sexta-feira, 18 de julho de 2014

DINÂMICA - LIÇÃO 03 - O CUIDADE DE DEUS POR MIM! (PRÉ-ADOLESCENTES)

,
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: A lição de hoje tem como tema os direitos dos adolescentes quanto ao atendimento a saúde.
- Iniciem o estudo do tema através da dinâmica “Por falar em Saúde...”
- Após a aplicação da dinâmica, vocês devem trabalhar o conteúdo da lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Neste momento, falem sobre o conceito de saúde de acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde): "Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
Não deixem de falar sobre o que está contido no ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente) sobre os direitos à vida e à saúde. Reflitam com os alunos se estes direitos têm sido negados.
Vejam na Indicação de Leitura(postada abaixo), parte da lei no. 8.069, de 13 de julho de 1990 sobre o direito à saúde, tema em estudo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Por falar em saúde...
Objetivos:
Iniciar o estudo sobre o cuidado com a saúde do adolescente.
Material:
04 cartolinas(uma de cada cor)
04 pincéis atômicos
01 mesa grande ou 04 pequenas
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Coloquem sobre uma mesa as 04 cartolinas, cada uma com uma pergunta.
Cartolina 01: Quais doenças que você já teve?
Cartolina 02: Quando você estava ou está doente, quais foram os cuidados que seus pais tiveram com você?
Cartolina 03: Os seus pais têm dificuldade para marcar consultas e exames no serviço público de saúde?
Cartolina 04: A sua família tem plano de saúde?
- Coloquem sobre cada cartolina 01 pincel atômico.
- Falem para os alunos que sobre as mesas há cartolinas com 04 perguntas diferentes. Eles deverão responder individualmente a cada uma delas e não precisa se identificar, colocando o nome.
- Peçam para que o primeiro aluno comece a responder, quando ele tiver na 2ª pergunta, peçam para que outro aluno comece a responder pela primeira pergunta, quando ele estiver na 2ª pergunta, o próximo aluno começa... Isto deve acontecer até que todos tenham respondido.
- Depois, coloquem as cartolinas em local visível.
- A partir das respostas, comecem a trabalhar o conteúdo da lição.

Por Sulamita Macedo.
Fonte: Blog Atitude de Aprendiz


Fonte: http://euvoupraebd.blogspot.com/2014/07/dinamica-da-licao-03-o-cuidado-de-deus.html#ixzz37pcPCl7T

0 comentários:

Postar um comentário