sexta-feira, 26 de julho de 2013

LIÇÃO 4 - O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

TEXTO BÍBLICO  Jo 15.1,2,5; Gl 5.22-25


ENFOQUE BIBLICO
“Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl 5.22.



OBJETIVOS
Descrever as principais características do Espírito.
Explicar a importância e a necessidade do Fruto do Espírito na vida do Cristão.
Contrastar as obras da carne com o Fruto do Espírito


INTRODUÇÃO
O fruto do Espírito é uma manifestação da natureza de Cristo, e é através do fruto que as virtudes divinas se manifesta na vida do crente. A produção de fruto leva a uma vida santificada diante de Deus, uma entrega total ao Senhor. Ser cheio do Espírito Santo é diferente de ser batizado com o Espírito Santo. Ser cheio faz produzir o fruto, que leva a pratica de boas obras, enquanto que o batismo é um revestimento de poder. 


AS CARACTERISTICAS DO ESPÍRITO
As características do Espírito são de natureza divina, ele é eterno, ou seja, não tem inicio e nem fim. Como já o falamos é antes do começo e é depois do fim, ele não tem qualquer tipo de limitação, não está sujeito a nem um tipo de lei que rege o firmamento.

Suas características são discriminadas em varias passagens da Bíblia, o salmista Davi, rei em Israel, declarou a sua Onipresença (Sl 139.7-10), mostrando a impossibilidade de fugir de diante dele, não há um lugar sequer no espaço em que sua presença não esteja.

Além de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ele é ciente de todos os acontecimentos (1Co 2.11). Todos nós conhecemos nossos segredos, devido ao espírito que está em nós, assim é o Espírito Santo, ele conhece os desígnios de Deus, por estar em Deus. Ele sabe de todos os pensamentos de Deus, conhece a vontade de Deus, portanto ele nos capacita a orar de acordo com a vontade de Deus (Rm 8.26,27). Ele não só nos ensina a orar como também intercede diante de Deus por nós.

Outra característica é a sua Onipotência, que o leva ser o Todo-Poderoso, capacidade de realizar tudo quanto Deus quiser, não há limites em suas realizações (Lc 1.35; At 1.8). Quando afirmamos que Deus não faz aquilo que contraria a sua natureza, não significa que ele esteja limitado em algumas circunstancias. Ele é absoluto e livre de qualquer impedimento.

O Espírito santo é Deus e faz parte da Santíssima Trindade, são três pessoas que se apresenta como sendo apenas “um” (1Jo 5.7).  E a Bíblia diz que há: “um só Espírito” (Ef 4.4); “um só Senhor” (Ef 4.5); e “um só Deus e Pai de todos” (Ef 4.6). O Espírito Santo é o representante da Trindade e ao mesmo tempo o agente, pois não há com negar a sua operação na igreja e no mundo de modo geral (Rm 8.9; Mt 10.20; 1Pe 1.11; At 16.7; Jo 14.18).

É o Espírito Santo quem ensina e faz lembrar (Jo 14.26), é ele quem penetra todas as coisas, nada poderá ficar escondido, sem que ele não saiba (1 Co 2.10). É ele quem testifica (Rm 8.16), Ele diz as igrejas (Ap 2.7; At 13.2), é ele quem envia os missionários e os guia (At 13.4; Rm 8.14).

LEMBRE-SE! QUANDO  FIZERMOS ALGO ESCONDIDO, O ESPÍRITO SANTO ESTÁ CIENTE DE TUDO, PODEREMOS ESQUECER ALGUNS DETALHES, MAS ELE NÃO. POIS SUA CAPACIDADE DE SABER DE CONHECER TODAS AS COISAS E O SEU PODER ILIMITADO O LEVA A CUIDAR DE NÓS PARA NÃO PARA QUE NÃO PECASSEMOS.


A IMPORTANCIA E A NECESSIDADE DO FRUTO DO ESPÍRITO NA VIDA DO CRISTÃO.

A TRIPLICE RELAÇÃO DO FRUTO DO ESPÍRITO
Gl 5.22,23

1 – RELAÇÃO ENTRE DEUS E O HOMEM
a) O Amor – A maior das virtudes do fruto do Espírito, não é o amor baseado em sentimentos e afetos humanos é o amor que vem de Deus – Sem limites

1Jo 4.8 – “aquele que não ama” – não se trata do amor entre marido e mulher, entre pai e filhos ou fraternal – È o amor de Deus.

Mt 5.44 – “Amai a vossos inimigos” – A capacidade divina para amar, no natural isto é impossível.

Mt 18.21,22 – Quantas vezes devem perdoar a seu meu irmão? Qual a sua capacidade de perdão? Quando não perdoamos ficamos mal com Deus, não com o outro.

1Jo 4.7 – “Porque o amor é de Deus” – Só tem capacidade de viver este amor os nascidos de Deus.

1Co 13.1,2 – É possível possuir os dons espirituais e não ter o amor divino? Sim! Porem os dons não terá efeitos.

b) O Gozo – É uma alegria que não tem origem no natural; é alegria quando tudo é favorável ou contrario.

Jo 15.11 – “para que a minha alegria esteja em vós”

Fp 3.1 – “regozijai-vos no Senhor” – qual a diferença entre regozijar com o Senhor e no Senhor? No Senhor significa sentir o mesmo, pela razão de estarmos ligados nele.

Fp 4.4; 1Ts 5.16 – Não há limites para nos alegrarmos no Senhor.


c) A Paz – O mundo não possui e nem a conhece é a anelada pelo coração do homem, mas só é possível obtida em Jesus Cristo. A paz do Espírito vem de uma total independência das coisas materiais.

Is 9.6 – “Príncipe da paz”

Jo 14.27 – “a minha paz vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá”

2 – RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E SEU PRÓXIMO
a) A Longanimidade – Animo ou disposição, ter paciência e suportar a falta de cortesia, não devolver a ofensa na mesma moeda.

Tg 1.19 – “todo homem seja pronto para ouvir e tardio para falar” – saber suportar a falta de cortesia.
Pv 25.15 – “Pela paciência se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos”

Cl 3.12 – “revesti-vos de...” – revestir é por algo por cima daquilo que já está vestido.

b) A Benignidade – Pessoa que vai alem da tolerância de não desejar o mal aos outros, é o que vai à frente preparando o caminho para o próximo (independente de quem seja).

2 Co 6.6 – pessoa pura que não finge.

Sl 36.3 – Uma pessoa com estas qualidades não é benigna.

Sl 112.5 – pessoa que vive na pratica da retidão

c) A Bondade – É a capacidade de se identificar com as pessoas em suas alegrias e tristezas é a expressão máxima do amor cristão, é o amor em ação.

Rm 12.5 – Pessoas capazes de viver em harmonia na igreja ou na sociedade em geral.

Gl 6.10 – Fazer o bem é coisa que não temos muitas oportunidades e por vezes elas passam. Principalmente aos irmãos.

Tg 1.9,10 – caso o pobre venha melhorar de vida, fique contente e ao rico caso venha perder parte de sua riqueza entenda que isto é insignificante, somos passageiros.

Tg 2.14 -16 – A fé sem as obras é morta, como podemos dizer que somos salvos e não olhar para as necessidades de nossos irmãos?

3 – RELAÇÃO INTRAPESSOAL (DIALOGO INTERIOR)
É quando eu procuro resolver o meu problema comigo mesmo (Sl 116.11-14; Lc 15.17-19)

a) A Fé ou Fidelidade – No sentido de lealdade, procede de Deus e torna o cristão capaz de manter-se fiel ao Senhor em qualquer circunstancias.

Pv 20.6 – É procurado

AP 2.10 – A fidelidade não é apenas nas horas de felicidades, nas lutas e nas dificuldades a fidelidade deve ser demonstrada.

Mt 6.12 – Fé para perdoar os nossos devedores – “Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos os que nos ofenderam” (BLH). Somos perdoados nesta medida.

Lc 18.11 – o orgulho distancia da fidelidade

Mt 24.13 – o valor da fidelidade esta em ir até o fim.

Tg 1.12 – Essa essência do fruto capacita o homem para suportar as provações por mais absurdas que sejam.

b) A Mansidão – É a qualidade que se opõe a orgulho, mansidão e amor caminham juntos. Não confunda com frouxidão, mansidão é uma serenidade interior em qualquer situação.

Tt 3.2 – sereno, cordato dentro de si, não apenas para agradar

Ec 10.14 – exemplo de perturbado, falta de serenidade, a falta de mansidão pode levar uma pessoa a loucura.

Is 26.6 – exemplo de desespero

Ef 4.30,31 – a falta de serenidade entristece o Espírito Santo

2 Tm 2.24,25 – os mansos nem sequer conhece estes adjetivos


c) A Temperança ou Domínio Próprio – uma virtude que refreia a sensualidade; e não deixa perder o equilíbrio. As explosões súbitas são provenientes da falta dessa essência do fruto.

Ef 4.26 – “irai-vos e não pequeis”

Pv 16.32 – quem consegue governar o seu espírito é mais sábio do que quem consegue conquistar uma cidade.

At 24.25 – Um tema que apavora

Pv 25.28 – a falta de temperança é como uma cidade sem segurança

O fruto do Espírito demonstra sua essência nessas três esferas de nossas vidas. Na primeira não existe falhas, pois é Deus demonstrando seu amor, a sua alegria e paz, quando damos lugar ao Espírito, na segunda já é mais difícil depende de nós termos ânimo, tolerância e capacidade de ajudar o nosso próximo. É difícil porque às vezes é uma pessoa que causa danos e na terceira é quando eu demonstro que sou fiel, manso e consigo me dominar.

O fruto do Espírito santo em Jesus, o torna o maior exemplo para nós, uma vez que na vida dele o fruto é a expressão máxima. Ele amor, é a alegria de nós os cristãos, é a verdadeira paz, é ele quem nos ensina a paciência, a benignidade, nos ensina a ser fiéis. Não se conhece outro que possa ensinar a mansidão como ele que em tudo demonstrou ter domínio próprio.


AS OBRAS DA CARNE EM CONTRASTE COM O FRUTO DO ESPÍRITO

PECADOS RELACIONADOS COM O CORPO
 - Prostituição – o grego traduz por “pornéia” qualquer tipo de relação ilícita, como adultérios, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relação sexual com animais (zoofilia). (Lv 18.3-18,20,22,23,24). Os primeiros habitantes de Canaã perderam a terra devido aos pecados sexuais (Lv 18.25).
“Porne” – vender o corpo para uso sexual, prostituir a fim de ganhar algum dinheiro, ou por luxuria ( esse pecado esta sendo averiguado na câmara para ser regulamentado como profissão). Enquanto que as atrizes e os atores pornôs já ganham status. Qualquer tipo de nudez é abominação ao Senhor.

 - Impureza – “akatharsia” pode ser física ou moral, proveniente de desejos sexuais, pessoas que vivem na luxuria, vida devassa. Algo que não foi purificado em uma cerimônia, aquilo que se devem privar-se de acordo com a lei Levítica, pensamentos e vidas impuras. 

- Lascívia – “aselgia” a idéia de algo desenfreado como, a, luxuria, é o processo de libertinagem, pessoas de caráter ultrajante, impudica, insolente. É a ousadia contra a lei, um tipo de capricho corrupto. Pessoas que gastam de modo extravagante pela satisfação dos desejos sensuais, para um viver dissoluto, pessoas incapazes de se conter sexualmente. 
(1Co 6.18) a imoralidade sexual satisfaz o corpo físico de modo incomparável. No vers. 12, a congregação de Corinto, buscava o direito de fazer tudo o que queria. Paulo contrapõe mostrando que este tipo de liberdade não é bom para o cristão. O cristão não deve deixar que nada o domine, a pessoa pode ficar escrava daquilo que participa “livremente” (At 24.25) – Felix teve medo, ao ouvir falar de justiça e domínio próprio, mas a ambição a cobiça e a concupiscência não o deixavam mudar de pensamento. Não podemos fazer o que queremos com o nosso corpo, ele é o templo do Espírito Santo. Portanto um corpo que esteja a serviço de Afrodite, deusa do amor e do sexo não pode em hipótese alguma agradar ao Senhor. (1Co 7.2) “por causa da imoralidade” o templo de Afrodite tinha mil sacerdotisas prostitutas prestando serviços.


PECADOS RELACIONADOS COM O ESPÍRITO
 - Idolatria – “eidololatreia” tipos de sacrifícios para honrar falsos deuses, cobiça vícios provenientes da idolatria e peculiares a ela. “eidelon” – imagem ou réplica, qualquer coisa que represente um objeto, pode ser real ou imaginário. A busca de espíritos de mortos, aparições, fantasmas etc. Vem da palavra “eidos”  que significa aparência externa ou exterior, forma.
A idolatria leva a obstinação – (obstinar é: persistir, intransigir, em uma intenção atitude ou idéia) -    (1Sm 15.23)
A idolatria leva a perda de posição (1Sm 13.14)
Pode ser induzido, impelido e leva a prevaricação (2Cr 21.11)
Induzir – levar a agir ou pensar de determinada forma. Provocar ou favorecer a ocorrência – fazer surgir na mente, no espírito, incutir.
Impelir – fazer andar, empurrar, impulsionar, estimular, obrigar, coagir.
Prevaricar – adulterar, proceder de maneira incorreta, deixar de cumprir com o dever. Faltar por interesse ou má fé, aos deveres do cargo.
Exterminar – destruir eliminadno totalmente, suprimir, eliminar, extirpar, expulsar dos limites – banir, desterrar.
Será extirpado (Lv 20.5; 1Cr 21.13)

 - Feitiçaria – “pharmakeia” – uso ou administração de drogas, envenenamento, artes mágicas. Pessoas que usam a magia, feiticeiros.
Quando Deus estabeleceu Saul com rei em Israel fundamentou e impôs  algumas condições sobre ele. A imposição era temer, servir e obediência total a Deus (1Sm 12.14), a quebra destes princípios era uma violação e um pecado diante de Deus, uma rebeldia. A feitiçaria constituía um pecado gravíssimo diante de Deus (Lv 19.26; Dt 18.10. 11, 12)

PECADOS SOCIAIS
 - Inimizades – “echthra” vem de “echetho” que significa odiar, detestar, hostilizar. Tornar algo detestável, se opor, fazer ou determinar um inimigo.

 - Porfias – “eris” armar contenda, disputar em discussão.

 - Emulações – “zelos” – excitação na mente, zelo punitivo, rivalidade contenciosa, ciúmes. Vem da palavra “zeo” que significa ferver, ser quente, ter muita raiva, se exceder. Algo que espuma, algo que está em volta, tipo de cerca.

 - Iras – “thumos” paixão, raiva, fúria, algo que ferve de forma imediata e logo se acalma. Vem da palavra “thuo” que significa sacrificar, uma pessoa incapaz de parar em sua inquietação.

 - Pelejas – “eritheia” partidarismo, sectarismo, uma perseguição egoísta do oficio político. Pessoas cheias de amor próprio, faccioso e astucioso. Fala de modo incitante, provocante, sempre sujeito a contenda.

 - Dissensões – “dichostasia” dissensão, divisão. Vem da palavra “stasis” que é uma posição, um estado, significa ainda insurreição, briga. Uma pessoa de mente firme naquilo que faz, mesmo que seja negativo.

 - Heresias – “hairesis” dissensões originadas da diversidade de opiniões e objetivos. Tomar para si, preferir, escolher.

 - Invejas – “phthonos” movido  ou motivado por inveja

 - Homicídios -

 - Bebedices – “methe” intoxicação, embriaguez, festejos com bebida fortes, que resulta em: orgia, baderna, farra, náusea e desconforto.

 - Glutonarias – “komos” orgia, farra, pessoas bêbadas que participavam de uma procissão noturna após o jantar em honra a Baco. Faziam serenatas em frente a casas de amigos.
 - E coisas semelhantes

Todos nós temos ainda a natureza pecaminosa, estes pecados relacionados e outros fazem parte da carne. É uma constante guerra, a carne quer viver nas orgias, nas pelejas, nas bebedices e etc., enquanto que o espírito quer as coisas do Espírito. Agora estejamos cientes de uma coisa, a parte que tratarmos melhor será a mais forte. Se dermos mais alimentos a carne, seremos carnais, vendidos ao pecado, mas se alimentarmos mais a nossa vida espiritual seremos fortes espiritualmente e capaz de vencer a todas as obras infrutuosas da carne (Gl 5.16).

CONCLUSÃO
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).


OBRAS CONSULTADAS
PEARLMAN, Myer – Conhecendo as doutrinas da Bíblia – Editora Vida, 15ª impressão, 1990.
JR, Floyd C. Woodworth, Fundamentos da Verdade, ICP, 1988
BERGSTÈN Eurico – Teologia Sistemática, CPAD, 1984 – 3ª Edição
STRONG,S – Concordance with Hebrew and Greek Lexicon


Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues
Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário