capitulo 15 aonde  afirma que podemos pedir tudo que desejamos e isto será feito.
Muitas pessoas reclamam o direito de pedir, e deseja ser atendido, de fato é um direito, mas há um dever a cumprir !!
A parte anterior do versículo afirma:  Se permanecerdes em mim, e se as  palavras de Deus permanecerem em vos,  portanto antes de ter4mos este direito devemos guardar a palavra de Deus, deste modo então podemos pedir a Deus e Ele certeza nos atenderá, conforme a sua reta e justa vontade.

Conclusão
A vida, o estarmos existindo sobre esta terra é um presente de Deus, mas a nova “vida” em Cristo é o mais sublime bem que Deus tem nos concedido, portanto lembremo-nos que um dia daremos conta a Deus, do que fizemos com essa vida que ele nos deu.


Colaboração para Portal Escola Dominical - Prof. Jair César S. Oliveira
Fonte:PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário