sexta-feira, 8 de março de 2013

LIÇÃO 10 - MORALIDADE O QUE É ISSO?

TEXTO BÍBLICO (Mt 5.13-16)

ENFOQUE BÍBLICO
“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” (Mt 5.14)

OBJETIVOS
Convencer os alunos da necessidade de valorizarem a moral e a ética, nesses dias de tanta corrupção, depravação e desonestidade, a fim de que resplandeçam como astros (Fp 2.15)
Enfatizar que o salvo deve influenciar a sociedade, e não o inverso.
Mostrar como o jovem crente pode se preservar da imoralidade em meio a tantos exemplos negativos.

INTRODUÇÃO
Para o governo a ética é a lei
Para o filosofo, é um conceito
Para a religião, é a moralidade
Mas para Deus, ética é a obediência.
A MORAL E A ÉTICA
“Por moral entendemos um conjunto de normas e regras, cujo objetivo é regular as relações dos indivíduos numa comunidade social dada, o seu significado, função ou validade, historicamente ela varia nas diferentes sociedades.”[1]
Segundo Vazquez, a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É a ciência que especifica o comportamento humano. Etimologicamente há duas formas de grafar ética, uma é (éthos) significa costume e a outra é (êthos) que significa caráter, índole natural, temperamento do individuo. Neste prisma a moral seria o conjunto das normas da sociedade enquanto a ética seria uma referencia a vícios s virtudes do individuo, a consciência moral (Chauí, 2000, p.166)

A ética atua como espírito critico da moralidade, consiste na analise sistemática da natureza da vida moral humana. Ela inclui padrões do certo e errado pelos quais sua conduta possa ser dirigida (Gn 2.16,17; 3.5; 1Tm 3.1-6). Chamamos de ética aquilo em que o homem se ocupa e as escolhas morais práticas, aquilo que escolhe (Gn 3.6; Js 24.15; Nm 27.18-23).  A liberdade moral significa a capacidade de autodeterminação no sentido de que o homem é livre para escolher os fins, os alvos e os valores que ele quer buscar é livre para aceitar ou rejeitar as exigências do dever (2Tm 3.1-7; Tt 1.2; 2Pe 1.6)[2]

A ética evoca a liberdade com responsabilidade, ela se preocupa com todos os atos livres do homem. Ela também se interessa por todas as decisões e as avaliações (Jn 1.1-3). Ela se ocupa, por exemplo, com os julgamentos estéticos que o homem faz, na medida em que estes envolvem em decisões e respeito do uso do tempo e energia.
 A moral é inevitável enquanto o homem permanece homem, não apenas no individual enquanto em atividades como se relacionando com os diversos grupos da sociedade. A discussão da ética tradicional gira em torno de dois conceitos, bem distinto um do outro, o bem e o mal.
  • O conceito do bem, neste conceito esta bem envolvente a idéia dos bens ou fins que se almeja (1Tm 3.1) – aqui a vida é observada pela obediência
  • O conceito do mal, ele aparece como a satisfação dos desejos, sempre perguntando: qual é o meu dever? O apostolo Paulo nos dá uma lição, ele não encarava missões, por exemplo, como obrigação, como uma divida, mas como obrigação (Rm 1.14-17). Não há em Paulo, nem um apelo às emoções, mas ela apela à consciência da igreja a obrigação imposta (1Co 9.16,17).

A ética é a disciplina normativa e preocupa-se com os alvos a serem buscados pelos homens e quais são as suas motivações (Gn 14.21-24). A uma história, cujo autor é desconhecido por mim.  – Perguntaram a um homem:  - o senhor mente? – ele respondeu: NÃO.
- E se eu lhe desse 10 dolares? – insistiram
- Absolutamente não! – respondeu.
- E por 25 dolares?
- Definitivamente não!
- E que tal 100 dolares?
- Bem ... ai talvez ...
Quanto você custa? Conhecer a Bíblia toda, não significa estar livre de cair em tentação (Tg 4.17).


O VALOR DA INFLUENCIA PESSOAL
Influencia é o ato de influir exercer poder sobre outra pessoa, prestigio aquele que influi. Uma pessoa pode ser influenciada com mensagens positivas ou negativas, depende de quem ouve ou com quem anda. [3]
a) Influências negativas:
- a serpente influenciou Eva (Gn 3.6)
1) Concupiscência da carne – a natureza humana é fraca, não resiste ao apelo de que “isto é tão bom!” – a pessoa é induzida a desejar algo.
2) Concupiscência dos olhos  (Pv. 27.20) – é a parte que nunca se satisfaz não resiste ao apelo “isto é tão bonito!”
3) A soberba da vida (Jô 2.15-17) – é a parte que quer experimentar não resiste ao apelo “ah! Se eu tivesse; ah! Se eu fosse”

Satanás através de suas astucias procurou mostrar a mulher o quanto ela ficaria importante ao comer ela seria como Deus. A mulher deixou de olhar para todas as demais arvores e a levou a olhar apenas para uma. Exatamente a que não podia chegar perto, tocar e muito menos comer de seu fruto. Mas influenciada ela não resistiu.
Quantos têm sido influenciados ao mal, por pregadores, profetas, pessoas usadas para o mal. De repente , já, não pode mais sair de determinadas situações, o rei Roboão, foi influenciado pelos seus amigos a ser mal para o povo, o resultado foi desastroso. A maldade hoje espalhada pelo mundo tem levado milhões de jovens para o mundo da droga, da prostituição, do crime e etc..
As novelas, os reality shows, como o Big Brother, levam centenas de adolescentes a prostituição. As jovens que passam por estas casas têm depois seus corpos expostos nas revistas masculinas, incentivando assim que outras jovens sigam os seus caminhos. Há uma sensação de fama, riquezas e isto influenciam para o mal.
b) Influencias positiva.
Cabe ao jovem crente influenciar a este mundo (2Tm 2.1,2), não podemos ficar esperando que este mundo corrompido apresente nada de digno. O crente tem a missão de ser o sal da terra e a luz do mundo, ser testemunha de Cristo na terra. Representar a Cristo é influenciar de modo positivo na escola, na empresa e até mesmo na igreja.
Os exemplos bíblicos como Abraão, Jose, Neemias, Daniel e seus amigos, os Apóstolos, os pais da Igreja e outros homens dos quais o mundo não era digno (Hb 11.38). que tipo de influencia você exerce?


É POSSIVEL SER MORALMENTE CORRETO NOS DIAS DE HOJE?
Bem hoje falar que é honesto é ser o pior é ser bobo, ser atrasado e etc., qual deve ser o nosso procedimento? Somos passageiros por aqui, quando muito o homem dura por aqui cerca de 80 anos. Alguns chegam aos 90 ou até mais, a maneira em que vivermos aqui é que determinará o nosso futuro e principalmente a eternidade. Há dois Salmos na Bíblia, um escrito por Moises (Sl 90) e o outro por Davi (Sl 39), em que eles não estão apenas preocupados com a vida, mas sim o como viver esta vida. [4]

Davi está impressionado com o tempo de vida e com a brevidade dela. E vê a necessidade de administrar esse pouco tempo com sabedoria, mas descobre que é mais fácil fazer do que fazer. Então toma algumas decisões importantes:
1)      Guardar os seus caminhos – Sl 39.1 – procurar saber por onde ele ia andar como ele ia andar e o que ele ia fazer.
2)      Procurar não delinqüir com a língua – procurar vigiar no que ia falar aonde falar – há um dizer: “O homem é dono da palavra guardada e escravo da palavra falada”

Quanto a Moises reconhece que os dias são difíceis e cheios de sofrimentos (Sl 90). A vida só tem sentido quando ela é livre da imoralidade, os exemplos negativos são tantos. Até mesmo dentro da igreja é possível ter alguns que fingem ser salvos e são exemplos negativos. É uma pena, em uma igreja que conheci havia um diácono que levava a mocidade a erros, houve momentos de alguns jovens cometerem graves pecados com o consentimento daquele “obreiro”. Alguns daqueles jovens se encontram desviados até hoje.

É possível ser moralmente correto nos dias de hoje? Desde que o pecado entrou na natureza humana, nunca foi fácil, mas não é impossível. Daniel e seus amigos podiam simplesmente agir como um jovem qualquer, mas fizeram exatamente o contrario. Não é porque as maiorias tomam determinadas posições que podemos concordar, nós não temos compromisso com o mundo, nosso compromisso é com Deus. Deus não tem compromisso com a maioria, tem compromisso com o crente fiel.
Deus te colocou neste mundo como sal da terra, luz do mundo, você é o bom cheiro de Cristo, para viver uma vida moralmente perfeita na presença de Deus. É possível sim!

CONCLUSÃO
O sal é relevante assim como a luz, podem ser notada pelos efeitos que exercem. Se o sal for insípido, perderá totalmente o seu valor se a luz estiver apagada ou escondida, nenhum beneficio trará ao ambiente. Portanto o cristão é conhecido pelo seu exemplo, suas atitudes que falam mais alto que as palavras, a falta de lisura e nitidez em nossas ações leva-nos a perda da credibilidade naquilo que pregamos. (RENOVATO, Elinaldo – 3º Trim.  2002)


OBRAS CONSULTADAS
  • Wikipédia

Colaboração para Portal Escola Dominical  – Pr. Jair Rodrigues

Fonte: PortalEBD

0 comentários:

Postar um comentário