sábado, 26 de julho de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 04 - MAS EU NASCI ASSIM... (ADOLESCENTES)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1- Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2- Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4 – Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefonema ou rede sociais.
5- É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Para o desenvolvimento da lição apresentamos as seguintes sugestões:
- Iniciem o estudo da lição, mostrando que há 04 tipos de temperamentos: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. É importante que você coloque os nomes dos quatros temperamento de forma destacada.
- Em seguida, leiam a seguinte história:
“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por último o fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”. (autoria desconhecida).
Falem: Aqui neste pequeno texto, há características dos 04 tipos de temperamentos. Em qual deles você se encaixa? Qual o seu temperamento?
Sugiro que você dê aos seus alunos a oportunidade de descobrir qual o seu tipo de temperamento predominante. Para isso você pode baixar o material que disponibilizamos aqui. ↓BAIXAR
Faça cópias do material baixado mostrando os pontos positivos e negativos de cada temperamento e distribua para os seus alunos
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Caixinha da boa convivência”.

Desejamos que esta aula traga grandes frutos para vida de seus alunos!

Dinâmica: Caixinha da boa convivência
Objetivo:

Desenvolver o bom relacionamento entre os adolescentes e despertar a reflexão de que apesar de sermos diferentes, podemos contribuir para uma boa convivência em família, na igreja e na sociedade...
Materiais:
Uma caixa pequena, recortes de papel onde estará escrito palavras que norteiam uma boa convivência e Som portátil para a execução da música de fundo.
Procedimento:
Numa caixa pequena estarão algumas palavras em recortes de papel que representam ações as quais irão nortear a boa convivência entre os envolvidos (Amor, compreensão, perdão, respeito, domínio próprio, paz, mansidão, amizade, afeto, simplicidade, tolerância, calma, comunhão, etc).
Em círculo, o professor irá entregar a caixa contendo essas palavras aos alunos, onde os mesmos estarão sentados e ao som de um hino, passarão essa mesma caixa de mão em mão até que o som seja cortado e pare na mão de um aluno, o mesmo irá se apresentar falando seu nome, depois tirando o recorte de dentro da caixa, irá argumentar alguma coisa relacionada com a palavra que o mesmo escolheu, o professor se quiser, fará algumas colocações e prosseguirá com a dinâmica até que todos tenham escolhido o papel com a palavra que estará dentro da caixa.
- Depois que todos lerem as palavras da boa convivência pergunte aos seus alunos se apesar de sermos diferentes, poderemos aplicar em nossas vidas as qualidades que foram apresentadas.
Aguardem as respostas. Ouça atentamente cada uma delas. 
Agora pergunte: O que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
Destaque que essas qualidades devem ser vividas por todos os cristãos, pois é mandamento bíblico e não depende de temperamento, portanto, quando evidenciamos essas qualidades em nossas vidas a consequência será termos bons relacionamentos em nossa convivência família e em sociedade.

Autor: Rogildo de Oliveira
Adaptação da dinâmica: Escriba Digital


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/07/dinamica-da-licao-04-mas-eu-nasci-assim.html#ixzz38ZeVDMTS

0 comentários:

Postar um comentário